Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 8 de março de 2012

2.4.3 LASTRO CONCEITUAL - Psico – fisiologia - cont.(1)


 2.4.3 LASTRO CONCEITUAL  - Psico – fisiologia  - cont.(1)

Tendência 
É o ato de optar por algo, uma escolha entre várias alternativas, ou; uma vontade natural irrefletida no subconsciente, que se transforma em um comportamento com ou sem a devida consciência do indivíduo.
"Tendência" do latim tendentia :significa tender para, inclinar-se para, ser atraído (a) por algo que chamou a sua atenção.
Quando a psicologia trata de tendências, está se referindo  a disposições orgânicas e psicológicas que podem se envolver nas atitudes de um indivíduo, em relação a qualquer estímulo. O estado ou situação de suas condições físicas e morais resultante,  lhe determina o comportamento e neste sentido, corresponde à mobilização de energias pelo  indivíduo, com objetivo integrativo para reverter eventual situação de “déficit” físico ou  moral.
O comportamento burlesco é caracterizado por variadas formas de reação do indivíduo ao ambiente humano, e nem sempre se manifesta de acordo com aquilo que se considera comumente de “normalidade”  na maneira de integrar suas tendências.
Tendência, em geral, implica a lembrança de um dano precedente ou nasce de um condicionamento. Por exemplo, quando uma tendência não tem seu curso normal, pode causar no indivíduo uma insatisfação temporária (privação), mas, se bloqueada, pode transformar-se em causa de insatisfação definitiva (frustração), quando seus objetivos lhes parecem inacessíveis e principalmente quando as  intransigências das  normas culturais lhes bloqueiam qualquer satisfação de suas tendências.
Agressividade, ansiedade, recalque, reação interna de defesa em relação  aos recalques, adaptações às exigências do meio (obstáculos físicos ou tabus morais, etc), são termos associados a essa sensação de impotência que o indivíduo sente quando vê suas tendências bloqueadas.
Como resposta de fuga, o indivíduo pode mostrar em seu comportamento, atitudes de negação, isolação,  deslocamento,  alienação, regressão, sublimação, etc. que os  psicanalistas costumam chamar de sintomas patológicos.
Diz-se então, ser inerente à natureza humana, encontrar em si mesmo, a origem das  próprias adaptações ao ambiente, através de transformações (transitórias)  de comportamentos que podem ser justificadas por:
-          tendências adquiridas, integradas com a sua maturidade física e mental.
-          operações mentais já realizadas anteriormente, que motivam de forma instintiva ou perene, uma transformação de comportamento para uma nova situação ou  associadas a uma  condição de ameaça (risco dissociativo).
-          tensões, representados por obstáculos sociais ou modelos culturais  de ação .
-          a personalidade,  que limita suas possibilidades como ser normal.

Hábitos conscientes ou não, decorrentes das tensões ou motivações recebidas do meio, completam o comportamento desse indivíduo, cuja mente realiza operações que visam garantir sua existência e persistência ou pelo menos, garantir a  tendência à estabilidade interna que esse organismo fisiológico forma com o ambiente. (He! He! He!).
Em outras palavras, o equilíbrio e a satisfação do indivíduo resulta da supressão das tensões ou motivações recebidas do meio, através do seu esforço orientado  em direção a atos e comportamentos que realizem objetivos ou que a sua natureza determine. 
Filloux, J.C. (ref. 1)  atribuindo a noção de tendência a uma necessidade, associa essa noção a uma extensão do princípio fisiológico da homeóstase e Allport, Gordon W. (ref.2), amplia o conceito de personalidade (“tem as propriedades de um  sistema”) e afirma em seguida que “Muitas regulamentações psicofisiológicas seguem os princípios da homeostasia”.

Valores 
Alguns indivíduos assumem valores que excedem as expectativas esperadas por suas tendências, e acabam por adotar comportamentos  que mascaram sua personalidade com atos e atitudes falsos que a comunidade logo percebe.  E ri.
Exigências do meio social podem ser responsáveis por diversos tipos de comportamentos burlescos do indivíduo, quando ele tenta se adaptar  a determinados esquemas de valor predominantes nesse ambiente, mas que não são os seus, onde ele  observa que :
- tem  modelos a imitar,
- terá recompensas por bom comportamento e 
- terá  punições por comportamentos  reprováveis,
  
(j_nagado – 06.03.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário