Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 31 de maio de 2012

FILÓSOFOS E O BURLESCO


FILÓSOFOS  E O BURLESCO

“Uma pessoa revela o próprio caráter por sua reação a uma piada”.
O aforismo acima, de Georg Christoph Lichtenberg (1742-1799) suscitou a curiosidade e toda a nossa pesquisa em torno do humor.
Lichtenberg ou “Licht” como o chamaremos,  físico, matemático e astrônomo  alemão, se é que fez alguma descoberta importante nesses campos do conhecimento, não sabemos. Só se sabe que estava muito à frente de sua época (séc. XVIII) como revelam  aforismos seus, que antecipam pensadores como Nietzsche  (1844-1900).
Os aforismos de Licht (o aforista do iluminismo) identificam-no como o filósofo do Burlesco e os leitores e filósofos irão concordar comigo sobre isto.  Esta é a minha opinião.

Gráfico - “Fundamentos x Condicionamentos”
Tal  aforismo  levou-nos  a desenhar um gráfico representando as diferentes associações de Fundamentos e Condicionamentos que identificam uma piada  e sua reação, considerando-se o caráter do indivíduo, das quais derivam as primeiras idéias (2005) sobre as categorias e estilos do Burlesco. O gráfico é explicado e mostrado no início do Capítulo 3 – Estrutura  - o gerador de estilos do Burlesco.

Filósofos
O uso de axiomas de natureza filosófica e de aforismos deixados por filósofos como Nietzsche, Ferdinand Saussure, Wittgenstein, Bérgson e outros podem levar o leitor  a creditar ao texto uma consistência maior do que nos garantem os conceitos do  Burlesco. O Burlesco apresenta um resumo das teorias  e Filósofos abordados de  alguma forma no texto,  pesquisado em uma bibliografia relativamente extensa  em  busca dos temas sugeridos pelas citações e analisadas no gráfico acima mencionado.
A complexidade das teorias dos filósofos nunca  tirou – me o sono e pelo contrário,  forneceu diversas alternativas para interpretar o sorriso do bicho homem. 

A seguir, alguns dos filósofos citados no Burlesco.

Nietzche, Friedrich Wilhelm  - (1844-1900)
“Assim falou Zaratustra“
Citado em diversos pontos do Burlesco.

Saussure, Ferdinand - (1857-1913).
Iniciador do Estruturalismo junto com Claude Lévi-Strauss e Roland  Barthes (França 1915 -1980) entre outros. Não vá o leitor imaginar que  aproveitamos idéias do seu livro (1880) de defesa da tese de doutorado “Sobre o Emprego do Genitivo Absoluto em Sânscrito”, mas sim   aproveitamos muita coisa do Estruturalismo.  

Henry Bérgson (1859-1941)
“O Riso – Ensaio sobre a significação do Cômico (1900)”
Talvez a melhor referência para quem quiser entender de humor.

Wittgenstein, Ludwig Josef Johann (1889 – 1951) – Austríaco/Viena
“Tractatus Logico-Philosophicus”
Incrível! Tentei ler esse livro.

Atenção
Para não dar motivos a perguntas imbecis tais como  o que vem a ser metafísica, ontologia, epistemologia, positivismo, etc, JAMAIS diga que leu livros desses  e outros filósofos citados.  

(j_nagado – 30.05.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário