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– 007.2013 – OS PRÉ-SOCRÁTICOS
(tertúlia domingueira)
5.3 Os caminhos
de Heráclito
Certamente muitos filósofos encontraram aspectos
pontuais e iluminados nos fragmentos de Heráclito, relevantes para o acesso aos
caminhos de suas próprias doutrinas, justificando-se aí a apropriação
extemporânea e indébita dos méritos, embora de
“Profundidade histriônica” (o oxímoro), veementemente reclamado pelos
Pré-Socráticos .
Pós-Socráticos
Platão (427 – 347 a.C) e Aristóteles (384 – 322 a.C) procuraram conciliar (!!)as afirmações de
Heráclito com as de Parmênides, visando assim superar o impasse a que chegara o
racionalismo grego com a oposição de conceitos dessas duas doutrinas.
Protágoras (480 a.C – 410 a.C) e outros sofistas (início do séc. V a.C) aproveitaram
idéias de Heráclito de Éfeso sobre o valor (utilidade) do conhecimento humano.
Os estóicos (panteístas) adotaram sua teoria cosmológica do fogo
primordial ou Logos; modernamente, Heráclito
é considerado o precursor de muitas noções sobre os fenômenos da natureza.
A Heráclito e Parmênides os dois principais filósofos do pensamento pré-socrático interpretados das mais diversas maneiras através dos séculos, couberam-lhes, no terreno da reflexão filosófica, apresentar as questões e respostas, para os problemas e impasses que definiram, nos séculos seguintes, os caminhos da razão no Ocidente.
A Heráclito e Parmênides os dois principais filósofos do pensamento pré-socrático interpretados das mais diversas maneiras através dos séculos, couberam-lhes, no terreno da reflexão filosófica, apresentar as questões e respostas, para os problemas e impasses que definiram, nos séculos seguintes, os caminhos da razão no Ocidente.
O painel exposto
acima apresenta sucintamente os
primórdios da Filosofia com o prenúncio de uma nova era da razão, sob os
auspícios de conceitos primeiros de lógica, metafísica e dialética, onde a
dialética, conceituava o princípio de discussão de qualquer tese baseado na
elaboração da antítese como processo principal.
Idealismo
alemão - Hegel(1770-1831)
Hegel,
influenciado pelo pensamento de Heráclito afirmou: “Não existe frase de
Heráclito que eu não tenha usado em minha Lógica.”
Vale a
pena registrar aqui, o verbete do “Aurélio”: (3).Hist.Filos. Conforme Hegel (v.
hegelianismo), a natureza verdadeira e única da razão e do ser que são
identificados um ao outro e se definem segundo o processo racional que procede
pela união incessante de contrários – tese e antítese - numa categoria superior, a síntese.
Hegel dizia que as concepções
filosóficas do passado eram sem vida, não históricas e tendenciosas. Por isso,
defendeu a forte ligação entre História e Filosofia. (entendeu?)
Marxismo - Karl Marx (1818-1883)
O Pré-Socrático Heráclito, para quem a vida resultava da luta entre os
opostos, tinha Marx e Darwin (1809-1882)como seguidores, mas por motivos diferentes. Para Marx (1818-1883), era a luta de classes sociais e para Darwin(1809-1882), era a luta pela sobrevivência da espécie. Cada qual realmente vivia em
sociedades opostas uma à outra.
Uma historinha deliciosamente filosófica (cuja origem estou procurando encontrar),
dizia que a mulher de Darwin, muito religiosa, recusou a autoria do marido
Darwin, para um prefácio em livrinho (“O Capital”, simplesmente) do Marx, onde este pretendia o engajamento do
biólogo
às suas idéias políticas. Raciocínio equívocado do filósofo ou
incongruência dialética ?
Friedrich Nietzsche (1844-1900),
Conforme relatam suas biografias,
Nietzsche e Heráclito possuiam grande afinidade filosófica, mostrando ambos, profundidade
nos pensamentos sempre abertos à interpretação bem como semelhanças nos
discursos contrários às crenças religiosas
e grande exaltação à vontade de poder. Essa
afinidade com Heráclito extendeu-se à disposição de esmiuçar seu
discurso de forma consistente e tentar decifrar-lhes a variedade dos enigmas
propostos.
Para reflexão:
Em “ecce homo” – pg.186 – Nietzsche sustenta que a tragédia
grega surgiu da fusão de dois componentes: o apolíneo e o dionisíaco....
Em relação às críticas dirigidas à obscuridade
de Heráclito, Friedrich Nietzsche sustenta que "é provável que jamais um
homem, em tempo algum, tenha escrito de um modo mais claro e mais
luminoso." Como se observa, além da proximidade iconoclástica, ambos se
aproximam também pela acusada obscuridade nietzscheana.
Heráclito e a Justiça
A doutrina de Heráclito,
especialmente considerada em relação a dimensão da luta e do jogo de
contrários, conjugado com a doutrina do Lógos levou os especialistas a uma
análise sobre os fundamentos da Justiça e a legitimidade da ordem jurídica,
cuja fundamentação encontra-se nos
gregos, considerados os grandes filósofos da Justiça. O complexo pensamento
Heraclitiano, conduz a uma profunda perspectiva transdisciplinar, entre o
pensar originário nos pré-socráticos e a Filosofia do Direito. Essa concepção de Justiça originada na
complexidade do pensamento Heraclitiano
demanda preliminarmente uma aproximação com alguns conceitos básicos,
tais como o devir, a luta dos opostos, a prevalência do Lógos. A Razão (Logos) consistiria precisamente na unidade
profunda que as oposições aparentes ocultam e sugerem: os contrários, em todos
os níveis da realidade, seriam aspectos inerentes a essa unidade.
(Ref. Hilda
Helena Soares Bentes - PERCURSOS
HERACLITIANOS: A DIMENSÃO DA LUTA, DO JOGO DE OPOSTOS E DO LÓGOS NO CONCEITO DE
JUSTIÇA, cita diversas fontes no * Trabalho publicado nos Anais do XIX Encontro
Nacional do CONPEDI realizado em Fortaleza - CE nos dias 09, 10, 11 e 12 de
Junho de 2010 5513cognominado, por essa razão, de "Obscuro"
(Skoteinós) ou "Heráclito, o Fazedor de Enigmas")
(José Nagado - 28.05.2013)
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