Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DO BURLESCO - conceituaçao básica

2.1 Fundamentos e Princípios do burlesco-conceituação básica – postagem 27.12.2011

A partir da identificação dos elementos de uma piada agora vamos conceituar os Fundamentos do burlesco como um conjunto de princípios básicos que o legitimem ou a razão de ser como tal.
Como vimos, o conceito de  fundamento da piada  é colocado de forma explícita (fundamento: a “sogra” é motivo da atitude pouco afetiva do “genro”), como motivador de uma ação ou de um conhecimento, cuja verdade (do fundamento) não é questionada, associado ao comportamento do genro para receber a sogra (atitude pouco afetiva). 
Nesse espaço belicoso e conhecido das divergências entre genro e sogra, o genro vê a sua oportunidade de “dar o troco“, procurando evitar até a “demonstração de alegria do cão”, perante a chegada da sogra.
Essa relação entre o Fundamento e o comportamento (“dar o troco”) gera a graça, através do seu desfecho, aquilo que em uma piada chamamos de argumento.(evitar a “demonstração de alegria” do cachorro).
Sob o aspecto do burlesco,  este argumento será identificado como tonalidade ou matiz  do desempenho do agente, que estará associado à idéia do seu  “estilo burlesco”.
Portanto, como “up-grade” do argumento da piada, a tonalidade ou matiz do desempenho do agente (atitude pouco afetiva do “genro”) deve ser entendido como a “expressão objetiva da verdade” desse agente, estabelecida em certo espaço psicológico e social  conhecido   e especialmente preparado (intenção de cortar o rabo do cão) para  a ocorrência o burlesco.
Generalizando essa idéia  podemos considerar que tonalidade (ou matiz) do desempenho de um agente associado a Fundamentos do Burlesco se aplicam ao seguinte esquema:

O burlesco expressa o significado para a relação entre uma idéia ou ação desejada  e um fundamento implicitamente utilizado e captado pelo interlocutor (ou público alvo).      
(j_nagado – 27.11.2011)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "Minha sogra vai querer matar o cachorro da próxima vez que vier passar uns dias em casa".

    ResponderExcluir
  3. rhk - o cachorro (sem rabo) representa o seu dono. Portanto, a vontade da Sogra (fundamento) de matar o animal seria uma atitude lógica. Parabéns. (revendo: 22.04.18)

    ResponderExcluir