Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 29 de maio de 2013

POST – 007.2013 – OS PRÉ-SOCRÁTICOS – (Parte 5.3)

POST – 007.2013 – OS PRÉ-SOCRÁTICOS 
(tertúlia domingueira)

5.3 Os caminhos de Heráclito    

Certamente  muitos filósofos encontraram aspectos pontuais e iluminados nos fragmentos de Heráclito, relevantes para o acesso aos caminhos de suas próprias doutrinas, justificando-se aí a apropriação extemporânea e indébita dos méritos, embora de  “Profundidade histriônica” (o oxímoro), veementemente reclamado pelos Pré-Socráticos .  

Pós-Socráticos

Platão (427 – 347 a.C) e Aristóteles (384 – 322 a.C)  procuraram conciliar (!!)as afirmações de Heráclito com as de Parmênides, visando assim superar o impasse a que chegara o racionalismo grego com a oposição de conceitos dessas duas doutrinas.

Protágoras (480 a.C – 410 a.C) e outros  sofistas (início do séc. V a.C) aproveitaram idéias de Heráclito de Éfeso sobre o valor (utilidade) do conhecimento humano.

Os estóicos (panteístas) adotaram sua teoria cosmológica do fogo primordial ou Logos;  modernamente, Heráclito é considerado o precursor de muitas noções sobre os fenômenos da natureza.

A Heráclito e Parmênides os dois principais filósofos do pensamento pré-socrático interpretados das mais diversas maneiras através dos séculos, couberam-lhes, no terreno da reflexão filosófica, apresentar as questões e respostas, para os problemas e impasses que definiram, nos séculos seguintes, os caminhos da razão no Ocidente.

O painel exposto acima  apresenta sucintamente os primórdios da Filosofia com o prenúncio de uma nova era da razão, sob os auspícios de conceitos primeiros de lógica, metafísica e dialética, onde a dialética, conceituava o princípio de discussão de qualquer tese baseado na elaboração da antítese como processo principal.

Idealismo alemão - Hegel(1770-1831)
Hegel, influenciado pelo pensamento de Heráclito afirmou: “Não existe frase de Heráclito que eu não tenha usado em minha Lógica.”

Vale a pena registrar aqui, o verbete do “Aurélio”: (3).Hist.Filos. Conforme Hegel (v. hegelianismo), a natureza verdadeira e única da razão e do ser que são identificados um ao outro e se definem segundo o processo racional que procede pela união incessante de contrários – tese e antítese  - numa categoria superior, a síntese.
Hegel dizia que as concepções filosóficas do passado eram sem vida, não históricas e tendenciosas. Por isso, defendeu a forte ligação entre História e Filosofia. (entendeu?)

Marxismo - Karl Marx (1818-1883)
O Pré-Socrático Heráclito, para quem a vida resultava da luta entre os opostos, tinha  Marx e Darwin (1809-1882)como seguidores, mas por motivos diferentes. Para Marx (1818-1883), era a luta de classes sociais e para Darwin(1809-1882), era a luta pela sobrevivência da espécie. Cada qual realmente vivia em sociedades opostas uma à outra.

Uma historinha deliciosamente filosófica (cuja origem estou procurando encontrar), dizia que a mulher de Darwin, muito religiosa, recusou a autoria do marido Darwin, para um prefácio em livrinho (“O Capital”, simplesmente)  do Marx, onde este pretendia o engajamento do  biólogo  às suas idéias políticas. Raciocínio equívocado do filósofo ou incongruência dialética ? 

Friedrich Nietzsche (1844-1900),

Conforme relatam suas biografias, Nietzsche e Heráclito possuiam grande afinidade filosófica, mostrando ambos, profundidade nos pensamentos sempre abertos à interpretação bem como semelhanças nos discursos  contrários às crenças religiosas e grande exaltação à vontade de poder. Essa  afinidade com Heráclito extendeu-se à disposição de esmiuçar seu discurso de forma consistente e tentar decifrar-lhes a variedade dos enigmas propostos.


Para reflexão:
Em “ecce homo” – pg.186 – Nietzsche sustenta que a tragédia grega surgiu da fusão de dois componentes: o apolíneo e o dionisíaco....

Em relação às críticas dirigidas à obscuridade de Heráclito, Friedrich Nietzsche sustenta que "é provável que jamais um homem, em tempo algum, tenha escrito de um modo mais claro e mais luminoso." Como se observa, além da proximidade iconoclástica, ambos se aproximam também pela acusada obscuridade nietzscheana.


Heráclito  e a Justiça

A doutrina de Heráclito, especialmente considerada em relação a dimensão da luta e do jogo de contrários, conjugado com a doutrina do Lógos levou os especialistas a uma análise sobre os fundamentos da Justiça e a legitimidade da ordem jurídica, cuja fundamentação  encontra-se nos gregos, considerados os grandes filósofos da Justiça. O complexo pensamento Heraclitiano, conduz a uma profunda perspectiva transdisciplinar, entre o pensar originário nos pré-socráticos e a Filosofia do Direito. Essa concepção de Justiça originada na complexidade do pensamento Heraclitiano  demanda preliminarmente uma aproximação com alguns conceitos básicos, tais como o devir, a luta dos opostos, a prevalência do Lógos. A Razão (Logos) consistiria precisamente na unidade profunda que as oposições aparentes ocultam e sugerem: os contrários, em todos os níveis da realidade, seriam aspectos inerentes a essa unidade.



(Ref. Hilda Helena Soares Bentes - PERCURSOS HERACLITIANOS: A DIMENSÃO DA LUTA, DO JOGO DE OPOSTOS E DO LÓGOS NO CONCEITO DE JUSTIÇA, cita diversas fontes no * Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de Junho de 2010 5513cognominado, por essa razão, de "Obscuro" (Skoteinós) ou "Heráclito, o Fazedor de Enigmas")

(José Nagado - 28.05.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário