Cassio Carvalheiro

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

TAN 00 11 – “ESTEREÓTIPOS E BARTHES”



TAN 00 11 – TRIBUTO A JC NEVES, CRÍTICO DO BLOG CONFRARIAS DO RISO

Apresentação

Crítico atento e bem humorado, JC NEVES indicou a necessidade de esclarecimentos de fragmentos e citações de textos do nosso livro “Burlesco”, expostos de forma incompleta, ou carentes de informações que necessitaríamos ter suprido no blog, onde foram apresentados.   
Postado no blog em Julho/2012, “ESTEREÓTIPOS E BARTHES” – Confrarias do Riso – Transmontano -  002.2012
apresenta o protocolo Ideológico (i), juntamente com os protocolos lógico (l) e comportamental ©, na constituição da estrutura (lic) do “Burlesco”.
Em “Estereótipos e Barthes”, registramos o fato de que filósofo-semiólogo Roland Barthes (1915-1980) formaliza, no âmbito do “Estruturalismo”, a ideia das “mitologias” que nos são transmitidas como “ideologias” pelos veículos de comunicação e frequentemente adotados como padrões pelo povo ignorante ou desavisado.  
Os esclarecimentos aqui apresentados irão subsidiar o texto do “Burlesco” em sua próxima revisão(a 11ª.)

(j.nagado – 12.12.2017)


Tue, 26 Jun 2012 14:04:27 -0700
From: jcneves45@yahoo.com.br
To: j_nagado@hotmail.com

Caro José

Gostaria muito de fazer um comentário consistente sobre os últimos textos que postaste sobre a teoria de Barthes, mas não me sinto capaz de fazê-lo. As definições casam com o sentimento que tenho de cada uma das doutrinas e me parecem coerentes e sensatas. Não tenho, entretanto, a profundidade de conhecimento nem para avalizá-las, nem para rechaçá-las; afinal, Barthes é Barthes, para usar o ninismo e a tautologia. ...
JC - 26/06/12

De: José Nagado <j_nagado@hotmail.com>
Para: jose neves <jcneves45@yahoo.com.br>
Enviadas: Sexta-feira, 29 de Junho de 2012 19:54

Caro José,

Sua apreciação é muito valiosa, pois não devem pairar dúvidas sobre os conceitos apresentados no Blog.   
Assim, vale a pena esclarecer em poucas palavras a relação entre ESTEREÓTIPOS identificados com IDEOLOGIAS nas “falas” que constituem os MITOS.
- Os estereótipos identificados nos Mitos por Roland Barthes são vistos como formas de dominação ideológica.
- O conceito crítico (de Marx) de ideologia como distorção, justifica a necessidade de combater os estereótipos presentes nas “falas”.  
- As figuras de expressão dos Mitos reconhecidas por Barthes (v. no blog) representam uma coletânea de estereótipos identificados com frequência na fala de algumas pessoas, identificando - lhes tendências para um estilo burlesco. Tome-se como exemplo a figura da “Vacina” que consiste em confessar o mal acidental de uma instituição de classe, para camuflar o seu mal indispensável, utilizada pelo senador Roberto Cardoso Alves: “É dando que se recebe”.
A origem da ideia de Fundamentos Mitológicos, no Burlesco, está associada ao uso de Mitos com o objetivo de direcionar ideologicamente indivíduos de uma sociedade, alinhado com o conceito de Mitologia, desenvolvido por Roland Barthes (1915 -1980), sob os auspícios do vínculo entre o Estruturalismo (da década de 1950) e a Semiologia.
Nesta concepção, o mito foi considerado como a designação de falsas evidências de fatos que o senso comum trata como natural, mascarando realidades e neste sentido, perfeitamente histórica, caracteriza um abuso ideológico dissimulado. Barthes trata os Mitos como forma de ideologia, uma ferramenta de dominação burguesa, como vimos em – “a Ordem”, postada em ESTEREÓTIPOS E BARTHES – 03 (continuação).
No texto do Burlesco (40 páginas) procuramos esclarecer a origem dos “fundamentos mitológicos” do burlesco a partir de uma abordagem da ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação, constituídos de dois planos complementares - a saber, a sintaxe ou a “forma” (ou "significante") e à semântica relativa ao "conteúdo" (ou "significado").  
A Semiologia é considerada mais abrangente que a linguística, esta limitada ao estudo dos signos linguísticos, ou seja, do sistema sígnico da linguagem verbal. Esta ciência (Semiologia) tem por objeto qualquer sistema sígnico – Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Cinema, Culinária, Vestuário, Gestos, Religião, Ciência, Etc.
Consideramos, portanto, a inserção dos Fundamentos Ideológicos de forma generalizada dentro da estrutura do Burlesco,  partindo-se do significado de Ideologia  como (em filosofia) um conjunto articulado de ideias, valores, opiniões, crenças, etc., que expressam e reforçam as relações que conferem unidade a determinado grupo social (classe, partido político, seita religiosa, etc.) seja qual for o grau de consciência que disso tenham seus portadores, ou (em Política) como sistema de ideias dogmaticamente organizado como um instrumento de luta política, ou como um conjunto de ideias próprias de um grupo, de uma época, e que traduzem uma situação histórica. (nessa acepção: ideologia burguesa).
Portanto,
- O Burlesco generaliza e utiliza o conceito de Ideologia como protocolo dos fundamentos Mitológicos, Teológicos, Filosóficos e Morais.

Considerado textualmente por JC, as sete figuras de expressão dos mitos (Barthes) têm sua expressão no humor popular.
O ninismo (5) e a tautologia (4) representam expressões de estereótipos conhecidos ou de mentiras repetidas ao infinito, como acontece com as estórias que nos falam do Pelé. Ou da descoberta do Brasil por Cabral. Ou do Mensalão, por Lula e seus Asseclas. Existe muita coerência nisso. Ou como dizia Nelson Rodrigues: “Toda coerência é, no mínimo, suspeita”. (constatação (7))

No momento, o (mau humor do) amigo Transmontano, após a derrota (dia 26.06) da seleção de futebol de Portugal perante a da Espanha, pela EUROCOPA da UEFA, não admitirá (omissão da história-2) comentar o embate esportivo sem colocar em evidência a “fabulosa vitória de Portugal perante a Espanha em Aljubarrota – (1483) !!”.

O texto completo dos Fundamentos Ideológicos será editado no Burlesco, com o acréscimo das “expressões do mito” citadas na postagem – ESTEREÓTIPOS E BARTHES – (03)

P.S Console o amigo Transmontano pela derrota de Portugal perante a  Espanha no futebol.

Bom fim de semana! Abraços/JN


=======================================================================
 De: José Nagado <j_nagado@hotmail.com>
Para: jose neves <jcneves45@yahoo.com.br>
Terça-feira, 3 de Julho de 2012 0:45

José,

O amigo Transmontano reage: “Portugueses vencem Espanhóis em Aljubarrota!” (O Transmontano vai acabar me detestando por esta brincadeira!).
Portugal venceu em Aljubarrota e isto aconteceu faz muito tempo (1483), mas os castelhanos de hoje, lembraram do desejo de Castela anexar Portugal, principalmente meio time da seleção espanhola, que é de Barcelona, que fica, por acaso, na região de Castela. 
Voltando ao sério(!!), achei interessante postar no blog  os esclarecimentos suscitados por seu e-mail e o comentário (e resposta) ao Marcus, no Face book. 

Pá, abraços! e obrigado !

José 
José, bom dia!
... a postagem é interessante, e faz jus ao foco do Blog, vá em frente!
.....E já que estou a escrever na linguagem do Transmontano,
Uma forte mãozada e bem hajas
JC - 03/07/12


3 comentários:

  1. Nagado, continuo tendo grande dificuldade em entender os textos aqui publicados. Mas continuarei tentando...

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz Roberto,
    Entendi a sua dificuldade e vejo também a necessidade de rever textos divulgados no Blog Confrarias do Riso. (22.12.2011), oriundos do “Burlesco”.
    Sobre o texto atual, comento:
    “TAN 00 11-Estereótipos e Barthes”
    Postado em (12.12.2017), faz parte de uma série denominada “Tributo ao NEVES (JCN)”, um “tetrabuto” ao Neves pelos comentários sobre textos do “Burlesco”, e onde também comento textos dele, no blog Confrarias do Riso. Esta série foi iniciada em (20.12.2016) com (TRIBUTO AO NEVES E AO TRANSMONTANO), (https://licburlesco.blogspot.com/2016/12/tributo-ao-neves-jcn-1-introducao-201216.html).

    Irei expor no blog Confrarias do Riso uma explanação sobre Estereótipos e Ideologias, para que todos os leitores fiquem esclarecidos em relação a este importante conceito para a estrutura do “Burlesco”.
    Por enquanto recomendo ler:
    B&F – 006.2013.01 – “Estereótipos – Mitos e Ideologias” (15.06.2014)
    https://licburlesco.blogspot.com/2014/06/b-006201301-estereotipos-mitos-e.html

    Este B&F expõe o significado de estereótipos, sua inserção em textos do blog Confrarias do Riso e especialmente o seu uso na análise do burlesco nesses textos.
    fraterno abraço - Nagado (04.01.2017)

    ResponderExcluir