Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

2.4.1 REVENDO COMPORTAMENTOS –cont. (f) inconsciente




Freud – dissidência com Jung e Adler

O apogeu da Psicanálise nos anos 1950 e 1960, encontrou diversas dissidências da matriz freudiana, principalmente com Carl Gustav Jung (1875 - 1961), psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia Junguiana e com Alfred Adler (1873 – 1937), psicólogo e psiquiatra, ambos  discípulos de Freud que participavam da expansão da psicanálise no começo do século XX. C. G. Jung, foi, inclusive o primeiro presidente do Instituto Internacional de Psicanálise (IPA), antes de sua renúncia ao cargo e de seguidor das idéias de Freud. 
Jung interpreta a libido como energia  não apenas sexual, rejeitando assim a teoria da (repressão) origem sexual das neuroses de Freud. Em sua perspectiva mais ampla, o inconsciente coletivo – os famosos arquétipos –, articulando-se com o consciente e o inconsciente individual, estruturam a personalidade  do indivíduo.
Alfred Adler, igualmente dissidente da matriz freudiana, focando na sociabilidade do indivíduo, encontrou nos complexos de inferioridade, denotados por atos na maioria das vezes de  natureza inconsciente, de que todos padecemos, causados por situações de inferioridade física ou mental, a causa direta do desenvolvimento da personalidade numa determinada direção, tendo em consideração um processo de compensação mais ou menos complexo envolvendo o
desejo de poder e de dominação.
Jung e Adler foram incidentalmente citados aqui para créditos futuros de suas definições ou teorias no texto do Burlesco. (j_nagado - 08.02.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário