3.BURLESCO-Mod. Estrutural-Gráfico FCB (cont.3)
O aforismo de Licht escancara uma realidade nem sempre admitida por qualquer pessoa, como vimos anteriormente e isto foi tomado como um dos axiomas para a elaboração do gráfico FCB - “Fundamentos x Condicionamentos do burlesco”, citado logo no início deste texto.
A Estrutura do Burlesco tem origem nas proposições sugeridas por esse gráfico, cuja descrição apresentamos a seguir,
Gráfico FCB - Fundamentos x Condicionamentos (fig.1)
Fundamentos
A primeira noção de Fundamentos do burlesco (2.1) , foi resgatada dos princípios da Lógica, optando-se pela conceituação, axiomática para o Burlesco, atribuída a Nietzsche (1844-1900), um filósofo que parece ter aprendido muito com os aforismos de Licht. (1742-1799). Senão, vejamos o que disseram a respeito da lógica:
Licht : “A lei da razão suficiente enquanto simples princípio lógico é uma lei do pensamento necessário; nesta relação não pode ser contestada; Mas que se trate de lei objetiva, real, metafísica, isso já é outra questão”
Nietzsche da maturidade dizia que “a lógica é uma ficção útil, mais um construto humano entre outros, feita para tranqüilizar, para proporcionar uma compreensão conceitual da existência”.
Como vimos, a instância filosófica do indivíduo o vincula a uma modalização (lógica) própria ao burlesco, segmentada em sua essência por aqueles princípios lógicos já considerados em (2.1), cuja função é fundamentar os sintomas de determinado estilo, isto é, caracterizar certa lógica estranha e dando amplo escopo ao absurdo em certos casos.
Condicionamentos
São fatores psicológicos que levam um indivíduo a alterações (cordiais,
volúveis, ambíguos, vulgares, etc) de juízos, alterações de atributos (de
coisas, pessoas, juízos), limitações de juízos ou ratificação da razão sob um
ponto de vista inusitado, como se viu nas piadas.
Domínios do Burlesco.
Qualquer condicionamento prejudicial
(bloqueios) ou favorável à ocorrência do
riso, afeta uma situação, uma ação ou um
personagem, caracterizando o ambiente do burlesco com a sua natureza, eficiência, captação e alcance, os Domínios do Burlesco.(v. 1.2).
Vemos então, que
o alcance resulta de uma infinidade de fatores condicionantes como a empatia
com o interlocutor, o tipo de humor (inadequado., adequado, agressivo), valores
morais, formas de atenção, estado de espírito, sensibilidade, e perturbações da
percepção de afetividade, emoções, da falta de imaginação, deficiências de
condições fisiológicas e psicológicas da memória, perturbações da memória,
fragilidade na associação de idéias, influências externas nas tendências,
vontade, personalidade, caráter, falha
de comunicabilidade, etc. do indivíduo.
A natureza do burlesco, sua eficiência, captação e
finalmente, o seu alcance, considerados os condicionamentos humanos
prováveis, representam os Domínios do
burlesco onde se localiza o universo do hábito humano de rir, para se
diferenciar do grotesco ruído da hiena, que dizem, também ri, mas ninguém sabe de quê.
(José Nagado - 19.09.2012)
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