Cassio Carvalheiro

sábado, 11 de fevereiro de 2017

TRIBUTO AO NEVES 05.07 - Crônicas de José Nagado (2)



TAN 05 – NEVES E O BLOG CONFRARIAS DO RISO

TAN 05.07 - Crônicas de José Nagado (2)


Em “O Cronista nosso de cada dia”, postada no blog em 2014, (http://licburlesco.blogspot.com/2014/01/cronica-o-cronista-nosso-de-cada-dia.html), revelo meu gosto    pela Crônica e minha admiração pelos cronistas do jornal O Estado de São Paulo, como o Daniel Pizza e muitos outros.

Postei quinze crônicas de minha autoria no Blog Confrarias do Riso. Em relação às crônicas “Mr. Street” e “Defenestrados”, citadas neste Tributo, o Neves compartilha uma amigável “recomendação do texto” com uma sutil indicação do conteúdo.


  

Crônica: MR. STREET (no blog em 14.05.2014)

http://licburlesco.blogspot.com/2014/05/cronica-anacronica-mr-street-24012001.html

Date: Sun, 25 May 2014 06:28:17 -0700
From: jcneves45@yahoo.com.br
Subject: Mr. Street
To: j_nagado@hotmail.com; jaymerosa@terra.com.br; nicanor@freitasnet.com
Nagado

Ausente há umas semanas das visitas a seu blog, hoje finalmente achei um tempo para passar por lá.
E não é que me esperava uma deliciosa crônica com sotaque britânico!? E você demorou 13 anos para divulgá-la? É o tipo de reminiscência que eu gostaria de também escrever - e eu teria muitas do tipo - mas a memória já não me ajuda a escrevê-las com a fidelidade e realismo dos fatos. Então, vou deixando...

Abraço

Neves - 25/05/14



Crônicas de José Nagado (2)

DEFENESTRADOS (no blog em 25.02.2015)

A expectativa do Impeachment da Presidente Dilma (2016) motivou a postagem desta crônica que relembra o impeachment do Presidente Collor (1992) e a posse do vice-presidente José Sarney.

De: José Nagado <j_nagado@hotmail.com>
Para:
Enviadas: Domingo, 1 de Março de 2015 0:09
Assunto: FW: IMPEACHMENT!
O brasileiro é um povo com os pés no chão. E as mãos também.  (Ivan Lessa)
Caros amigos, vejam a crônica que escrevi em março de 2001.

DEFENESTRADOS

abr./ josé nagado

Re: IMPEACHMENT!
jose neves
Para: José Nagado

Nagado

A sua "Defenestrados" não é uma crônica, e sim um ensaio da História recente. Hoje já sabemos que os acontecimentos não tiveram um final tão feliz, quanto era o seu e o nosso desejo daquela época. Infelizmente, as Fenixes políticas continuam renascendo por todos os cantos, a mostrar um poder de sobrevida que escapa ao bom senso de uma nação. Eu tenho consciência de que algo precisa ser feito, mas não sei se o Impeachment será o caminho certo. Afinal, tirado o PT, fica o PMDB, sócio maior no fisiologismo do atual governo. Sai a abelha rainha, mas seguem os zangões. Por outro lado, para quaisquer alternativas que não as democráticas, sinto urticária só em pensar nelas. Não estou no muro; estou num poço de desencanto.

Abraços

Neves - 01/03/15



(Tributo ao Neves continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário