h)Cultura
Franz Boas –
(1858 – 1942) – Prússia (atual Alemanha) - sociologia-antropologia
Nascido em família
judia, entrou para a universidade como estudante de física. em 1877, porém mais
tarde tornou-se geógrafo, até finalmente decidir-se pela etnografia,
onde embora tenha feito estudos de craniologia não se dedicou a antropologia física e sim a antropologia cultural (abordagem
de questões folcloristas).
A escola
boasiana postulava uma etnologia baseada na história dos povos, citada frequentemente
como "particularismo histórico". Aqui, uma critica a Boas, a ironia desse
“particularismo”, que aviltava sua possibilidade de
teorização sobre a humanidade e a cultura como um todo.
Mesmo condenado
dessa forma, seu legado seria mais justo
com a denominação de "historicismo cultural", através do qual a história
deveria mostrar-se isenta de pré-noções e pré-conceitos. E para isso, seria necessário conhecer a
história dos povos a partir dos informantes das respectivas histórias particulares do passado daquela cultura. Queria uma história baseada nos fatos
e era contra as grandes teorias históricas.
Boas criticou os determinismos biológicos e geográficos, além da crença no
evolucionismo cultural. Foi contemporâneo de Emile Durkhein, para quem “a
cultura modela a natureza humana e não o contrário”.
Margaret Mead e
Ruth Benedict alunas de Boas, expoentes na antropologia norte americana fundaram
a linha de pensamento boasiana chamada "Cultura e Personalidade",
aproximando psicologia e cultura. Acreditava-se que para estudar a cultura
teria que se olhar também como cada indivíduo age na sociedade, teoria nada simpática às concepções de Durkheim.
Franz Boas fez
severas críticas aos antropólogos simpáticos ao método evolucionista, em
evidência na época, que tentavam descobrir leis gerais contemplando estágios
evolutivos em que todas as sociedades passariam, necessariamente.
.
Boas cria o
conceito plural de Culturas, em que cada uma delas tem sua própria história;
contrapondo com o pensamento evolucionista que concebia uma cultura humana
universal.. O objetivo da pesquisa antropológica de Boas seria compreender os fenômenos dessas
culturas particulares, o sentido que os elementos de cada cultura tem para seus
membros, e não estabelecer leis gerais, como pensavam os evolucionistas. É
importante ressaltar que os evolucionistas não eram necessariamente racistas,
mas eram apenas etnocêntricos, visto que admitiam o "selvagem" como
etapa de sua própria linha evolutiva".
Relativismo
cultural talvez seja uma boa justificativa para diversas ideologias, algumas
cruéis, que se encontram por aí. (j_nagado - 10.02.2012)
Muito interessante, Nagado! e nada similar mesmo... Vai em frente, e gostei muito do nome Burlesco. Parabéns e sucesso! - abr, Loire
ResponderExcluirGostei tanto que já divulguei o seu blog aos amigos do facebook e aos colegas cespeanos, através do Grupo SDS. abraço, Loire
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