Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CATEGORIAS E ESTILOS DO BURLESCO - GOZADOR (1)


CATEGORIAS  E ESTILOS DO BURLESCO  - GOZADOR (1)

A postagem inicial sobre esta categoria foi feita no dia 09.05.2012

Este e os demais estilos foram analisados e modelados através de uma estrutura especialmente criada para a geração do Burlesco.  


O estilo Bizarro

 

O vídeo de uma cerveja (X) Argentina com um título por si só bastante sugestivo: “O que sabe, sabe!”, nos ajudou a identificar o estilo Bizarro, no personagem que deveria mostrar que “o que sabe bebe a cerveja X”. 


O indivíduo de estilo Bizarro chama a atenção para determinadas  atitudes, aparências e manifestações exteriores  que nos lembram as maneiras do histrião, personagem que representava farsas da comédia, peça teatral de baixa e exagerada comicidade, irreverente e burlesca, identificadas pelo caráter, que integram fundamentos e tendências particularmente convenientes para ele.
O estilo bizarro é característico do indivíduo que busca de todas as maneiras chamar a atenção para si,  com a intenção de manipular as pessoas que o rodeiam. Este indivíduo geralmente apresenta oscilações emocionais abruptas em seus relacionamentos sociais, ocupacionais ou profissionais, e quando isso acontece é levado a uma teatralidade, emotividade excessiva e comportamentos ridículos, que  representam o  padrão do estilo bizarro, muitas vezes atribuído ao adulto, do qual suprimiram seu objeto de sedução. (um deles se vestia muito elegantemente para que fosse “visto” pela voluptuosa boneca de plástico, solução para seus problemas afetivos!)


Vejamos o desenvolvimento dessa peça.

Três jovens (argentinos, claro!) conversam e tomam cerveja num  “pub” quando um deles toma seu último gole naquele copo triplo de cerveja  e se despede jogando no pescoço um par de sapatilhas de balé!!

No caminho, grupos de “punks” olham desconfiados do rapaz com sapatilhas de balé penduradas no pescoço. Deve-se lembrar que a cerveja (X) é um produto  argentino, aquele povo que acha que é mais macho que o resto do mundo.

A curiosidade  dos outros dois rapazes os leva a segui-lo e acabam por chegar até uma academia de balé, onde observaram seu amigo participar de uma aula  com outras belas  garotas. Seus amigos “voyeurs” invejaram o gozo do rapaz enquanto ele saboreava as visões das formas femininas e delícias do contato proporcionadas por aquelas garotas.

Resumindo, apesar do preconceito que envolve qualquer rapaz que faça balé, a peça promocional da cerveja conseguiu  mudar favoravelmente o julgamento crítico que os dois jovens poderiam fazer a esse amigo desprendido,  antepondo um comportamento superficialmente delicado a uma realidade certamente masculina  quanto à escolha da cerveja (“o que sabe, sabe”) além de  provar, de forma bizarra,  que  “MACHO QUE É MACHO FAZ BALÉ !!!!”‏

A propaganda nos leva ao Princípio de Razão Suficiente, segundo Leibnitz – “Não há que não tenha uma razão de ser ou existir”, ou Kant – “Tudo o que existe tem uma razão de ser”, mostrando com muita sutileza que o rapaz utiliza a Razão como a faculdade de conhecer o real por oposição ao que é aparente ou acidental, outra visão filosófica desse princípio.
(continua na próxima postagem)

(j_nagado – 24.05.2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário