Cassio Carvalheiro

terça-feira, 24 de abril de 2018

“BURLESCO“ - Estilos de Comportamento - 01




“BURLESCO“ - Estilos de Comportamento - 01

“Burlesco” - Apresentação

Em 2011, meu livro “ Burlesco”, sobre os comportamentos humanos que denominamos “burlescos”, começou a ser divulgado através do blog “Confrarias do Riso”. Atualmente, pretendemos fazer uma apresentação mais objetiva, visando o desmembramento futuro desse trabalho em outros volumes menores. Apreciem.

Este livro, utilizando uma estrutura inédita, explora os meandros  do comportamento do ser humano que, conscientemente ou não, provoca o riso das pessoa ao seu redor, via de regra aprofundando a aparência cômica, grotesca, caricata, satírica, zombeteira ou paródica de seu caráter, perante uma situação ou estado de coisas.

Nessa estrutura, ao viés multifacetado do ser humano, genérico, associamos ao seu caráter, traços de seus fundamentos (lógicos, ideológicos e comportamentais) e de suas tendências, os quais definem campos potenciais de geração do riso, particularmente caracterizados através de (17) estilos de comportamentos “burlescos”, distribuídos por (4) categorias de estilos (Pobre de Espírito, Gozador, Espirituoso e Genial).

Criada por este autor (engenheiro), essa estrutura é apresentada através de uma expressão matemática “sócio burlesca”, para permitir a especificação desse ser humano, através das correlações do seu caráter aos fundamentos e tendências que o caracterizam.  

A abordagem através dessa estrutura, levou-me a identificar “estilos de comportamentos burlescos”, adotados (inconscientemente ou não) por agentes (protagonistas ou simples personagens) de situações ou fenômenos sociais (principalmente antissociais), para o prazer histriônico de uma plateia sempre ávida por dar boas risadas das coisas engraçadas.

Veja mais, no blog Confrarias do Riso, o link:
(https://licburlesco.blogspot.com/2011/12/burlesco-uma-visao-estruturada-o.html)

(Burlesco-Estilos .. cont. em 02)
(j.nagado 24.04.2018)

Um comentário:

  1. Senhores Leitores, em vista da complexidade e difícil entendimento dos textos relacionados ao ao "Burlesco", , decidimos por uma apresentação reestruturada dos "Estilos de Comportamentos Burlescos". (José Nagado - 25.04.2018)

    ResponderExcluir