Cassio Carvalheiro

segunda-feira, 23 de março de 2020

TAG 5 MC 09 – POLIMORFISMO EDITORIAL -




TAG 5 MC 09 – POLIMORFISMO EDITORIAL

 https://licburlesco.blogspot.com/2020/03/tag-5-mc-09-polimorfismo-editorial.html


João Almino e Ignácio de Loyola Brandão, eleitos imortais da Academia Brasileira de Letras, em 2017 e 2019, respectivamente, prestigiaram a atitude da jornalista Lucia Guimaraes, que agradeceu o autor desta mini crônica, no final de sua coluna no Caderno 2 do Jornal O Estado de São Paulo, de 31.05.2010.
A declaração da jornalista:

Dislexia. A coluna de 17 de maio saiu com o título Poliformismo Editorial, quando o correto era Polimorfismo Editorial. Reli o texto inúmeras vezes e não notei. O leitor José Nagado generosamente me informou da discrepância entre o que se passava na minha cabeça e o que digitei no texto. Uma pena que não encontrei com o José Nagado antes de tomar o ônibus calçando uma sapato preto e outro marrom. 

                                                                                  
Essa declaração surgiu ao final de breve debate entre a jornalista LUCIA GUIMARAES e o autor desta crônica, a respeito do título “Poliformismo Editorial”, que encabeçava a matéria polêmica envolvendo o posicionamento editorial   do Wall Street Journal e do New York Post. As referências estão indicadas a seguir:

1. Ref. Caderno 2 – 17.05.2019 – O ESTADO DE SÃO PAULO
“Poliformismo Editorial” – L.G (jornalista)

2. Em 20 de maio de 2010 17:00, José Nagado <j_nagado@hotmail.com> escreveu:

Cara, li as cinco colunas do texto no jornal e não encontrei coerência no título.

A pergunta é simples: poliformismo ou polimorfismo ? (J.Nagado)
  

3. Date: Thu, 20 May 2010 16:24:47 -0400
Subject: Re: Poliformismo ou Polimorfismo
From: 
lucia.guimaraes@estadao.com.br
To: 
j_nagado@hotmail.com


Caro, não entendi bem a pergunta final mas, na coluna, me refiro ao fato de que, no mundo da Internet, um jornal com uma agenda ideológica, encontra mais facilidade em difundir rumores sem "sujar as mãos. (Lucia Guimarães)

4. Date: Thu, 20 May 2010 17:43:09 -0400
Subject: Re: Poliformismo ou Polimorfismo
From: lucia.guimaraes@estadao.com.br
To: j_nagado@hotmail.com

Desculpe, não enxerguei a pergunta na tela pequena. POLIMORFISMO.
(Lucia)


Encerramento
RE: Poliformismo ou Polimorfismo

Em 20 de maio de 2010 14:37, José Nagado <j_nagado@hotmail.com> escreveu:


Sra. Lucia Guimaraes, boa tarde!

“A diferença, agora, é que não há mais fronteiras de decoro editorial”.

A frase sugere que havia diferenças entre o posicionamento editorial   do Wall Street Journal e do New York Post e que agora, o editorial de ambos os jornais romperam as “fronteiras do decoro editorial”, isto é, estariam praticando um “POLIMORFISMO EDITORIAL”, uma criativa expressão para significar que um editorial conserva as operações do outro.

Estou errado ao considerar “Polimorfismo Editorial” e não “Poliformismo Editorial”?

JoséNagado




Livraria Cultura – 01.06.2010 - terça
Tarde de autógrafos
Joao Almino – “Cidade Livre”

Uma amiga convidou-me para a tarde de autógrafos do Diplomata e Escritor João Almino, que lançava o livro “Cidade Livre”, ambientado em Brasilia. Não o conhecia pessoalmente. Foi ótima essa tarde, pois conheci de uma só vez, dois futuros imortais da ABL.  Relatei para a minha amiga:

Foi muito estimulante a noite de autógrafos do escritor e diplomata João Almino, na Livraria Cultura (01/06/2010). Admirador dos que colocam nas letras, sua sinceridade e força de seus pensamentos, vemos, naqueles que os apreciam, o brilho intelectual desse reconhecimento e isso observei na sua interação com diversas figuras presentes no evento.
João Almino, autor de “Cidade Livre” e Ignácio Loyola Brandão, autor de crônicas que aprecio há muito tempo, deram o toque pessoal no terreno privado da minha admiração.
O toque de elegância: Ouvi, de um paciente e diplomático João Almino, sua exposição em relação à pergunta que insinuei saber muitas vezes ter sido feita – “Por que Brasília?” – cuja resposta ficou conhecida na mídia, feita pelo autor e pela   senhora Walnice Nogueira Galvão, também presente no evento.
O toque do inusitado: Loyola, parecendo um velho conhecido meu, acredite se quiser, surpreendeu-me como leitor da nota publicada pela jornalista Lúcia Guimarães, do “Estadão”, a respeito de sua declarada dislexia, que um senhor José Nagado apontou no título de uma coluna dela: Polimorfismo (Poliformismo) editorial.
É uma pena que muitos assuntos ficaram não concluídos no burburinho desse evento, certamente um grande evento intelectual.


(Nagado - 23.03.2020)

3 comentários:

  1. Parabéns ao amigo José Nagado, que foi, pois é, um leitor perspicaz e inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Atenção e vigilia nos pequenos detalhs!

    ResponderExcluir
  3. Hideaki HH
    Seg, 22/06/2020 22:12
    Mais ações
    Nagado, fiquei perplexo e ao mesmo tempo surpreso em saber que entre nós tenistas há um intelectual.

    Parabéns .

    Hideaki

    ResponderExcluir