Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Tag 3 – Barlesco – Um Papo-cabeça (01)




Tag 3 – #Barlesco#G.C.LICHTENBERG

Uma pessoa revela o próprio caráter por sua reação a uma piada”. (G.C. Lichtenberg)

Encontro com amigos em restaurante: muito riso e pouca conversa séria. Um papo animado começa quando um amigo à minha frente disse que achava graça de certas pessoas que não dão risadas por melhor que seja uma piada...e vai.
Nosso psicanalista de plantão entra com aquela locução usual para esticar uma conversa :”é, mas...e continuou: “Teve um certo Lichtenberg, que teria dito este aforismo:  Uma pessoa revela o próprio caráter por sua reação a uma piada”.

“O quê ???”, exclamaria o leitor, surpreendido   pela convergência dessa afirmação de que estaria revelando    seu caráter ao expressar reações a uma piada.

A frase inquiridora do tal Lichtenberg, criou um  momento de pasmo no grupo, quando outros, vestindo a carapuça do próprio interlocutor do Lichtenberg, faziam uma tentativa (séria) de justificar aquela frase. Assim começou um papo-cabeça, envolvendo todo mundo na mesa.
Um deles tentava simular o estilo do Licht, fazendo simulacros das suas falas. Outro mostrava os significados que atribuía ao próprio Licht. As pessoas se divertiram com argumentos cheios de absurdos, extravagâncias e coisas do gênero, que atribuíam ao Licht (assim passaram a chamar o Lichtenberg) ao final da discussão.

 “Licht só podia ser psicólogo”, disse o nosso psicanalista de plantão.  “Licht não estava preocupado com o caráter das pessoas e sim, com a estupidez daqueles a quem contava suas piadas”, disse outro, emendando.
Esse papo amainou quando um gozador do grupo comentou que o “Licht, como contador de piadas devia ser um mau analista“ e outro, satirizando, concluiu: “Ou vice-versa”, apontando para o psicanalista de plantão.

Nota explicativa:
Leia mais sobre Lichtenberg, Georg Christoph (1742-1799), físico, matemático e astrônomo  alemão, em
TAG 01 – BURLESCO  -


#BURLESCO#G.C.LICHTENBERG – O Guru



Licht que era corcunda, doente e hipocondríaco, sofria muitas gozações por isso, e certamente refletia sobre si mesmo e geralmente reagia com humor ácido a quem o atacava.
Lichtenberg dizia:

“É impossível conduzir a tocha da verdade em meio à multidão, sem chamuscar a barba de alguém.”
 “Onde a afetação constitui um princípio de natureza séria.”
“Existem exaltados que são também uns incapazes. Trata-se assim, de gente realmente perigosa.”
 “Nada induz a uma paz maior de espírito, do que não ter opinião sobre nada.”

Conclusão

Após o encontro, já em casa, fiz um gráfico plotando estilos de comportamentos baseados no aforismo de Lichtenberg, associados a figuras humanas (personagens), que um cérebro alcoolizado poderia criar.

A figura a seguir mostra o resultado desse esforço para quem quiser entender.










2 comentários:

  1. Olá, tio!

    Que bacana, não conhecia Lichtenberg! Ele tinha algumas frases realmente geniais! E infelizmente (pelo que entendi do gráfico), as redes sociais estão muito mais cheias dos tipos da parte de baixo.

    Em tempos de polêmicas médico-políticas os tergiversadores tentam sair pela tangente, evitando atritos. Por outro lado, são muito mais numerosos os "ignorantões". Estes são os mais barulhentos, sempre.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci uma coisa:

    No link para o post sobre o Lichtenberg, o link está com defeito. Tire os símbolos "<" e ">", que eles estão interferindo e abrindo página em branco.

    É isso. Agora sim, até breve!

    ResponderExcluir