Cassio Carvalheiro

terça-feira, 19 de junho de 2012

ESTEREÓTIPOS E BARTHES – 04 (conclusão)


ESTEREÓTIPOS E BARTHES – 04 (conclusão)
Conclusão

Mostramos resumidamente a relação entre os  conceitos de mitos, estereótipos e ideologias.
Chamamos a atenção para a função heurística dos (mitos) estereótipos através dos quais podemos avaliar  o personagem burlesco  com  a profundidade de seus conflitos, a superficialidade de suas alegrias e o peso de suas perdas, que regula seu comportamento ou acusa seus problemas psicológicos. Além de  ajudá-lo a desfrutar o burlesco, o conceito de mitos oferece um meio para a leitura (semiótica) contextualizada de atitudes e cursos de ação alternativos e as conseqüências  para o personagem e dessa forma, também para o próprio leitor! Esta é uma função terapêutica do Burlesco, possibilitada pela satirizarão das “falas” donde se extraem “ideologias”  nem sempre bem esclarecidas do falante.   

A característica mais importante da ideologia é que ela quer, antes mostrar a verdade “que se tem de seguir”,  mostrar  um conjunto de enunciados que conduzam à reflexão sobre outros conjuntos de enunciados e assim por diante, sejam quais forem os fundamentos utilizados para evitar o “o jogo de dar e pedir razões”. Assim, é intrínseco à ideologia tomar o valor burlesco dos predicados dos fundamentos mitológicos, teológicos e morais para proceder  ao engodo, a ilusão ou o erro de indivíduos de certas camadas da população quanto à sua visão de mundo. .Os indivíduos dessas camadas, por exemplo,  se apropriam de visões  alienadas que os levam a perceber o capital sempre transfigurado em valor, os bens de consumo em status, as situações em oportunidades, as pessoas em degraus para a ascensão social e assim por diante.(extrato do Burlesco - 3.3.1- Expansão do conceito de fundamentos do Burlesco)
A ideologia, na estrutura do Burlesco está associada a  fundamentos mitológicos, teológicos, filosóficos e morais, comprometidos com os estilos do burlesco. A  postagem de (29.01.2012) – Confraria do Riso  – Raquetadas - 001.2012 – mostra exemplos de utilização dos fundamentos.
(j_nagado – 18.06.2012) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário