Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 29 de maio de 2013

POST – 007.2013 – OS PRÉ-SOCRÁTICOS –ambiente filosófico(Parte 5.2)

POST – 007.2013 – OS PRÉ-SOCRÁTICOS - ambiente filosófico (parte 5.2)
(tertúlia domingueira)

 5.2 O ambiente filosófico dos Pré-Socráticos

Cosmologia

Vimos que os pensamentos filosóficos (pueris e superficiais, mas originais”) dos Pré-Socráticos foram vistos  sob a perspectiva cosmológica, “dos quais se serviram grandes filósofos posteriores para sedimentarem suas doutrinas, ainda que elas fossem o contraditório e a simples negação desses pensadores originais”.
Heráclito e Parmênides, principais filósofos Pré-Socráticos, refutaram de vez a cosmogonia e a teogonia da Grécia Antiga porém,  pontos antagônicos os destacaram em aspectos diferentes da filosofia.


Lógica, Metafísica e Dialética

Racionalizações a respeito da lógica, metafísica e dialética contidas nos pensamentos dos Pré-Socráticos, implantaram o ambiente dos primórdios da filosofia ocidental, seara onde importantes filósofos  pósteros colheram as sementes de suas doutrinas.  
Lógica

"O Obscuro" (como Parmênides chamava seu desafeto Heráclito), de  pensamentos aparentemente contraditórios e sem sentido, tinha um amor declarado por Lógos (a lógica, a razão).Embora não  tenha utilizado a lógica tão intensamente quanto Parmênides, os pensamentos de Heráclito a respeito da lógica foram de fundamental importância para pensadores como Aristóteles e Hegel.
O princípio de Identidade  e o princípio de Contradição, da Lógica,  tiveram origem nos pensamentos desses dois filósofos, respectivamente, Parmênides e Heráclito.



Metafísica



Parmênides promove um salto qualitativo da  filosofia, restrita até então somente á investigação da natureza e indo além do mundo sensível, caminhando a partir daí para a Metafísica, seguindo uma concepção totalmente distinta dos pensamentos do “filósofo obscuro” (Heráclito).
Considerado o pai da Dialética, Heráclito (540 – 490 a.C) dizia que “tudo flui”, referindo-se a sua doutrina do estado do fluxo - a “metafísica de Heráclito”  hipocrisia utilizada geralmente  para homenagear sua célebre obscuridade.
A metafísica de Parmênides é definida como a Metafísica da Identidade, significando isto a  “busca da essência imutável e eterna do ser”, contrapondo á mudança constante, de “tudo flui” da doutrina de Heráclito.  
O ser em Parmênides não  nasce e padece; o ser é estático e absoluto; para o ser só existe o “é”.
A grande polêmica filosófica da época atribuia a Parmênides discordar de Heráclito quando este afirmava que nada é permanente, que tudo está em constante mutação, incessantemente (“tudo flui”), de tal forma que  não é possível banhar-se duas vezes num mesmo rio.

Dialética



Heráclito cria uma modalidade de raciocinar, de conhecer o mundo, a  dialética, através da qual  vislumbra a unidade (o uno) pelo viés da contradição: polos opostos (tese e antítese)   constituintes de uma proposição mutuamente relacionada, alcançando-se, ao final, uma visão sintética (síntese) da realidade. 

(José Nagado - 28.05.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário