Cassio Carvalheiro

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Burlesco (Continuação)

O legado dos cientistas do comportamento humano é apresentado em um texto relativamente extenso, e por isto, o item (2.4 – Comportamentos) deste Blog deverá  expor apenas  os títulos das experiências  e nomes dos respectivos cientistas do Comportamento associado a alguns exemplos ou modelos que interessaram ao desenvolvimento do texto do Burlesco.

2.4 – Comportamentos

No prólogo do livro “Nature via Nurture”  - O que nos faz humanos (Ridley, Matt  Rio de Janeiro. Record. 2004.) - (ref. 21), o autor cita as idéias de 12 cientistas pioneiros do estudo do comportamento humano no século XX, e ao longo do livro utiliza essas idéias para apresentar aspectos técnicos e descobertas da genética e da neurociência para explicar como o ser humano, pode ao mesmo tempo ter livre-arbítrio e ser motivado pelo instinto e pela cultura. Muitas das idéias desses cientistas foram bastante difundidas e algumas até se tornaram anacrônicas nestes novos tempos, porém continuam como marcos espaciais no imenso campo  de criatividade onde se alimenta o Burlesco.

Utilizando nosso senso critico poderemos encontrar nessas idéias os  fundamentos do instinto e da cultura preservados na sociedade, e descobrir a essência de comportamentos risíveis dos indivíduos, embora estudiosos ainda fiquem constrangidos em estabelecer   relações sistemáticas dessas idéias com o Burlesco. Vejamos, por exemplo, os dados que o ato de um cidadão podem nos fornecer. (j_nagado - 23.01.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário