Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

POST 04.2013 – LANÇAMENTO DE B&F (05.02.13)


POST 04.2013 – LANÇAMENTO DA SEÇÃO  “BURLESCO & FILOSOFIA” – B&F – 05.02.2013

B&F - 001.2013

Criamos esta nova seção do blog  Confrarias do Riso para abordarmos textos e autores (filósofos, linguistas, cientistas, políticos, etc) que tratam de conceitos  ou temas explorados no Burlesco.


O Burlesco não adere a nenhuma particular concepção  filosófica ou psicológica (ver Nexo Berg-Nagado em Post 01/02/03.2013)   eventualmente seguida por Berg (ou Nagado),  porém, considerando-se a combinação do conceito de homeóstase com a função Estilo (b), este nexo se torna um modelo gerativo do burlesco. Os estilos do burlesco seguem  exaustivamente essa orientação e as Conexões (do Nexo Berg-Nagado) abaixo sinalizam caminhos para  a comunicação de seus temas ou conceitos.   

Conexões

1) Integração : Indica a qualidade integradora do conjunto de Fundamentos determinante de um estilo; abrangência de comportamentos do indivíduo, originários nos fundamentos, para seu controle de relacionamentos e situações.
2) Competência: É o saber, balizado pelos conhecimentos a priori de geração do burlesco, associado aos fundamentos através dos quais se permite  construir  cada estilo.
3) Desempenho: é uma realização concreta da Competência onde se mostra a direção psicológica consignada ao tipo de reação de um estilo mais eficaz de um individuo.
4)Estado:indica a disposição (jeito), tendência, inclinação  do indivíduo em determinada situação, ambiente. 
5) Quantidade: indica o valor (relativo) histriônico da Categoria e do impacto de um estilo, posicionando sucessão e contiguidade de Categorias e estilos.
6) Ação: indica o exercício de uma faculdade, dentro do estilo considerado.
7) Hábito: indica  a maneira  ou risibilidade do sujeito. Seu jeito característico.
8) Paixão: indica a exaltação e desequilíbrio que provoca a alteração do estado do sujeito.
9) Tempo: indica o tempo de duração do movimento ou de detenção (bloqueio) de um fundamento ou fato relacionado ao desempenho.
10) Espaço: indica a extensão do ambiente psico-social em torno do indivíduo, criado pela reação  ao seu desempenho.

As postagens de B&F serão identificadas por termos ou temas vistos no Blog Confrarias do Riso. As duas primeiras edições (B&F 002.2013 -  Slavo Zizek) e (B&F 003.2013 – Epistemologia), estarão disponíveis para o período carnavalesco para aqueles que não tiverem nada melhor para ler. Bom Carnaval.

José Nagado (05.02.2013) – (e-mail: j_nagado@hotmail.com)

3 comentários:

  1. Nagado, esqueci de comentar antes. Faz mais de dois anos que frequento o Blog Burlesco-Confraria do Riso, desde a primeira visita gostei muito do nome "Confraria do Riso".

    ResponderExcluir
  2. Nagado, estou começando a entender a finalidade do teu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L.Roberto, procuro melhorar o entendimento deste blog aproveitando as questões e dúvidas formuladas por colaboradores como v. Os esquetes dos Estilos, que estamos apresentando atualmente, fazem parte desse esfôrço, pois possibilitam ao leitor nova oportunidade de contato com textos e conceitos postados nestes (2,5) anos do blog.
      Luiz Roberto, muito obrigado. E um grande abraço do Nagado.

      Excluir