Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

2.4.1 REVENDO COMPORTAMENTOS – g) Consciência coletiva



g) Consciência coletiva – socialização


Émile Durkhein (1858 – 1917) - sociólogo francês
Considerado um dos pais da sociologia moderna, principalmente pelo reconhecimento da existência de uma "Consciência Coletiva", constituída durante a nossa socialização e composta pelo conteúdo de nossas mentes cuja função é nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar.
Durkhein considera que o homem só se tornou Humano porque foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste, caso contrário seria apenas um animal selvagem; é a sociologia  vista na forma dos fatos sociais  e da socialização do indivíduo.
Durkhein em seu  livro O Suicídio (1897) tratando desse fenômeno dentro da dimensão social dos comportamentos humanos, credita esse gesto como resultado do esgarçamento da rede de solidariedade social. Na Escola Superior da França, foi contemporâneo de Henry Bergson,  o autor de Riso , no qual o riso é considerado como uma reação inconsciente para manter a saúde do tecido social, sancionando os desvios de comportamento.  
Bérgson (e o Riso) será citado mais adiante no item 3 – Estrutura, que trata de um modelo para  geração de estilos no Burlesco. .  (j_nagado. 09.02.12) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário