Cassio Carvalheiro

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

MC 07 - Cafezinho (08.12.2019)




TAG 5 – MC

MC 07 - Cafezinho (08.12.2019)
 https://licburlesco.blogspot.com/2020/02/mc-07-cafezinho-08122019.html

Viajando de ônibus (São Paulo-CJO), de repente o sistema límbico deste ex fumante reativa sua memória olfativa que capta um odor insinuante. Em seguida, o poder dessa memória, materializa um odor que invade minhas narinas e enche de saliva a minha boca. É isso! Cheiro daquele cafezinho costumeiro do fumante, antes do cigarro, "cinzas do passado", varridas, finalmente, para debaixo do tapete da memória.

Para passar o tempo, comecei a conjuminar sobre o cafezinho.
O coador  de papel ou a cafeteira a vapor,  para mim, faz o melhor cafezinho. O pó de café é aquele que costumamos usar.

O cafezinho feito nas modernas máquinas atuais, quase robôs,
utilizam um blended irreconhecível de café,  vendido em artísticos sachês.
A habilidade exigida do operador dessa máquina, nosso anfitrião,  é perguntar como você quer a bebida:
fraco, médio, forte.
Ah, essa máquina ainda pede pra você escolher: curto, médio, longo.
Deixamos de tomar o café expresso no bar  e aprovamos o novo cafezinho que nos oferecem, com uma explicação prévia sobre a fabulosa máquina, geralmente importada, e também seguida do ritual de mostrar a coleção de sachês, pra você fazer sua escolha.
Mas não troco por nada o cafezinho que faço em casa . É delicioso. Uso sempre o mesmo café na minha cafeteira a vapor italiana. Ah, delícia.!!!
Vamos tomar um cafezinho quando chegar em casa?

(j.n. 08.12.2029)

5 comentários:

  1. Olá, tio.

    A gente se acostuma com essas maquininhas, que até perde um pouco o referencial de um café sob medida, feito ao gosto do freguês e sem essa mecanicidade que virou padrão. Não fosse tão tarde no momento em que escrevo estas linhas, já iria tomar um café, ah ah.

    Bom sempre lembrar dessas coisas simples e legais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Café mais importante que o jantar absoluto necessário nosso momento de prazer! E vamos lá 4 doses por dia

    ResponderExcluir
  3. Nada se compara ao meu café também...nexpresso só em casa de amigos e depois da refeição ..e como ex fumante de 22 anos atrás, consegui quebrar a sequência: café, cigarro; café, cigarro...e nesses tempos de quarentena, nada melhor que um cafezinho às 4 da tarde acompanhado por um bolinho, né não? Aliás, já está na hora...

    ResponderExcluir
  4. Além disso pai, esqueceu de dizer o poder que o café tem sobre a mente das pessoas independente do tipo. Há alguns que dizem que ativa a criatividade, outros que dão energia... Para mim sempre é um pretexto para se relacionar, principalmente no trabalho. Um café de coador faz mais meu paladar também.

    ResponderExcluir
  5. Que texto gostoso, leve, instigante. Quase senti o cheiro do café...
    Parabéns sogrão!

    ResponderExcluir