Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

3.BURLESCO-Mod. Estrutural-Gráfico FCB (cont.3)



3.BURLESCO-Mod. Estrutural-Gráfico FCB (cont.3)

O aforismo  de Licht   escancara uma realidade nem sempre admitida por qualquer pessoa, como  vimos anteriormente e isto foi tomado como um dos axiomas para a elaboração  do gráfico FCB - “Fundamentos x Condicionamentos do burlesco”, citado logo no início deste texto.  

A Estrutura do Burlesco  tem origem nas proposições sugeridas por esse gráfico, cuja descrição apresentamos a seguir, 

Gráfico FCB - Fundamentos x Condicionamentos (fig.1)


Fundamentos  

A primeira noção de Fundamentos do burlesco (2.1) , foi resgatada dos princípios da Lógica, optando-se pela conceituação, axiomática  para o Burlesco, atribuída a Nietzsche (1844-1900), um filósofo que parece ter aprendido muito com os aforismos de Licht. (1742-1799). Senão, vejamos o que disseram  a respeito da lógica:
Licht : “A lei da razão suficiente enquanto simples princípio lógico é uma lei do pensamento necessário; nesta relação não pode ser contestada; Mas que se trate de lei objetiva, real, metafísica, isso já é outra questão”
Nietzsche da maturidade dizia que “a lógica é uma ficção útil, mais um construto humano entre outros, feita para tranqüilizar, para proporcionar uma compreensão conceitual da existência”.
Como vimos,  a instância filosófica  do indivíduo o vincula a uma modalização (lógica) própria ao burlesco, segmentada em sua essência por  aqueles princípios  lógicos já considerados em (2.1), cuja função é  fundamentar os sintomas de determinado estilo, isto é, caracterizar certa lógica estranha e dando amplo escopo ao absurdo em certos casos.

Condicionamentos

São fatores psicológicos que levam um indivíduo a alterações (cordiais, volúveis, ambíguos, vulgares, etc) de juízos, alterações de atributos (de coisas, pessoas, juízos), limitações de juízos ou ratificação da razão sob um ponto de vista inusitado, como se viu nas piadas. 

Domínios do Burlesco.
Qualquer condicionamento prejudicial (bloqueios) ou favorável  à ocorrência do riso, afeta uma situação,  uma ação ou um personagem, caracterizando o ambiente do burlesco com a sua natureza, eficiência,  captação e alcance, os Domínios do Burlesco.(v. 1.2).

Vemos então, que o alcance resulta de uma infinidade de fatores condicionantes como a empatia com o interlocutor, o tipo de humor (inadequado., adequado, agressivo), valores morais, formas de atenção, estado de espírito, sensibilidade, e perturbações da percepção de afetividade, emoções, da falta de imaginação, deficiências de condições fisiológicas e psicológicas da memória, perturbações da memória, fragilidade na associação de idéias, influências externas nas tendências, vontade, personalidade,  caráter, falha de comunicabilidade, etc. do indivíduo. 

A natureza do burlesco, sua eficiência, captação e finalmente, o seu alcance, considerados os condicionamentos humanos prováveis,  representam os Domínios do burlesco onde se localiza o universo do hábito humano de rir, para se diferenciar do grotesco ruído da hiena, que dizem,  também ri, mas ninguém sabe de quê. 
(José Nagado - 19.09.2012)










Nenhum comentário:

Postar um comentário