Cassio Carvalheiro

sábado, 28 de janeiro de 2012

2.4.1 REVENDO COMPORTAMENTOS – (c) John B. Watson, (d) Skinner

2.4.1 REVENDO COMPORTAMENTOS – continuação

c) Behaviorismo
John Broadus Watson (1878–1958)
É considerado o fundador do  comportamentalismo (ou simplesmente behaviorismo), para quem a chave para compreensão do comportamento deveria ser apenas e simplesmente os comportamentos concretos e observáveis.
Estudioso de Pavlov e seguidor das idéias realistas de Auguste Compte  (1798 – 1857), Watson com seu behaviorismo metodológico estuda   o comportamento como função de certas variáveis do meio, sob o argumento de que determinados estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas. O interesse de Watson concentra-se na busca de uma psicologia livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos da psicologia, que pudesse reunir condições de prever e de controlar o comportamento.
Considerando o que John B. Watson disse, o motorista da historinha do início deste capítulo deve continuar a andar por aí dando socos nos capôs de outros carros. 

 d) Behaviorismo radical
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990)
Behaviorismo Radical é uma corrente anti mentalista proposta por B. F. Skinner que defende que  nosso comportamento pode ser condicionado (tese do Condicionamento Operante) em função das conseqüências (reforçadores). Assim, um estímulo (uma ação) tem como conseqüência uma resposta (um efeito) que pode ser reforçadora (agradável) ou não. A resposta pode não ser reforçadora quando houver Punição (castigo) ou Extinção (o estímulo não produzir resposta). Pode parecer surpreendente, mas, para eliminar um comportamento, a Extinção é mais eficaz do que a Punição. Isto  faz lembrar os métodos (a extinçao) de Hitler com seus campos de concentração.
Vejamos um experimento dessa época   para comprovar o conceito de Reforço. O sádico espírito científico (e psicológico) dessa época tinha seus métodos, como por exemplo,  observar o comportamento da cobaia (podia ser você) com muita sede, colocada em frente a uma torneira:
>Você  abre a torneira e bebe água (Reforço Positivo);
>Você  abre a torneira e leva um choque (Punição)
>Você abre a torneira e não sai nada (Extinção). Isto é sadismo.!
Um pouco de sadismo para eliminar um comportamento, pode ser uma das  abordagens possíveis do Behaviorismo Radical do americano Skinner (1904-1990).  
Skinner buscava compreender questões humanas, como "comportamento", "liberdade" e "cultura", dentro do modelo de seleção por consequências  rejeitando o uso de variáveis não-físicas e atribuindo um caráter mecânico aos eventos comportamentais, quase fisiológico, uma vez que as razões que estariam subjacentes ao levar o homem a desempenhar um  comportamento deveriam ser tratadas isoladamente, da forma como trataremos  os  comportamentos burlescos  onde abordamos  os motivos que nos fazem rir quando descobrimos “por que fazemos o que fazemos e o que devemos fazer e não devemos”. (j_nagado 28.01.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário