ESTEREÓTIPOS E BARTHES
– 04 (conclusão)
Conclusão
Mostramos
resumidamente a relação entre os
conceitos de mitos, estereótipos e ideologias.
Chamamos
a atenção para a função heurística dos (mitos) estereótipos através dos quais podemos
avaliar o personagem burlesco com a profundidade de seus conflitos, a
superficialidade de suas alegrias e o peso de suas perdas, que regula seu
comportamento ou acusa seus problemas psicológicos. Além de ajudá-lo a desfrutar o burlesco, o conceito de mitos oferece um
meio para a
leitura (semiótica) contextualizada de atitudes e
cursos de ação alternativos e as conseqüências para o personagem e dessa forma, também para o
próprio leitor! Esta é uma função terapêutica do Burlesco, possibilitada pela satirizarão
das “falas” donde se extraem “ideologias” nem sempre bem esclarecidas do falante.
A
característica mais importante da ideologia é que ela quer, antes mostrar a
verdade “que se tem de seguir”, mostrar um conjunto de enunciados que conduzam à
reflexão sobre outros conjuntos de enunciados e assim por diante, sejam quais
forem os fundamentos utilizados para evitar o “o jogo de dar e pedir razões”. Assim,
é intrínseco à ideologia tomar o valor burlesco dos
predicados dos fundamentos mitológicos, teológicos e morais para proceder ao engodo, a ilusão ou o erro de indivíduos de
certas camadas da população quanto à sua visão de mundo. .Os indivíduos dessas
camadas, por exemplo, se apropriam de
visões alienadas que os levam a perceber
o capital sempre transfigurado em valor, os bens de consumo em status, as
situações em oportunidades, as pessoas em degraus para a ascensão social e
assim por diante.(extrato do Burlesco - 3.3.1- Expansão
do conceito de fundamentos do Burlesco)
A
ideologia, na estrutura do Burlesco está associada a fundamentos mitológicos, teológicos, filosóficos
e morais, comprometidos com os estilos do burlesco. A postagem de (29.01.2012)
– Confraria do Riso –
Raquetadas - 001.2012 – mostra exemplos de utilização dos fundamentos.
(j_nagado – 18.06.2012)
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