Cassio Carvalheiro

terça-feira, 21 de abril de 2015

IBF 05.02 – Leste Europeu (julho.2013) - Quiprocó Boliviano







IBF 05.02
Brasileiros no Leste Europeu (julho.2013) - Quiprocó Boliviano
http://licburlesco.blogspot.com/2015/04/ibf-0502-leste-europeu-julho2013.html




O relato da minha viagem ao Leste Europeu foi iniciado com a postagem IBF 05.01 – BRASILEIROS NO LESTE EUROPEU (julho.2013), (http://licburlesco.blogspot.com/2015/04/ibf-0501-brasileiros-no-leste-europeu.html), que anuncia um fato político ocorrido em agosto na Tchecoslováquia, logo após o meu retorno ao Brasil. Muitos amigos não acreditam, mas já jurei que não tive culpa do ocorrido.




Agenda da VIAGEM - julho de 2013


Seria tudo muito bonito e interessante, de acordo com a Agência de Turismo. Em geral o agente de turismo nada sabe dos países a serem visitados, sua situação política e econômica, bem como referências sobre o povo. Por tudo isso o leste europeu seria muito interessante para uma visita. Postei para os amigos:  


...Por falta de tempo na minha agenda, vou deixar de encontrar o Viktor Orban na Hungria (dias 6,7), o Heinz Fischer na Áustria (dias 8,9,10), o Zeman na Tchecoslováquia (dias 11,12,13) e, por falta de tempo na agenda (dela) da Ângela Merkel, vou passar também anonimamente na Alemanha.


Fui cumprimentado pelos amigos por não assumir compromissos na Europa, principalmente com a Sra. Merkel, que conhece as demandas (luta contra a corrupção, problemas da saúde, educação, segurança, etc.) do povo brasileiro, denunciadas pelos seus manifestos no mês de junho de 2013.  O mundo todo já estava dando muitas gargalhadas das coisas que envolvem principalmente os políticos brasileiros. Ladrões e Corruptos em liberdade. Esses manifestos mereceram o respeito dos europeus, principalmente os do Leste, povo sério e trabalhador.


A Siemens (Alemanha) está muitíssimo interessada no projeto do Trem bala brasileiro e por isso quer a proteção da Delação premiada, no caso dos contratos viciados de fornecimentos para o Metro de São Paulo e outros equipamentos ferroviários. Apesar de procurado em (Frankfurt-6), não dei trela à Sra. Merkel sobre nenhum dos dois assuntos.  (Nagado – 16.08.2013)






Chegada em Frankfurt – (dia 6) - voo TAM




-Fazia tempo que não ouvia palmas de alívio, na aterrisagem!)




Passei pela segurança alemã respondendo às tradicionais perguntas (em inglês) sobre a origem, para onde ia, quanto tempo ia ficar na Europa e quantos Euros havia trazido, etc. 




Porta de entrada e aeroporto mais movimentado da Europa, Frankfurt é apenas uma pequena mostra da pujança da Alemanha mesmo nestes momentos de crise, exemplo inclusive para os antigos ícones do Sul da Europa, a Espanha, Portugal, Itália e a  Grécia.




Quem diria que a Alemanha iria aderir ao Euro? Alguém se lembra que François Mitterrand (França) forçou essa adesão, pretendendo uma Alemanha “mais europeia” em troca da aceitação da Alemanha unificada após a queda do muro de Berlin.


Hoje vemos, sim, uma Europa “mais alemã”, orientada pela política de austeridade exigida pela Sra. Merkel.






Chegada em Budapest – Voo Lufthansa (muito confortável)




O turIsmo tem muito a ver com o interesse na realidade histórica, política, econômica, etc. em relação aos países visitados, muitas vezes reveladas por registros de aspectos curiosos, simplesmente omitidos pelas chancelarias de certos países metidos...




Um grande painel no aeroporto de Budapest dá boas vindas, evidenciando uma parceria econômica-política com os Chineses (!!) nessa parte da Europa...Cuidado, Merkel!






Budapest – (6,7) – Hotel COURTYAR MARRIOT




O primeiro Ministro Viktor Orban, me procurou no Hotel para trocar ideias sobre o Quiproquó boliviano (6.jul.2013), pois o Evo Morales poderia ter descido em Budapest e mais ainda, estar hospedado em nosso Hotel!


Claro que não o atendi, mas aproveitei o emissário para trocar alguns Euros por Florins, moeda da Hungria após sua exclusão da União Europeia. Preferem o Euro ao Florin, como “los hermanos” argentinos preferem o Real ao Peso.






O Quiprocó boliviano


O “temido” Mercosul protestou (na ONU) contra a espionagem americana, e contra o fechamento do espaço aéreo de alguns países do leste da Europa ao avião do “estadista” Boliviano, Evo Morales, o que mereceu imediato e veemente pronunciamento do nosso grande ministro das Relações Exteriores, deixando muito abalado o secretário John Querry, dos Estados Unidos. Este ficou preocupado com a disposição do “cocalero” bolivariano de não mais exportar cocaína para os EUA. Seria o caos. Poderia existir melhor piada (motivo) para a próxima (agosto 2014) visita de John Querry ao Brasil?



(Nagado – relato em 20.08.2013)

Pós-postagem

De: José Nagado <j_nagado@hotmail.com>
Para:
Enviadas: Quinta-feira, 23 de Abril de 2015 11:03
Assunto: Quiprocó Boliviano - (julho.2013)

 Amigo irá perguntar:
 "Quiprocó Boliviano" no Leste Europeu? 

Visite o blog Confrarias do Riso e leia a postagem :

IBF 05.02
Brasileiros no Leste Europeu (julho.2013) - Quiprocó Boliviano
http://licburlesco.blogspot.com/2015/04/ibf-0502-leste-europeu-julho2013.html
Grandeabraço
JoséNagado
Criador e Editor do Blog Confrarias do Riso 


Date: Tue, 28 Apr 2015 17:46:04 +0000
From: jcneves45@yahoo.com.br
To: j_nagado@hotmail.com
Subject: Re: Quiprocó Boliviano - (julho.2013)
Nagado

o tempo passa, mas a minha ignorância cibernética não! Então, como não pude postar meu comentário lá no blog, eu o faço por aqui, as usually. Ainda que que atrasado, como a tua postagem, o teu relato é muito bem humorado e de facílima digestão; tão diferente dos burlescos textos.

Acho que eu sou um grande sacana, pois vivo querendo limitar a tua produção literária a textos menores, se comparados com outros teus de mais alto coturno. Mas que posso fazer se a minha nanomente (o neologismo é meu) trasmontana só alcança até essa altura? 

Abraço

Neves - 28/04/15


FW: Quiprocó Boliviano - (julho.2013)

28/04/2015
Para: jose neves Cc: nicanordefreitas@gmail.com

Mostrar esta mensagem...

De:
 José Nagado (j_nagado@hotmail.com)
Enviada:
terça-feira, 28 de abril de 2015 18:10:18
Para:
jose neves (jcneves45@yahoo.com.br)
Cc:
nicanordefreitas@gmail.com (nicanordefreitas@gmail.com)
Neves, boa tarde!

Grande sacana, obrigado pelo feedback !
A apreciação dos leitores mostra que foi satisfatório o "approach" humorístico ao "Leste Europeu", feito através dos dois textos já postados no blog:


IBF 05.02 - Leste Europeu (julho.2013) - Quiprocó Boliviano

IBF 05.01 – Brasileiros no Leste Europeu (julho.2013)

Esses dois textos (testículos), "Bem humorado e de facílima digestão", procuram fazer um "approach" do momento (político, econômico, social) brasileiro ao histórico movimento "Primavera de Praga - 1968", tema do próximo "texto menor" (testículo) do nosso relato.
(observação: este relato foi feito aos amigos da "SAIL", logo após o meu retorno da viagem.)
Os "burlescos textos", então, foram hierarquizados ("alto coturno") e sacaneados pela nanomente do amigo Neves!
Zé, nossa amizade permite este tratamento amistoso, mas não admite esquecermo-nos do seu NIVER.
(já o cumprimentei pelo FACEBOOK). 
(Um dia v. vai conseguir fazer comentários no espaço apropriado do blog, apesar da sua NANOMENTE. O Nicanor (cc) vai ensiná-lo!).   
 um grande abraço.
Nagado
 






Um comentário:

  1. Fizemos um "approach" humorístico ao momento político no Leste Europeu, enfatizando o "Quiprocó Boliviano" que foi o evento maior das embaixadas
    de países sul=americanos, não relatados na mídia. Questões comerciais com os países europeus, cercadas de interesses de lobies e políticos corruptos, enfim, para o prazer do leitor.

    ResponderExcluir