Cassio Carvalheiro

sábado, 14 de março de 2020

TAG 5 MC 04 - Caderneta de anotações




TAG 5 MC 04 - Caderneta de anotações



Ignácio de Loyola Brandão, o mais novo membro da academia brasileira de letras (ABL-2019), diz que frequentemente utiliza anotações de suas cadernetas para contar seus "causos".

Em 1959 ganhei uma cadernetinha, onde  anotava meus gastos, telefones de amigos de trabalho ou do futebol, enfim, coisas do mundo de um adolescente de 14 anos.

Esse costume se consolidou em muitas outras cadernetas onde ficaram  anotações  dos tempos do ginásio, colégio e faculdade, de viagens, bailes, e jogos de futebol, lembranças da inesquecível galera da juventude.


Ganhos com aulas particulares  de matemática e física, que me garantiram sobrevivência como estudante, ficaram na memória  de cadernetas, algumas  ainda guardadas com o zelo de Loyola Brandão.

Literatura, teatro e cinema eram um forte apelo para o jovem  universitário de então, exigindo anotações oportunas  para subsidiar aquele papo esperto com a admiradora do futuro engenheiro.
 
A cadernetinha evoluiu em conteúdo no decorrer dos anos, mesclando pensamentos  filosóficos, políticos, e outras estruturas importantes para  desenvolvimento  de trabalhos deste escriba.
 
Para rever o conteúdo peguei uma caderneta, aleatoriamente, e li as anotações que havia feito:
-roteiro e marcações de uma viagem que fiz ao Leste Europeu em abril/maio de 2013.

- uma satírica referência ao conceito de campo semântico ("f.p" e políticos no mesmo saco)

- lista de temas a serem discutidos no "plenário" da Associação dos inéditos das letras(AIL)

- Filosofia e o Burlesco - primeiro contato com o filósofo Zizek. Cômico e estarrecedor.

- Lucia Guimarães e Siegel - dois ilustres jornalistas brigam por espaço na 2.a-feira do Caderno 2 do Estadão.

Extraídas de uma única caderneta, essas anotações foram focalizadas em postagens no blog Confrarias do Riso. Oportunamente divulgarei links referentes a essas postagens na forma de comentários a esta mini-crônica.

j.n (20.02.2019)


Nenhum comentário:

Postar um comentário