Cassio Carvalheiro

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

MEU BLOG NO DIVÃ 08 : “O GURU DO BURLESCO” - LICHTENBERG



MEU BLOG NO DIVÃ 08 : “O GURU DO BURLESCO”


Georg Christoph Lichtenberg

Um sub-título  “Nexo Berg-Nagado” em texto do “Burlesco”, suscitou certa celeuma ao sugerir uma parceria tão inusitada quanto pretensiosa (do autor, Nagado).

Citado algumas vezes como Berg e outras como Licht, Georg Christoph Lichtenberg (1742-1799), recebeu o título de Guru do “Burlesco”, homenagem do Blog Confrarias do Riso, que evidencia nosso respeito e admiração.

Explorador de sebos, em um deles descobri o livro de AFORISMOS -  livro B, escrito por George Christoph Lichtenberg, onde esse alemão expõe sua genialidade antecipando, em pelo menos um século, em relação a filósofos pósteros, brilhantes pensamentos sobre a lógica, a ética e comportamento social,

O título de “Guru do Burlesco”, que atribuímos a Lichtenberg devido ao seu evoluído pensamento filosófico, decorreu, objetivamente, da análise efetuada sobre o seu aforismo - “Uma pessoa revela o próprio caráter por sua reação a uma piada.” (G.C. Lichtenberg), de cujas considerações resultaram a base da categoria de estilos de comportamentos burlescos do “Burlesco “, relatados no blog.

Destacando a sua importância no contexto do humor, esse aforismo pode ser visto em  livros como em “Um toque de humor” – ou “The Light Touch”, de Malcolm L. Kushner, e diversos outros.


(J.Nagado – 09.11.2018)



Nenhum comentário:

Postar um comentário