TAN
00.11.02 – ESTEREÓTIPOS E BARTHES – final
Introdução
A
importância dos “Estereótipos” foi justificada na formação da estrutura do
Burlesco com base na definição de Barthes, em relação ao uso dos chamados
“mitos” (ou falas) como formas de aplicação de “Ideologias”, pelo Poder. Lembramos que os Fundamentos “Lógicos”,
“Ideológicos” e “Comportamentais”, são os Fundamentos basilares da estrutura que
definimos no “Burlesco”.
Nesta
postagem, consideramos ideias de “Estereótipos” alinhadas a posturas que implicam conceitos do cômico, do humor e do chiste, respectivamente,
relativos àqueles fundamentos (Lógicos, Ideológicos e Comportamentais) mostrados
na estrutura do “Burlesco”.
Em “Os dez amigos de
Freud”, (Rouanet, Sérgio Paulo –– São Paulo: Companhia das Letras, 2003), ref.
(17), o autor comenta que Freud usa a obra de Mark Twain enquanto fonte de
exemplos e justificativas para suas teorias, inclusive para a Teoria
Freudiana do Chiste, do Cômico e do Humor, que utilizamos como referência para
o desenvolvimento da estrutura do Burlesco. Freud fornece prescrições
básicas de posturas para a ocorrência do Cômico, Chiste e do
Humor.
CONFRARIAS DO RISO -TRASMONTANO - 001.2012
Sob este título são comentadas
no blog, contribuições sobre o uso de termos e conceitos definidos no “Burlesco”. Ver
link:
https://licburlesco.blogspot.com/2012/06/confrarias-do-riso-trasmontano-0012012.html
E-mail de (26.05.2012) da CONFRARIAS DO RISO – TRASMONTANO, dos amigos
José Neves e Transmontano, comenta essa postagem, conferindo
conceitos sobre o Cômico, o Chiste e o Humor, segundo Sigmundo Freud
(1856 – 1939) –pssiquiatra, postado no blog em (2.4.1) – Revendo
Comportamentos – (f) Inconsciente.
“Caro José
Entrei no Burlesco e me
encontrei com as bizarrices argentinas, e elas parecem estar fazendo um
tremendo sucesso na propaganda brasileira. Não me recordo de haver visto essa
que comentaste, mas há outras 3 atualíssimas que podem traduzir
perfeitamente conceitos do Burlesco:
1. Sandálias Havaianas - no
ponto de venda: (cômico)
Alguns argentinos e
brasileiros discutem sobre quem seria mais "engraçado",
brasileiros ou argentinos?
Entretanto, um dos
argentinos pergunta ao atendente da loja se não teria
sandálias Havaianas estampadas com a bandeira Argentina. O atendente
não consegue parar de rir e os brasileiros finalmente concordam: os argentinos
são mais engraçados.
Pessoalmente, vejo nessa
propaganda, um quase símbolo nacional representado pelo produto
(sandália), ameaçado de ser "manchado" por um símbolo argentino (a
bandeira). Ridículo, bizarro, impossível!
2. Carro Fox - dentro do
carro (humor)
Um rapaz, supostamente gay,
confessa, depois de 5 anos de relacionamento, ao seu parceiro, que ele não é
brasileiro, e sim argentino (impossível não saber pelo seu sotaque
inconfundível), ao que o parceiro brasileiro, sem dar a menor importância
ao que o outro falou, responde com uma pergunta: Tudo o que precisávamos para o
churrasco coube no carro? E o vídeo corta para a enorme quantidade de coisas
que cabem no carro.
Aqui eu detecto uma reconciliação
das culturas nacionalistas brasileira e Argentina, quase sempre antagônicas.
Não importa se um é brasileiro e o outro é argentino; o que importa é que estão
juntos, ainda que pareça ter sobrado uma ponta de inocência para o
argentino, ao imaginar que o outro não sabia da sua nacionalidade.
3. Coleção de autores
brasileiros, portugueses e hispânicos em geral (acho que era da Folha).
(chiste)
Um peruano, um português e
uma "mãe" argentina revelam seus estereótipos:
O português queixa-se das
anedotas habituais;
O peruano queixa-se de que
só aparece "tocando su flautita";
E a "mãe"
argentina queixa-se de que "y yo....(levanta-se após longo silêncio)...más
respeto, por favor".
É cruel, mas sutil e
sublime.
Abs. e bom fim de semana.
JC - 26/05/12
COMENTÁRIOS do editor do blog.
Vamos conferir essas
posturas (Cômico, Humor e Chiste) com os correspondentes estereótipos aos quais
estão alinhados.
1. A primeira piada
reveste-se de uma postura do CÔMICO.
O argentino
tenta colocar do seu lado o julgamento crítico do interlocutor
(brasileiro), mas o faz de forma cômica. O amigo Neves se diverte:
“Ridículo, bizarro, impossível!”
2. A segunda piada mostra a
postura do HUMOR.
Ao fazer pergunta o
brasileiro pretende ficar desobrigado da necessidade de experimentar sentimentos
penosos (reconhecer a parceria homossexual), ou como analisa o Neves, “pareça
ter sobrado uma ponta de inocência para o argentino, ao imaginar que o outro
não sabia da sua nacionalidade”.
3. A terceira piada, como
diz o Neves, “É cruel, mas sutil e sublime” e associa a postura do chiste,
revelando o condicionamento do interlocutor (brasileiro?), em relação ao
estereótipo transferido pela mãe do argentino :"y yo....(levanta-se após
longo silêncio)...más respeto, por favor".
Observando a atitude do
brasileiro, sua postura mostra que ele tenta se livrar das inibições e do
julgamento crítico do interlocutor. Obs.: Para Freud, tal comportamento revela
um sentimento de inferioridade.
4. Comentários finais
Estas posturas são tratadas no
“Burlesco”, justificando os protocolos lógicos, ideológicos e comportamentais
em que se baseiam os Estilos de Comportamentos Burlescos.
Os estereótipos (do
brasileiro, do argentino e do peruano) são pura ficção, como se pode ver. Kkk
Espero ter sido bastante claro na explicação do conceito
de “Estereótipos” embora acredite que nem todo leitor irá rir de um “estereótipo” que lhe grude na pele.
(j_nagado – 01.06.2012/31.01.2018)
As propagandas citadas
realmente são muito boas e foram bem colocadas. Apenas não vejo que o argentino
da propaganda do FOX seria supostamente gay.
Quanto as posturas citadas, no conceito que tenho de cada uma elas (chiste, cômico, humor) senti dificuldade em distingui-las da forma como foi feita pelo autor do blog.
Continuarei acompanhando o blog para entender melhor os conceitos.
Abraços,
Quanto as posturas citadas, no conceito que tenho de cada uma elas (chiste, cômico, humor) senti dificuldade em distingui-las da forma como foi feita pelo autor do blog.
Continuarei acompanhando o blog para entender melhor os conceitos.
Abraços,
(j.nagado/06.06.2012)
Refletindo sobre o
comentário do Gustavo, acho que ele tem um bocado de razão quando diz que
"Apenas não vejo que o argentino da propaganda do FOX seria SUPOSTAMENTE
gay".
A expressão "supostamente gay" utilizada pelo narrador, ajuizada pela filosofia criada por Thomaz Reid (1710-1796, faz apologia do senso comum ao expor a ideia particular de uma cultura específica (a do brasileiro) em relação
a (todo) argentino, o que deixaria de ser politicamente correta a piada. Entretanto, de acordo com o contexto, olhando-se para o quê é constante na pessoa, percebe-se que aquele (específico) argentino é SINTOMATICAMENTE gay.
Reid creditava ao senso comum a base de todo o pensamento filosófico. Contemporâneo e crítico do cepticista David Hume, Reid afirmava que o mundo está à nossa vista para que façamos julgamentos claros sobre aquilo que vemos, preto ou branco, certo ou errado, gay ou não.
Talvez não se deva levar essa preocupação filosófica ao plano consular e admitir politicamente que o Messi é o melhor
jogador de futebol do mundo. Isto deixaria os argentino felizes e eles esqueceriam a questão.
(Vejam até onde a preocupação com a ética pode levar um blogueiro).
(j.nagado - 06.06.2012)
A expressão "supostamente gay" utilizada pelo narrador, ajuizada pela filosofia criada por Thomaz Reid (1710-1796, faz apologia do senso comum ao expor a ideia particular de uma cultura específica (a do brasileiro) em relação
a (todo) argentino, o que deixaria de ser politicamente correta a piada. Entretanto, de acordo com o contexto, olhando-se para o quê é constante na pessoa, percebe-se que aquele (específico) argentino é SINTOMATICAMENTE gay.
Reid creditava ao senso comum a base de todo o pensamento filosófico. Contemporâneo e crítico do cepticista David Hume, Reid afirmava que o mundo está à nossa vista para que façamos julgamentos claros sobre aquilo que vemos, preto ou branco, certo ou errado, gay ou não.
Talvez não se deva levar essa preocupação filosófica ao plano consular e admitir politicamente que o Messi é o melhor
jogador de futebol do mundo. Isto deixaria os argentino felizes e eles esqueceriam a questão.
(Vejam até onde a preocupação com a ética pode levar um blogueiro).
(j.nagado - 06.06.2012)
Fim.
Este Post e comentários originais (dos leitores e do editor do blog) será republicado para servir de referência para o CONCURSO sobre ESTEREÓTIPOS, que o blog Confrarias do Riso irá lançar. Lembramos que este blog lançou anteriormente o Prêmio PARMÊNIDES, vencido com todos os méritos pelo amigo José Neves que recebeu o prêmio com toda a pompa e circunstância, merecidas. (josé nagado, 24.10.2018)
ResponderExcluir