Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

MEU BLOG NO DIVÃ 10 – CRIAÇÃO DO MODELO ESTRUTURAL DO BURLESCO




MEU BLOG NO DIVÃ 10 – CRIAÇÃO DO MODELO ESTRUTURAL DO BURLESCO
https://licburlesco.blogspot.com/2018/11/meu-blog-no-diva-10-criacao-do-modelo.html


Atenção: Os textos CITADOS foram encurtados para permitir a fluidez da apresentação do Burlesco. Recomendamos ler os links (textos) postados no blog.



POST 01.2013

MODELO ESTRUTURAL - final (1)
http://licburlesco.blogspot.com/2013/01/post-o12013.html
Os textos postados no Blog, procuram apresentar os conceitos do Burlesco, com especial atenção às Categorias e Estilos burlescos e fundamentos que os identificam, caracterizados por certa lógica, ideologias e comportamentos, destarte existentes no arcabouço do inconsciente do indivíduo.


Criação do Modelo Estrutural 

A partir de considerações sobre um aforismo de G. C. Lichtenberg (“Uma pessoa revela o próprio caráter por sua reação a uma piada”) construímos um Gráfico (FCB),    onde avaliamos Categorias e Estilos de comportamento de indivíduos, baseado em seus Fundamentos e Condicionamentos observados em seu ambiente social.

A Função Estilo (b)

A partir dessa visão gráfica chegamos à expressão Estilo (b), a representação matemática desse Modelo Estrutural, que estabelece a relação entre caráter, tendências e o estilo burlesco mais eficaz do indivíduo, quando se aplicam aqueles fundamentos especialmente denotativos para cada estilo.

Assim:
Estilo (b) = Caráter(k).[C Fundamentos  (n , i)] . [∑ tendências (x, j)]


Se lhe tivessem apresentado a expressão matemática do Estilo (b), Lichtenberg teria reconsiderado seu aforismo no âmbito do burlesco e certamente concordaria: “O buraco realmente é mais em baixo”.

Falando do burlesco, Berg teria reeditado seu aforismo da seguinte maneira:



“Nexo Berg-Nagado”

"Uma pessoa revela seu caráter (índole, natureza, temperamento), expondo voluntariamente ou não, suas tendências e inclinações junto com seus condicionamentos (permissões e bloqueios), quando   utiliza seu estilo burlesco mais eficaz."

Assim, através do “Nexo Berg-Nagado”, reconheceremos modestamente a colaboração do genial (mas desconhecido) Licht, digo Berg.


Gerador de Estilos  

Em adendo à formulação matemática, o Burlesco credita para essa Estrutura o conceito de "Gerador de Estilos", um sistema capaz de gerar (identificar) estilos diversos. Vejamos como a homologia ao conceito de homeostase justifica essa proposição.

(ver comentário do autor)


Na postagem POST 02.2013 iremos ver o Estilo Satírico e o seu desempenho com o Princípio lógico do Terceiro Excluído.

(josé nagado - 24.01.2013)/releitura: 09.11.2018)



Um comentário:


  1. Gerador de Estilos - homologia
    O “Nexo Berg-Nagado”, pela originalidade de conteúdo (e porque não, pelo brilhantismo), certamente demanda uma teoria que possa dar credibilidade a tudo que lhe diz respeito, coisa pouco comum no âmbito vulgar do burlesco.
    Parafraseando Licht, digo, Berg: “Há pessoas que acreditam que tudo o que se diz com ar sério é razoável”.
    Encontramos a resposta, não menos brilhante para essa questão, nas relações que interligam o conteúdo psicológico do “Nexo Berg-Nagado” ao conceito fisiológico de homeostase, reportado na Teoria de Sistemas (ref.3), na qual o texto do Burlesco se aprofunda para justificar a homologia entre este Sistema (homeostase) e o sistema constituído pela Estrutura do burlesco.
    Neste contexto do burlesco, a condição de equilíbrio é obtida intrinsecamente pela propriedade auto reguladora da homeostase, quando o agente do estilo gerado por esse sistema estruturado realiza algum tipo de humor, ao liberar o potencial entre (Caráter x Tendências) e (Caráter x Fundamentos), definido na Função Estilo (b).
    Esta afirmação define, genericamente, as soluções pontuais para a função Estilo (b), isto é, a solução relativamente a uma base integrada de Fundamentos (Lógico, ideológico ou comportamental) e traços de caráter correspondentes (v. Tendências) do estilo observado. Um espectro mais amplo desse estilo poderá ser explorado sob uma nova base de fundamentos.
    Leia sobre Categorias e Estilos de Comportamentos Burlescos
    (j.Nagado - 14.11.2018)

    ResponderExcluir