Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

2.3 Argumentos –(Extrato de texto do Burlesco)


A definição de argumento utilizado na consecução de uma piada faz parte do  sentido estrutural que se pretende dar ao Burlesco.
Assim, retirando-lhe o caráter sério fundamentado na opinião corrente ou no senso comum, o argumento no burlesco  estabelece relações   relevantes entre  a  racionalização subjetiva de um ponto de vista e as premissas supostamente verdadeiras contidas na  proposição de uma  idéia ou ação,  tornando-o pragmaticamente válido, o que resulta, nestes termos, em uma exposição  de retórica claramente  impositiva.
Este argumento “pragmaticamente válido” define uma designação alternativa para uma aceitação grotesca e indulgente de causas, tornando a verdade e a falsidade apenas  uma questão de convenção, ou como dizem os políticos, “estão em aberto”.
Vamos tomar a quarta piada apresentada   anteriormente para mostrar como isso ocorre no burlesco,

Piada
Um gaúcho se encontra com outro:
-         Barbaridade, tchê! Estou voltando de São Bento do Descampado! Que cidade, piá!
-         Gostou?
-         Gostei nada!. Lá só tem prostituta e jogador de futebol.
-         Pera lá, homem. Minha mãe vive lá!
-         Ihhh, rapaz, a véia tá jogando um bolão!

Como vimos, essa piada analisada sob os aspectos dos Domínios do Burlesco, nos diz que:
Natureza: explora de forma simpática o estereótipo do sujeito que não leva desaforo pra casa. 
Eficiência: sem intenção maldosa, a mãe de um dos personagens foi colocada entre dois juízos (prostituta e jogador de futebol). Intencionalmente ou não, ofender a mãe de alguém, já cria a tensão necessária para qualquer piada produzir o riso.
Captação: A piada explora o fato de que não havia uma terceira alternativa de juízo para a mãe. Reduzindo a legitimidade a apenas uma das alternativas, no caso, jogador de futebol, excluiu a possibilidade de outra saída honrosa para o primeiro gaúcho. (neste sentido, fica implícita a noção de fundamento)
Alcance: A palavra prostituta, poderia causar bloqueios, mas o argumento utilizado (“a véia tá jogando um bolão”) legitimou apenas o jogador de futebol, transferida para uma figura familiar, a mãe, que provoca o riso.
Nesta análise, podemos dizer que o fundamento burlesco implicitamente utilizado foi a “saída honrosa”, que em lógica chamaríamos de “Princípio do Terceiro Excluído” (em alguns casos podemos chamar de “Princípio da Inclusão”).
Observa-se que o argumento utilizado (“a véia tá jogando um bolão”), modifica a causa do “estranhamento” do segundo gaúcho, preserva a idéia do valor moral representada pela figura da mãe e elimina (legitimou a mãe do gaúcho como jogador de futebol) qualquer condicionamento prejudicial (bloqueios)  à ocorrência do riso, evocado dentro desse espaço psíquico-social - “Situação / Mãe / Prostituta,Jogador de futebol” - explorado na piada.  Em outras palavras, o argumento “pragmaticamente válido”, teve como resultado levar o primeiro gaúcho a  colocar do seu lado o julgamento crítico do outro gaúcho.
Do que foi visto, podemos considerar  que o argumento  é uma proposição resultante da composição das variáveis: espaço (psíquico - social),  causa e condicionamento (psíquico / psicológico), cujas definições apresentamos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário