Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 15 de março de 2012

CATEGORIAS DO BURLESCO - ESPIRITUOSO


CATEGORIAS DO BURLESCO  

Esta seção apresenta uma visão prévia do  Espirituoso, tal como já foi feito para a Categoria Genial.  

ESPIRITUOSO
Esta categoria define o espírito, a graça e a vivacidade dos estilos praticados por indivíduos que, se não provocam gargalhadas, têm o poder de estimular  o riso, questionando e às vezes simplesmente detonando códigos e padrões culturais, reguladores das ações humanas,  individuais e coletivas, responsáveis por manifestações  sobre o modo de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores, criações materiais, etc.
Em geral reconhecemos essa capacidade de captar o cômico, o divertido, etc, do  “homem de espírito”  na pessoa que faz réplica direta a seus interlocutores, responde ao que lhe tenha dito  um interlocutor ausente, e  na maioria das vezes, se ocupa de todos, presentes ou não, aproveitando–se do senso comum encontrado nos códigos e padrões culturais de seus interlocutores.
A isto podemos acrescentar que o “homem de espírito usa de sua Competência para esboçar com sutileza cenas de comédia, mas esboçá-la tão discretamente, tão leve e rapidamente, que tudo já esteja acabado quando começarmos a nos aperceber dela”. (sic, Bérgson, Henri – ref. 16).
    


Espirituoso
A piada contada por Viggiano, Alan. Mil Piadas de Salão.  Brasília. André Quicé Editor. 2000 (ref. 6)  traduz bem a idéia do Espirituoso.

Está o velho e rabugento professor argüindo e o “disgramado” (desgraçado) não respondia uma certa.
O professor não resistiu,  virou-se pro bedel e berrou:
- Bedel, vai lá fora e me traga um monte de capim...
E o aluno, no mesmo ritmo:
- E pra mim, um cafezinho, por favor.

( foto do aluno, espezinhado, desta vez sai  airosamente da rinha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário