Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

2.4.1 REVENDO COMPORTAMENTOS – cont. (f) inconsciente


 (f) inconsciente  

Sigmundo Freud (1856 – 1939) - psiquiatra
Tratando-se  do inconsciente juntamos as descobertas do médico austríaco Josef Breuer (1842-1925), omitido na referência bibliográfica mencionada no início deste capítulo, utilizadas no método terapêutico empregado por Freud. Além de fundamentos médicos de Breuer, como doutrina, a literatura psiquiátrica informa que Freud  aplicou muitos fundamentos filosóficos do pensamento de Platão (427-347 a.C),  e do filosofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860).
Eivado de termos técnicos do campo da psiquiatria muitos já sobejamente conhecidos e explorados pelo humor (de Wood Allen, por exemplo), o texto do Burlesco levará o leitor  a fazer associações com cenas ou situações engraçadas, vistas na vida real, em filmes, quadrinhos, piadas, etc. ou simplesmente imaginadas.
O legado deixado por Freud subsidia o conhecimento de muitos padrões psicológicos, analisados sob a luz de seus métodos, que buscam no inconsciente dos seres humanos, as respostas e soluções para comportamentos revelados nos meandros de suas neuroses e distúrbios psíquicos. Segundo Freud, esses impulsos determinam nossos pensamentos, ações e até mesmo   sonhos, via de regra irracionais, mascarando de várias maneiras necessidades básicas, mas inconscientes do ser humano, como por exemplo, os desejos sexuais reprimidos  desde a infância.
A partir da incorporação desses conhecimentos pela Psicanálise um número grande de conceitos subordinados novos, como os de atos (falhos) sintomáticos, sublimação, perversão, tipos de personalidade, recalque, transferência, narcisismo, projeção, introjeção,  etc, foram introduzidos ao jargão psiquiátrico, transmudando a psicanálise em um modo novo de associar condições psíquicas  a estados de infelicidade  ou de  comportamentos anti-sociais, e originou o tratamento clínico psicológico e psiquiátrico moderno.
As explicações da teoria de Freud referentes ao inconsciente, desde sempre  exploradas para fazer rir poderão ser vistas no texto do Burlesco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário