Cassio Carvalheiro

sábado, 28 de janeiro de 2012

2.4.1 REVENDO COMPORTAMENTOS – Um experimento

Behaviorismo radical – Um experimento

Um experimento (na verdade, uma “pegadinha”)  divulgado recentemente na Internet, submete  a um vexame deplorável, todo internauta que se diverte vendo belas garotas inicialmente vestidas, ficarem nuas quando é solicitado um “clique” do mouse sobre uma  “máscara mágica”, a cada garota apresentada. Essa é a fase do reforço positivo.
Garota após garota, desnudada com um simples “clique” do mouse sobre a máscara mágica, entusiasma o internauta até que aparece uma figura barbuda (parece o Lula, o atual presidente da República!), que em nada lembra as lindas e deliciosas garotas até então mostradas. Claro! Condicionado, o internauta  só quer ver mulher pelada, e tenta clicar o mouse sobre a máscara mágica, que sai do lugar.
Afoito, o internauta tenta clicar a máscara na sua nova posição. Novamente, a máscara muda de posição. E assim, o nosso internauta vai para sua terceira tentativa para conseguir, novamente, ver...mas ver o que? O Lula pelado? Aqui o internauta cai em si, olha para os lados para verificar se alguém viu o vexame que passou.
Como se  viu, o internauta não foi castigado com o aparecimento do Lula pelado e, por outro lado, seu ato foi simplesmente extinto, isto é, não produziu resposta.
Essa é uma aplicação da teoria do Behaviorismo Radical.
Pode parecer surpreendente, mas, para eliminar um comportamento, a Extinção é mais eficaz do que a Punição.
Resumindo, o experimento eliminou um comportamento indecoroso do internauta, que nunca mais vai querer ver qualquer coisa (boa) no Lula.!!! (j_nagado  28.01.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário