TAN 00.11.03 - ESTEREÓTIPOS E BARTHES – 04 (conclusão)
https://licburlesco.blogspot.com/2012/06/estereotipos-e-barthes-04-conclusao.html
Observação
Esta postagem (link) foi citada ao início do tratamento deste tema e sua inclusão aqui, deve-se a importância da Função Heurística dos mitos para o personagem, avaliado como aquele que assume um determinado estereótipo.
Conclusão
Observação
Esta postagem (link) foi citada ao início do tratamento deste tema e sua inclusão aqui, deve-se a importância da Função Heurística dos mitos para o personagem, avaliado como aquele que assume um determinado estereótipo.
Conclusão
Mostramos resumidamente a relação entre os conceitos de mitos, estereótipos e ideologias.
Chamamos a atenção para a função heurística dos (mitos) estereótipos através dos quais podemos avaliar o personagem burlesco com a profundidade de seus conflitos, a superficialidade de suas alegrias e o peso de suas perdas, que regula seu comportamento ou acusa seus problemas psicológicos. Além de ajudá-lo a desfrutar o burlesco, o conceito de mitos oferece um meio para a leitura (semiótica) contextualizada de atitudes e cursos de ação alternativos e as conseqüências para o personagem e dessa forma, também para o próprio leitor! Esta é uma função terapêutica do Burlesco, possibilitada pela satirizarão das “falas” donde se extraem “ideologias” nem sempre bem esclarecidas do falante.
A característica mais importante da ideologia é que ela quer, antes mostrar a verdade “que se tem de seguir”, mostrar um conjunto de enunciados que conduzam à reflexão sobre outros conjuntos de enunciados e assim por diante, sejam quais forem os fundamentos utilizados para evitar o “o jogo de dar e pedir razões”. Assim, é intrínseco à ideologia tomar o valor burlesco dos predicados dos fundamentos mitológicos, teológicos e morais para proceder ao engodo, a ilusão ou o erro de indivíduos de certas camadas da população quanto à sua visão de mundo. .Os indivíduos dessas camadas, por exemplo, se apropriam de visões alienadas que os levam a perceber o capital sempre transfigurado em valor, os bens de consumo em status, as situações em oportunidades, as pessoas em degraus para a ascensão social e assim por diante.(extrato do Burlesco - 3.3.1- Expansão do conceito de fundamentos do Burlesco)
A ideologia, na estrutura do Burlesco está associada a fundamentos mitológicos, teológicos, filosóficos e morais, comprometidos com os estilos do burlesco. A postagem de (29.01.2012) – CONFRARIA DO RISO – Raquetadas - 001.2012 – mostra exemplos de utilização dos fundamentos.
(j_nagado – 18.06.2012) republicado em 16.03.2018)
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