Cassio Carvalheiro

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

2.4.1 REVENDO COMPORTAMENTOS – continuação

e)Doenças Psiquiátricas

Emil Kraepelin (1856 – 1926), psiquiatra alemão,  criador da moderna psiquiatria e genética psiquiátrica para quem as doenças psiquiátricas têm origem em desordens genéticas e biológicas contrariando  a abordagem de Sigismundo Freud, que tratava e considerava os fatores psicológicos como as causadoras de doenças psiquiátricas.
Suas teorias dominaram o campo da psiquiatria no início do século XX e nos dias de hoje a essência dessas teorias é explorada por autores que identificam   tendências ou comportamentos burlescos vistos pela psiquiatria sob a ótica da desordem genética e biológica ou dos fatores psicológicos, sem qualquer preconceito ou preocupação ética no trato de problemas dessa natureza.
Tendências neuróticas já são consideradas coisas comuns e manifestações como depressão, ansiedade aguda ou crônica, tendências obsessivas compulsivas, fobias e até desordens de personalidade são mostradas livremente, principalmente em tiras humorísticas de jornais.  
Neurose caracteriza um distúrbio emocional e não deve ser confundida com psicose, uma Psicopatia, que se caracteriza pela  perda de contato com a realidade quando o indivíduo experimenta  excitação psíquica e depressão psíquica.
Embora seja politicamente incorreto rir das ditas doenças psiquiátricas, sem dúvida, o riso assume uma função moral ou ideológica, por exemplo, quando debocha do gosto pelo dinheiro público  e apelos exagerados à expansão do nome, explorados por políticos alucinados (psicótico) pelo  poder. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário