Cassio Carvalheiro

terça-feira, 18 de agosto de 2015

UNINHUMA – 01.2015 - Mensalão e Petrolão....(16.08.2015)





UNINHUMA – 01.2015 - Mensalão e Petrolão....

Brasileiros,   


DEFENESTRADOS (http://licburlesco.blogspot.com/2015/02/cronica-defenestrados-07032001.html) crônica de (07.03.2001), lembra o episódio recente (1992) na história do Brasil, que foi o Impeachment do Presidente Collor, primeiro Presidente eleito (1989) pelo voto direto, após o regime militar (1964-1984). 


As manifestações de hoje, dia 16.08.2015, no Brasil inteiro, pelo impeachment da PRESIDENTA DILMA nos encheram de esperanças, mais uma vez. Fiz meu solitário protesto na Avenida Paulista, até as 16 horas e agora escrevo este post.
 


A UNINHUMA,



do brasileiro honesto, estupefato, vê  que o Mensalão e a corrupção na Petrobras, estão identificados como frutos da mesma organização criminosa.

Sob o título "Da mesma árvore", José Casado (O Globo) nos propicia um texto sobre um “estado de coisas” terrificante neste país, em pleno século XXI. Veja o texto 
Da mesma árvore” , por José Casado, O Globo 
noblat.oglobo.globo.com/geral/noticia/2015/08/da-mesma-arvore.html      




UNINHUMA procura captar, no relato insólito da armação contada por José Casado, a imagem cômica da participação de personagens nominalmente citadas ou reconhecidas no ambiente em que o episódio é contado.

Palácio do Planalto, janeiro de 2003.


Lula degusta a primeira semana no poder, em conversa com os ministros José Dirceu (Casa Civil), Antônio Palocci (Fazenda) e Miro Teixeira (Comunicações).


Preocupam-se com o novo Congresso, que toma posse no mês seguinte. Lulla chegou à Presidência com 52 milhões de votos, mas o PT não conseguiu ir além dos 18% das (504) cadeiras na Câmara, com 91 deputados federais.


Discute-se “como é que se organiza” a maioria no Legislativo. O Zé sai na frente com a sua proposta, que deveria dominar o “Congresso burguês”, numa evocação aos “300 picaretas”, que Lula (1993) usara ao se referir à maioria dos parlamentares federais.


Era este o ambiente no cerne de um partido político que inicia seu mandato. 


“Lulla escuta, sorridente, a ideia de usar cargos com fatias do orçamento do governo e das EMPRESAS ESTATAIS, para compor a “maior base parlamentar do Ocidente”.


Palocci e Miro em oposição, sugerem alianças a partir de projetos específicos — a começar pelo “ajuste fiscal” —, até para atrair parte da oposição, o PSDB de Fernando Henrique Cardoso, sociólogo que exibia o orgulho de ter passado a faixa presidencial ao operário transformado em símbolo da democracia industrial brasileira.


Palocci e Miro insistem. Acabam atropelados.


A proposta de Dirceu escondia e mistificava, tanto quanto revelava, coisas que o deputado líder do PTB, Roberto Jefferson, iria revelar em junho de 2005, à CPMI dos Correios. Essas revelações deram curso ao que se chamou de Mensalão.


Em 14/09/2010 ·morre o ex-deputado José Janene,  ex-líder do PP, um dos réus do esquema do Mensalão.


A operação Lava Jato da Polícia Federal, lançada em 17 de março de 2014, confirmou que a Petrobrás teve suas diretorias divididas entre partidos políticos, no esquema de corrupção que se denominou Petrolão. A Petrobras foi partilhada pelo PT de Dirceu, e Janene, do PP, logo partilhada também por líderes do PMDB.


O juiz Federal Sergio Moro é o grande “hoteleiro” dos políticos e empresários participantes desse fabuloso esquema de corrupção.


Dirceu, já condenado e preso pelo seu envolvimento no Mensalão, havia entrado com pedido de habeas corpus para evitar nova prisão, desta feita pelo envolvimento no Petrolão.  Resultado: o Juiz Moro não se fez de rogado. Dirceu foi preso novamente em 03.08.2015.


O Mensalão e a Rádio FM


A história sugere ter havido intensa romaria ao quarto andar do Planalto, onde o secretário-geral do PT Silvio Pereira e o tesoureiro do partido Delúbio Soares loteavam cargos entre aliados. Dirceu homologava, auxiliado por Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura, mais conhecido como “FM”. Certos “romeiros” ficaram conhecidos no Congresso por ouvirem muita rádio ‘FM’ no Planalto (kkkk).
(o eficiente auxiliar do Dirceu, o “mui amigo FM” também foi preso pela operação Lava Jato, no dia 03.08.15).

(josé nagado – 17.08.2015)

4 comentários:

  1. Uninhumas apenas ironizou o ambiente maquiavélico onde petralhas faziam seus planos.maquiavélicos! O "FM" deixou de ser um personagem não documentado no
    blog: (http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/lava-jato-pt-nao-via-problema-em-aceitar-dinheiro-ilegal)-diz-delator. Agora a preocupação da cúpula petista é tentar desvincular o Mensalão do Petrolão, realmente a grande furada dos Petralhas. (J.N)

    ResponderExcluir
  2. Devidamente resumido! Gostaria de saber quando o "chefe" vai se hospedar também em Curitiba, porque se não for lá não será em outro lugar pois em todos os outros ele continua "chefe"...

    ResponderExcluir
  3. Minha memória agradece essa retrospectiva.

    ResponderExcluir
  4. Luiz Roberto, obrigado pelo comentário. É preciso estimular a memória das pessoas, resgatando os fatos históricos. Se essas memórias ficassem impressas no DNA das pessoas e seus descendentes, todos os brasileiros já estariam preparados para o processo de Impeachment da Presidenta Dilma.

    Sugiro dar uma olhada em behaviorismo e condicionamentos, no link deste blog:

    2.4.1 Construindo Comportamentos - comentários finais
    http://licburlesco.blogspot.com/2012/02/241-construindo-comportamentos.html

    Nagado (09.10.2015)

    ResponderExcluir