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– 007.2013 – OS PRÉ-SOCRÁTICOS - ambiente filosófico (parte 5.2)
(tertúlia domingueira)
5.2 O ambiente filosófico dos Pré-Socráticos
Cosmologia
Vimos que os pensamentos
filosóficos (“pueris e superficiais, mas
originais”) dos Pré-Socráticos foram vistos sob a perspectiva cosmológica, “dos quais se serviram grandes filósofos posteriores para
sedimentarem suas doutrinas, ainda que elas fossem o contraditório e a simples
negação desses pensadores originais”.
Heráclito e Parmênides, principais
filósofos Pré-Socráticos, refutaram de vez a cosmogonia e a teogonia da Grécia
Antiga porém, pontos antagônicos os
destacaram em aspectos diferentes da filosofia.
Lógica, Metafísica e Dialética
Racionalizações a respeito da lógica,
metafísica e dialética contidas nos pensamentos dos Pré-Socráticos, implantaram o ambiente dos primórdios da filosofia ocidental, seara
onde importantes filósofos pósteros colheram
as sementes de suas doutrinas.
Lógica
"O Obscuro" (como
Parmênides chamava seu desafeto Heráclito), de pensamentos aparentemente contraditórios e sem
sentido, tinha um amor declarado por Lógos (a lógica, a razão).Embora não tenha utilizado a lógica tão intensamente quanto
Parmênides, os pensamentos de Heráclito a respeito da lógica foram de
fundamental importância para pensadores como Aristóteles e Hegel.
O princípio de Identidade e o princípio de Contradição, da Lógica, tiveram origem nos pensamentos desses dois
filósofos, respectivamente, Parmênides e Heráclito.
Parmênides promove um salto qualitativo da filosofia, restrita até então somente á
investigação da natureza e indo além do mundo sensível, caminhando a partir daí
para a Metafísica, seguindo uma concepção totalmente distinta dos pensamentos
do “filósofo obscuro” (Heráclito).
Considerado o pai da Dialética, Heráclito (540 – 490 a.C) dizia que “tudo
flui”, referindo-se a sua doutrina do estado do fluxo - a “metafísica de
Heráclito” hipocrisia utilizada geralmente para homenagear sua célebre obscuridade.
A metafísica de Parmênides é definida como a Metafísica da Identidade,
significando isto a “busca da essência
imutável e eterna do ser”, contrapondo á mudança constante, de “tudo flui” da
doutrina de Heráclito.
O ser em Parmênides não nasce e
padece; o ser é estático e absoluto; para o ser só existe o “é”.
A grande polêmica filosófica da época
atribuia a Parmênides discordar de Heráclito quando este afirmava que nada é
permanente, que tudo está em constante mutação, incessantemente (“tudo flui”),
de tal forma que não é possível
banhar-se duas vezes num mesmo rio.
Dialética
Heráclito cria uma modalidade de
raciocinar, de conhecer o mundo, a dialética, através da qual vislumbra a unidade (o uno) pelo viés da contradição:
polos opostos (tese e antítese) constituintes de uma proposição mutuamente
relacionada, alcançando-se, ao final, uma visão sintética (síntese) da
realidade.
(José Nagado - 28.05.2013)
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