Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

MEU BLOG NO DIVÃ 011: FILÓSOFOS E O BURLESCO




MEU BLOG NO DIVÃ 011:  FILÓSOFOS E O BURLESCO


A inclusão pensamentos de filósofos pouco conhecidos do público causou certa refração ao texto do Burlesco, injustificada, como explicamos a seguir.


Em FILÓSOFOS E O BURLESCO, postado em


o aforismo de Georg Christoph Lichtenberg (1742-1799) - “Uma pessoa revela o próprio caráter por sua reação a uma piada”, foi citado como o  fomentador de toda a nossa pesquisa em torno do humor.

Lichtenberg (Licht ou Berg), físico, matemático e astrônomo alemão, se é que fez alguma descoberta importante nesses campos do conhecimento, não sabemos. Só se sabe que estava muito à frente de sua época (séc. XVIII) como revelam aforismos seus, que antecipam pensadores como Nietzsche (1844-1900).
Os aforismos de Licht (o aforista do iluminismo) revelam o uso da razão, como crítico e contestador de pensamentos filosóficos arraigados em sua época, identificando-o como o Guru do Burlesco.  E os leitores e filósofos irão concordar comigo sobre isto.  Esta é a minha opinião.

(Pensadores do iluminismo: John Locke, Voltaire, Montesquieu, J.J. Rousseau,  Adam Smith: um time de respeito.)

Filósofos

O uso de axiomas de natureza filosófica e de aforismos deixados por filósofos como Nietzsche, Ferdinand Saussure, Wittgenstein, Bérgson e outros podem levar o leitor a creditar ao texto uma consistência maior do que nos garantem os conceitos do Burlesco. O Burlesco apresenta um resumo das teorias e Filósofos abordados de alguma forma no texto, pesquisado em uma bibliografia relativamente extensa em busca dos temas sugeridos pelas citações e analisadas no Burlesco.
A complexidade das teorias dos filósofos nunca tirou – me o sono e pelo contrário, forneceu diversas alternativas para interpretar o riso do bicho homem. 

A seguir, alguns dos filósofos citados no Burlesco.

Nietzche, Friedrich Wilhelm (1844-1900)
“Assim falou Zaratustra “
Citado em diversos pontos do Burlesco.

Saussure, Ferdinand - (1857-1913).
Iniciador do Estruturalismo junto com Claude Lévi-Strauss e Roland Barthes (França 1915 -1980) entre outros. Não vá o leitor imaginar que aproveitamos ideias do seu livro (1880) de defesa da tese de doutorado “Sobre o Emprego do Genitivo Absoluto em Sânscrito”, mas embarcamos sim, nas ideias nascentes da linguística propagadas pelo Estruturalismo.

Henry Bérgson (1859-1941)
“O Riso – Ensaio sobre a significação do Cômico (1900)”
Talvez a melhor referência para quem quiser entender de humor.

Wittgenstein, Ludwig Josef Johann Austria / Viena (1889 – 1951), autor de
“Tractatus Logico-Philosophicus”
(Incrível! Tentei ler esse livro!).

Atenção leitores

Para não dar motivos a perguntas inconvenientes ou embaraçantes, (imbecis, também), tais como o que vem a ser metafísica, ontologia, epistemologia, positivismo, etc., JAMAIS diga que leu livros esses e outros livros dos filósofos citados
.  
(j.nagado – 30.05.2012) – (releitura: j.nagado – 08.11.2018)



Um comentário: