Cassio Carvalheiro

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

“QUADROS E HAICAIS” - uma Coletânea

 “QUADROS E HAICAIS” - Apresentação 
http://licburlesco.blogspot.com/2013/10/lancamento-de-quadrose-haicais-quadros.html

No ano (2000) fotos e quadros produzidos por mim passaram a servir de temas para os primeiros exercícios de composição de Haicais. Sem métrica ou rima, essas composições tinham apenas os três versos do Haicai. A contextualização do tema procurava, sim,  o compartilhamento de sentimentos, a transformação do objeto literário (poemeto) em objeto estético, o haicai.

Entre os anos 2.000 a 2004 “compus muitos haicais, entre imagéticos, ideológicos e libertinos”, sem imaginar que  aquelas sensações permaneceriam incólumes no decorrer desses anos todos. Organizei, então,  uma coletânea de Quadros & Haicais que pendurei na parede do tempo, onde essa coletânea  revelou seu potencial de experiência  enriquecedora, espiritual, intelectual e criativa, e apesar de coletados em eventos datados, duradouros.   

Uma Introdução  e uma  descrição  sucinta  dos  Quadros e dos Haicais , preparam o espírito do leitor para  uma seção de  Vinte quadros e haicais , seguidos de contextualizações  colimados com  o  objetivo da coletânea , afirmado pelo Autor em seus comentários finais junto com os seus agradecimentos.
"Quadros e Haicais"  concluído em 2003, revisado em sua estrutura em 2013,  será editado     a cores caso não resulte muito cara a impressão. (dezembro, 2013).

 A seguir mostramos, uma triíade de  quadros e haicais da coletânea


(Q & H/01)
A Ponte



A Vila cresceu,
Cruzando o rio,
Virou cidade.
(j.nagado)




(Q & H/02)
A Igreja


A Igreja dos homens
Aponta para o céu
A cruz da sua fé.



(j.nagado)




(Q & H/03)
A Ladeira


Tarde modorrenta,
Na romântica ladeira,
A sombra aumenta.
(j.nagado)



Estudo

São Luiz do Paraitinga (SP), dia de Corpus Christi (22/06/2000)

A Igreja ainda vazia, esperava o povo agitado bem perto dali, nas ruas próximas com o chão enfeitado.
A Ponte sobre águas ligeiras, cartão postal da cidade, permanecia em sua pose solene, desejando   boas vindas ou de feliz regresso aos visitantes.

O sol oblíquo da tarde projetava nas pedras irregulares da  ladeira deserta as sombras das antigas casas.
(Em clima de expectativa a cidade toda foi para a rua principal, ver passar a Procissão de Corpus Christi, deixando momentaneamente desertas a ponte, a ladeira e a Igreja.)

(j.nagado)
(j-nagado - Quadros e Haicais - 28.02.2002) 









========================================================================

Comentários finais do Autor

A postagem de “Haicais e o Burlesco”, no blog Confrarias do Riso – http://licburlesco.blogspot.com, em 19.07.2012, evidenciou um público interessado no haicai,  o que serviu de  estímulo para publicar a coletânea “Quadros & Haicais”,  citada naquela postagem.    
A coletânea  “QUADROS & HAICAIS”  composta entre os anos 2001 e 2003, ficou sob suspeita de Imaturidade renitente no decorrer dos  “cinquenta anos”   (até  2005), adquirindo espaço na verve da terceira idade precoce, a partir dos “sessenta anos” do autor.
O “amador-ecimento” tardiamente revisto (2013)  nos Quadros & Haicais cometidos nos permitiu dizer:
-   A coletânea apresenta fidelidade temática e estética com  o objetivo pretendido.
- Contextualizações temporais e concisas envolvem a temática e a estética de cada Quadro.
-  O haicai não se apega ao texto   e procura a concisão no próprio quadro : é antes a arte de, com o mínimo, dizer o suficiente”. 

José Nagado

Agradecimentos

Agradecimento especial à Sra. Celeste Mascarenhas, Diretora do Conservatório Musical Jardim América pelo apoio dado a partir da seleção dos quadros e comentários feitos logo ao início da organização da coletânea, em 2001. 
Aos amigos ,..................................................................................................................................nosso grato reconhecimento pelo estímulo recebido. .



JOSÉ NAGADO – 28.10.2013



3 comentários:

  1. Com referência a custo de impressão, você tem um dos maiores conhecedores do ramo gráfico-editorial ao seu lado. Com certeza ele lhe assessorará, garanto, com muita competência. Boa sorte! Abs Freitas

    ResponderExcluir
  2. Fui surpreendido pela qualidade simples das composições. Não tenho conhecimento suficiente para julgar a qualidade artística, mas causou-me muito boa impressão o conjunto de imagens e hai-cais.

    ResponderExcluir
  3. Uma tese (qualidade simples das composições), uma antítese sofisticada (não tenho conhecimento para julgar a qualidade artística) e uma síntese genial (causou-me muito boa impressão o conjunto de imagens e hai-cais). Obrigado, Luiz Roberto.
    (57 anos de amizade, acreditem!)

    ResponderExcluir