Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

POST 12.2013–ESQUETES: ESPECIALISTA–Piada de Advogado


POST 12.2013–ESQUETES: ESPECIALISTA–Piada de Advogado
http://licburlesco.blogspot.com/2013/09/post-122013-esquetes-especialista-piada.html
Observação: com  O POST 11.2013 – ESQUETES : CRICA – Fair Play no Tênis, Iniciamos a postagem de ESQUETES (sugerem outra palavra?) com passagens típicas dos (17) estilos burlescos. A sequência dos Esquetes será aleatória, não obedecendo a série didática apresentada no BURLESCO.

ESPIRITUOSO

Esta categoria define o espírito, a graça e a vivacidade dos estilos burlesco praticados por indivíduos que, se não provocam gargalhadas, têm o poder de estimular  o riso, questionando e às vezes simplesmente detonando códigos e padrões culturais, reguladores das ações humanas,  individuais e coletivas, responsáveis por manifestações  sobre o modo de sobrevivência, normas de comportamento, crenças, instituições, valores espirituais, criações materiais, etc..(*)
(...identificam-se esses estilos, que apresentam em comum uma  gradação variável de aspectos mistos de representação e de dissimulação onde códigos e padrões culturais são finalmente transformados em espetáculos paroxísticos de sentimentos ou sensações diversos, cuja essência ou aparência mobiliza a inteligência humana para realizar nossa necessidade de rir...(*)
(*).. (Extrato de “Burlesco”  ESP 03).

Estilos burlescos da Categoria Espirituoso: Evoluído (3.1), Especialista (3.2), Intelectual  Iracundo (3.3), Emergente arrivista (3.4) e  Prevaricador (3.5).
O Especialista (3.2) se justifica usando os códigos e padrões culturais que identificam os juízos de valor que lhe são favoráveis.     

Especialista e a Lei seca

Veja o desempenho do Estilo Especialista no caso “Lei seca e a Presunção”, no Post de 28.04.2012 – Categorias do Burlesco – Espirituoso, onde um comentário  feito por leitor do jornal o Estado de São Paulo, revela a essência do estilo Especialista. (Comentário de Edgard  Gobbi  -  Campinas - S.P)

Observamos que o comentário é espirituoso e caracteriza o Especialista, associando de forma inteligente a presunção de paternidade e de embriaguez, à recusa do teste de DNA e do teste do bafômetro. (v. Especialista, em Burlesco). 

Embargo (infringente ou não)
No Post de 11.05.2012 (original via e-mail de  06/05/2012 ,  da C. R – Trasmontano), o amigo José Carlos Neves, com base em um silogismo de ocasião (rsrsrs) , “embarga” a presunção de embriaguez , interpretado como  pré-julgamento hermenêutico,  baseado na mesma recusa de uso bafômetro.  

Concluindo:
Temos aqui o Gobbi e o Neves, dando-nos a oportunidade de rir duplamente com a sagacidade de dois Especialistas. (ria, por  favor!!)


Especialista - Piada de  Advogado
O Estilo Especialista se destaca em uma das Piadas de Advogado enviadas recentemente por e-mail,  pela C.R. Essas e Outras (obrigado Moacyr).  

Em uma noite chuvosa, dois carros se chocam em uma estrada. Um pertencia a um advogado, o outro a um médico. Ao sair de seu automóvel, o médico, preocupado, se dirige ao carro do advogado e pergunta se ele está ferido, examina-o brevemente e constata não haver nada de grave.
Só então os dois passam a verificar o estado dos carros e como se deu a batida. Chegam à conclusão de que não havia como escapar do acidente na situação em que tinha acontecido: a estrada estava molhada, escura e mal sinalizada.
Como, todavia, o advogado já tinha ligado para a polícia rodoviária, resolveram ficar esperando enquanto a viatura não chegava, para avisar aos policiais que cada um ia assumir seus prejuízos. Conversa vai, conversa vem, o advogado vai ficando íntimo do médico e até lhe oferece uísque. O médico aceita, bebe três goles longos e pergunta:
- E você, amigo, não vai beber?
O advogado responde:
- Só depois que a polícia chegar...
(Conclusão: É preciso explicar?)


(José Nagado – 25.09.2013)

2 comentários:

  1. Gosto de piadas sutis, mas tenho visto que nem todos as entendem...

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz Roberto,

    Vamos analisar seu comentário seccionando-o em duas partes:

    1)“Gosto de piadas sutis”,

    A sutileza da piada está na alusão ao conhecimento da lei, por esse Especialista (advogado), que exalta com muita precisão o momento significante de um juízo que irá condenar o “outro” .

    2) “mas tenho visto que nem todos as entendem...”
    Acredito que o “nem todos as entendem” seja uma forma “politicamente correta” de segregar um grupo (o “outro” genérico) significativamente à margem da atividade intelectual. Excluído por não entender uma piada, esse “outro genérico” é aquele que estará sendo sempre condenado.


    Para concluir, sugiro ver o (Post 01.3000.2012 - O BURLESCO E AS 10 PIADAS DE SOGRA (e os princípios que as validam - de 02.10.2012) link :

    http://licburlesco.blogspot.com/2012/11/o-burlesco-e-as-10-piadas-de-sogra.html


    que encerrei com a seguinte frase:

    Existe, e concordo com a afirmação de que "entender (o humor) uma piada é uma atividade intelectual". (Nagado - 02.11.2012)

    Caro amigo, seus comentários sempre estimulam novas perspectivas para nossos textos. Muito obrigado. (José Nagado – 30.12.2013)

    ResponderExcluir