Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

MEU BLOG NO DIVA 07 - "QUIPROCÓ BOLIVIANO" -




G A8.07 – MEU BLOG NO DIVA 07  - “QUIPROCOPÓ BOLIVIANO”

MEU BLOG NO DIVÃ 07 prossegue tentando justificar a edição deste Blog Confrarias do Riso. Este é mais um esforço para convencer leitores distraídos a prestar atenção nas narrativas burlescas que apresentamos.

BRASILEIROS NO LESTE EUROPEU: “QUIPROCOPÓ BOLIVIANO”

BRASILEIROS NO LESTE EUROPEU é uma serie de relatos da viagem na qual buscava, além do puro prazer de conhecer novos lugares, conferir também as condições de vida e expressões sociais e políticas do povo de cidades importantes do Leste Europeu, principalmente na Hungria (Budapest – julho, 6, 7), Áustria (Viena – julho, 8,9), República Tcheca (Praga – julho, 10,11,12) e Alemanha (Berlin – 13,14,15,16).
Abaixo, a série de relatos (links) – BRASILEIROS NO LESTE EUROPEU -que vc. poderá ler no blog Confrarias do Riso:

IBF 05.01 – BRASILEIROS NO LESTE EUROPEU (julho.2013)
https://licburlesco.blogspot.com/2015/04/ibf-0501-brasileiros-no-leste-europeu.html

IBF 05.02
Brasileiros no Leste Europeu (julho.2013) - Quiprocó Boliviano
https://licburlesco.blogspot.com/2015/04/ibf-0502-leste-europeu-julho2013.html

IBF 05.03 - República Tcheca (11,12 e 13.07.2013) - Parte 1 
https://licburlesco.blogspot.com/2016/05/ibf-0503-republica-tcheca-julho-2013.html

IBF 05.03 - REPUBLICA TCHECA (11,12 e 13.07.2013) - PARTE 2
https://licburlesco.blogspot.com/2016/11/ibf-0503-republica-tcheca-1112-e.html
Viagem ao Leste Europeu - República Tcheca (jul.2013)



Gargalhadas europeias
O governo brasileiro (petista) já aprontava uma serie de maracutaias com governos da Europa (compra de caças, trem bala, etc.), na trajetória de um plano que envolveria até o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), bloco de países emergentes (em 2011), com objetivos cooperativos sérios. Aqui começa a palhaçada: o Brasil se colocava como candidato ao comando do Brics, um banco que teria o capital inicial de 100 Bilhões de dólares!  Alguém deixaria o lobo tomar conta do galinheiro? Kkkk.

No dia 03.07.2013, portanto antes da viagem, uma notícia G1 - Mundo me chamou a atenção:
Bolívia denunciou à ONU fechamento do espaço aéreo europeu para Evo Morales. Para encurtar a história (os interessados poderão procurar na internet), a notícia termina dizendo que a aeronave, onde estaria Evo Morales, acabou pousando em Viena, antes de seguir viagem.
Essa notícia termina aqui, mas aproveitei essa história, e outras como as negociatas para compra dos caças suecos, do trem bala brasileiro e finalmente, da histórica “Primavera de Praga”, que nos trouxe a memória recente do movimento de junho de 2013, nas cidades brasileiras. Tudo isso com um leve sabor do burlesco, que espero que o leitor entenda.


Vamos ao texto:

IBF 05.02
Brasileiros no Leste Europeu (julho.2013) - Quiprocó Boliviano
http://licburlesco.blogspot.com/2015/04/ibf-0502-leste-europeu-julho2013.html


O relato da minha viagem ao Leste Europeu foi iniciado com a postagem IBF 05.01 – BRASILEIROS NO LESTE EUROPEU (julho.2013), (http://licburlesco.blogspot.com/2015/04/ibf-0501-brasileiros-no-leste-europeu.html), que anuncia um fato político ocorrido em agosto na Tchecoslováquia, logo após o meu retorno ao Brasil. Muitos amigos não acreditam, mas já jurei que não tive culpa do ocorrido.




Agenda da VIAGEM - julho de 2013

Seria tudo muito bonito e interessante, de acordo com a Agência de Turismo. Em geral o agente de turismo nada sabe dos países a serem visitados, sua situação política e econômica, bem como referências sobre o povo. Por tudo isso o leste europeu seria muito interessante para uma visita. Postei para os amigos:  
...Por falta de tempo na minha agenda, vou deixar de encontrar o Viktor Orban na Hungria (dias 6,7), o Heinz Fischer na Áustria (dias 8,9,10), o Zeman na Tchecoslováquia (dias 11,12,13) e, por falta de tempo na agenda (dela) da Ângela Merkel, vou passar também anonimamente na Alemanha.
Fui cumprimentado pelos amigos por não assumir compromissos na Europa, principalmente com a Sra. Merkel, que conhece as demandas (luta contra a corrupção, problemas da saúde, educação, segurança, etc.) do povo brasileiro, denunciadas pelos seus manifestos no mês de junho de 2013. O mundo todo já estava dando muitas gargalhadas das coisas que envolvem principalmente os políticos brasileiros. Ladrões e Corruptos em liberdade. Esses manifestos mereceram o respeito dos europeus, principalmente os do Leste, povo sério e trabalhador.
A Siemens (Alemanha) está muitíssimo interessada no projeto do Trem bala brasileiro e por isso quer a proteção da Delação premiada, no caso dos contratos viciados de fornecimentos para o Metro de São Paulo e outros equipamentos ferroviários. Apesar de procurado em (Frankfurt-6), não dei trela à Sra. Merkel sobre nenhum dos dois assuntos.  (Nagado – 16.08.2013)

Chegada em Frankfurt – (dia 6) - voo TAM
-Fazia tempo que não ouvia palmas de alívio, na aterrisagem!)

Passei pela segurança alemã respondendo às tradicionais perguntas (em inglês) sobre a origem, para onde ia, quanto tempo ia ficar na Europa e quantos Euros havia trazido, etc. 

Porta de entrada e aeroporto mais movimentado da Europa, Frankfurt é apenas uma pequena mostra da pujança da Alemanha mesmo nestes momentos de crise, exemplo inclusive para os antigos ícones do Sul da Europa, a Espanha, Portugal, Itália e a  Grécia.
Quem diria que a Alemanha iria aderir ao Euro? Alguém se lembra que François Mitterrand (França) forçou essa adesão, pretendendo uma Alemanha “mais europeia” em troca da aceitação da Alemanha unificada após a queda do muro de Berlin.
Hoje vemos, sim, uma Europa “mais alemã”, orientada pela política de austeridade exigida pela Sra. Merkel.

Chegada em Budapest – Voo Lufthansa (muito confortável)
O turísmo tem muito a ver com o interesse na realidade histórica, política, econômica, etc. em relação aos países visitados, muitas vezes reveladas por registros de aspectos curiosos, simplesmente omitidos pelas chancelarias de certos países metidos...

Um grande painel no aeroporto de Budapest dá boas vindas, evidenciando uma parceria econômica-política com os Chineses (!!) nessa parte da Europa...Cuidado, Merkel!







Budapest – (6,7) – Hotel COURTYAR MARRIOT

O primeiro Ministro Viktor Orban, me procurou no Hotel para trocar ideias sobre o Quiproquó boliviano (6.jul.2013), pois o Evo Morales poderia ter descido em Budapest e mais ainda, estar hospedado em nosso Hotel!
Claro que não o atendi, mas aproveitei o emissário para trocar alguns Euros por Florins, moeda da Hungria após sua exclusão da União Europeia. Preferem o Euro ao Florin, como “los hermanos” argentinos preferem o Real ao Peso.


O “temido” Mercosul protestou (na ONU) contra a espionagem americana, e contra o fechamento do espaço aéreo de alguns países do leste da Europa ao avião do “estadista” Boliviano, Evo Morales, o que mereceu imediato e veemente pronunciamento do nosso grande ministro das Relações Exteriores, deixando muito abalado o secretário John Querry, dos Estados Unidos. Este ficou preocupado com a disposição do “cocalero” bolivariano de não mais exportar cocaína para os EUA. Seria o caos. Poderia existir melhor piada (motivo) para a próxima (agosto 2014) visita de John Querry ao Brasil?
Sobre o “Quiprocó boliviano”, acrescentamos:
Em julho de 2015, a presidenta Dilma recebe o presidente da Bolívia, Evo Morales na cúpula do Mercosul em Brasília, como futuro 5º. Parceiro no bloco (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Um verdadeiro “tiro no próprio pé”, segundo os analistas de comércio exterior, de vez que contraria a política de acordos bilaterais, mais objetivos.
(Nagado – relato em 20.08.2013)

Atenção: leiam o relato completo nos (links) citados no início.


(j.nagado – 01.11.2018)

Um comentário:

  1. O link da noticia referente ao "Quiprocó":
    Bolívia denuncia à ONU fechamento do espaço aéreo europeu para Evo | Mundo | G1
    jose.nagado
    qui 01/11, 23:26
    Você
    http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/bolivia-denuncia-onu-fechamento-do-espaco-aereo-europeu-para-evo.html

    ResponderExcluir