Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

2.4.2 O Comportamento e o Riso – cont.(2)


2.4.2 O Comportamento e o Riso – cont.(2)

Crica
Comportamentos bizarros criam situações de tensão em uma comunidade, que libera seu  sentimento de desaprovação e ira contra indivíduos que apresentam tais tipos de comportamentos.  Criadores de casos, os populares “cricas” em geral são  alvos dessa desaprovação e ira e por isto, seu comportamento também é considerado  burlesco.

 Códigos de Comportamento

 Códigos de comportamento produzem bons e maus comportamentos e associam  pessoas semelhantes no caráter e tipo de comportamento. Um desses códigos chegou a se tornar Lei - a Lei de Gerson, que pregava que todo mundo devia  “Levar vantagem em tudo”, gerando comportamentos cômicos (por exemplo, político no palanque abrindo sua frente na base de cotoveladas para poder aparecer na foto) ou comportamentos nefandos (o mesmo político, trocando sua nota miúda por nota graúda na sacola de óbolos da igreja).

 Rimos de pessoas bem intencionadas quando fazem apologia de certos códigos  de comportamento que as seduzem pelo enunciado. Certo político (novamente um político) tinha cabos eleitorais que pediam votos dizendo que “ele rouba, mas faz”, Conheci vários desses cabos eleitorais, honestos, das mais diferentes profissões e que certamente não tinham compromisso (o chamado “rabo preso”) com esse político. Apenas acreditavam que “ele faz” (obras). Sim, ele abria contas polpudas em bancos no exterior, com dinheiro desviado das obras públicas super faturadas em seu governo. No caso, os discursos tanto do lado do político corrupto como do cabo eleitoral são muito cômicos  principalmente quando esse político vai parar na prisão (isto já aconteceu no Brasil) e o cabo eleitoral tenta justificar o injustificável. (j_nagado – 23.02.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário