Cassio Carvalheiro

domingo, 12 de abril de 2015

IBF 05.01 – BRASILEIROS NO LESTE EUROPEU (julho.2013)







IBF 05.01 – BRASILEIROS NO LESTE EUROPEU (julho.2013)


 


ROTEIRO da viagem



SP (5)-FRANKFURT (6)


BUDAPEST (6 e 7) / (Suzana)-BRATISLAV (8)


VIENA (8;9 e10) / (Carmen)-C.S.K.KRUMLOV(10)


PRAGA(10,11,12) / (Irena)-DRESDEN/(Cristina) (13)


BERLIN(14) / (Assunta)- POTSDAM (15) / (Marco)- BERLIN (16)


MUNICH(16) - SP(17)


Aos guias (entre parênteses), nossa homenagem.  



Julho – Leste Europeu em Crise


O “pacote” turístico “Brasileiros no Leste Europeu” levou-me a essa parte da Europa, cujos países amargam terrível crise econômica, com muita discrição, diga-se de passagem. Era Verão, muitos brasileiros por lá, e aprendi que o povo do leste europeu nada tem do jeito latino de enfrentar uma crise.


Agosto – Crise no Brasil  


Já de volta ao Brasil, uma forte gripe me “empacotou” por quase oito dias.  Como latinos, fazemos um rebuliço enorme perante qualquer crise e, o pior, é que utilizamos o remédio errado. Acho que a gripe era de cepa europeia e não da “nossa” H1N1, para a qual já havíamos tomado as duvidosas vacinas cubanas.


A minha crise começou em Agosto. Sofri uma forte torção no joelho esquerdo. O dano foi grande. Não conseguia mais utilizar essa perna.


Especialistas foram chamados para analisar o problema: “Talvez a esquerda (perna) tenha que ficar imobilizada”, disse um deles. “Para sempre”, dizia parte dos especialistas. “Imobilizar a esquerda é preciso, como na Espanha, Portugal, Itália e Grécia”, disse um estagiário, acordando. “Não!  Vamos substituir por uma perna que funcione melhor”.


Nos dias (11,12,13) de Julho curtimos Praga, a capital da Tchecoslováquia. Em agosto, o Europeu curtia o final do Verão. Aqui no Brasil, ecoando os arroubos de junho (de 2013) das aves de mau agouro, amigos lembravam da histórica “PRIMAVERA DE PRAGA” (1968).


Prosseguindo com o relato da minha viagem (julho.2013) para o Leste Europeu, transcrevo abaixo o   informe original que (não) enviei aos jornais sobre a queda (13.08.2013) do governo Zeman. Curiosidade: Gostaria que alguém me mostrasse essa notícia (censurada?), veiculada em algum jornal brasileiro da época.


PRAGA - TCHECOSLOVÁQUIA – 13.08.2013


O governo da República Tcheca, <<dominado por aliados do presidente esquerdista Milos Zeman>> renunciou nesta terça-feira (13) <<depois de ser derrotado em um voto de confiança na semana passada>> abrindo caminho para eleições antecipadas que poderiam resolver um impasse político). Zeman aceitou a renúncia de Rusnok e disse que o economista iria permanecer em caráter provisório "até a formação de um novo governo, que espero vir de uma eleição livre".


Nota: <<...>> trechos censurados.
Lá como cá, economistas fazem estragos federais.
"A diferença entre o Brasil e a República Checa é que a República Checa tem o governo em Praga e o Brasil tem essa praga no governo". (Veríssimo)



Hoje, dia 12.04.2015, vou para a Avenida Paulista para protestar contra a corrupção, principalmente, como no dia 15.03.2015 para gritar “Fora, Dilma!”.  Pelo futuro dos meus filhos e netos.


Por enquanto, fico por aqui. Continuo depois.


(josé Nagado – 12.04.2015)

Um comentário:

  1. No dia 31.08.2016, o Senado votou (61x20)pelo impeachment de Dilma Rousseff(PT) por crime de responsabilidade, as chamadas "pedaladas fiscais". Michel Temer (MDB), seu vice assumiu o governo. Nas eleições de 2018, Dilma Rousseff foi definitivamente alijada da política, como candidata ao Senado pelo Estado de Minas Gerais. Dilma Rousseff deixou um legado de falcatruas no governo e de narrativas com características muito peculiares e engraçadissimas. (jnagado-23.10.2018)

    ResponderExcluir