Cassio Carvalheiro

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

(2.3) ARGUMENTOS - continuação

(2.3) – ARGUMENTOS  - (CONTINUAÇAO DO TEXTO DO BURLESCO)

O argumento  é uma proposição resultante da composição das variáveis: espaço (psíquico - social),  causa e condicionamento (psíquico / psicológico), cujas definições apresentamos resumidamente neste blog:

Espaço
Sugere a situação ou local,  de fácil identificação, física, social  e contextual,    onde  ocorre ou é relatado um fato real ou imaginário.   

Causas
É o motivo conceitual ou a matéria prima para a geração do burlesco, relacionada direta ou indiretamente ao comportamento do homem :
a) Causas institucionais, que colocam o homem como referência de todas as manifestações relacionadas ao ambiente social, econômico, político e ideológico do país (costumes, crenças morais, filosóficas, etc), como vítima ou arquiteto de transgressões sociais ou de situações de tensão.
b) Disposições psicológicas, associadas aos valores morais, filosóficos, teológicos, mitológicos e sentimentais que se tornam fatores de adaptação ou não ao ambiente do homem.
c) Fatores biológicos, psíquicos ou psicológicos relacionados à natureza (genética) e criação (ambiente) do homem, responsáveis pelo seu instinto de preservação, imaturidade, agressividade e irritabilidade decorrente de frustrações, inadaptações, sexualidade, auto - estima, anseios, rivalidade e outros déficits existenciais que possam submeter o indivíduo ou grupos de indivíduos a tensões instantâneas ou duradouras passíveis de serem aliviadas com  uma boa gargalhada ou risada.

Essas causas ocupam espaços diferenciados na estrutura utilizada para definir os estilos do burlesco nos próximos capítulos. Até o momento associamos as causas institucionais à geração de piadas, com base em fundamentos originados nos princípios da lógica.

Condicionamentos
Condicionamentos são fatores psicológicos que levam um indivíduo a alterações (cordiais, volúveis, ambíguos, vulgares, etc) de juízos, alterações de atributos (de coisas, pessoas, juízos), limitações de juízos ou ratificação da razão sob um ponto de vista inusitado, como se viu nas piadas. 

Qualquer condicionamento prejudicial (bloqueios) ou favorável  à ocorrência do riso, afeta uma situação,  uma ação ou um personagem, caracterizando o ambiente para geração  do burlesco e alterando a projeção do alcance nos Domínios do Burlesco.

Vemos então, que o alcance resulta de uma infinidade de fatores condicionantes como a empatia com o interlocutor, o tipo de humor (inadequado., adequado, agressivo), valores morais, formas de atenção, estado de espírito, sensibilidade, e perturbações da percepção de afetividade, emoções, da falta de imaginação, deficiências de condições fisiológicas e psicológicas da memória, perturbações da memória, fragilidade na associação de idéias, influências externas nas tendências, vontade, personalidade,  caráter, falha de comunicabilidade, etc. do indivíduo.

Revisão: 18/10/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário