Cassio Carvalheiro

sábado, 28 de janeiro de 2012

2.4.1 Revendo Comportamentos - (a) Pavlov, (b) Darwin

Embora plenamente previsíveis e controláveis, é certo que situações reais  podem provocar comportamentos bizarros de pessoas envolvidas, como vimos acima, mas também podemos rever comportamentos que podem ser construídos a partir dos estudos dos cientistas do comportamento humano. Para isto, vamos estender o olhar crítico do burlesco sobre as pesquisas de alguns dos cientistas citados no livro “Nature via Nurture”

Observação: Para fins de divulgação no blog, alem de bastante resumido  o texto será dividido em 4 postagens.

a) Condicionamento respondente
Ivan Petrovitch Pavlov (1849-1936), fisiologista russo estudou os chamados Comportamentos reflexos condicionais.
b)Teoria da evolução
Charles Robert Darwin (1809 – 1882) naturalista britânico, alcançou fama com a sua teoria da evolução que provocou grande impacto no meio científico, também chamada evolucionismo.
Novas teorias evolutivas surgem de tempos em tempos, confirmando ser o evolucionismo um campo minado pela controvérsia, além de competir com o criacionismo, na antiga celeuma entre a importância da genética e da cultura.
Evolução e seleção natural, além de fonte de sérias controvérsias científicas, tem promovido o humor, através de piadas e histórias muitas vezes politicamente incorretas quando procuram caracterizar comportamentos racistas, religiosos  ou fazer comparações de comportamentos duvidosos ou fantasiosos de indivíduos com animais.
A literatura nos fala de Tarzan, criado desde bebê por gorilas, e, adulto, andava pendurado em cipós pela floresta e urrava para assustar seus inimigos, como faziam seus criadores, mas nunca se  ouviu falar de macaco criado por humanos que  tenha saído por ai a cometer infrações de trânsito e  urrar contra outro humano. Bem, vimos lá no início que não é bem assim, mas deixa pra lá. Afinal, não era um macaco que estava envolvido.
j_nagado (28.01.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário