Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

CFR - CONCURSO REVELANDO ESTEREÓTIPOS – PARTE 9.03 Estereótipo Étnico




BLOG CFR - 7o. ANIVERSÁRIO

CONCURSO REVELANDO ESTEREÓTIPOS – PARTE 9.03
Estereótipo Étnico   


BLOG CFR - 7o. ANIVERSÁRIO

CONCURSO REVELANDO ESTEREÓTIPOS – PARTE 9.03
Estereótipo Étnico   

O concurso Revelando Estereótipos abre espaço para o Estereótipo Étnico, tecendo considerações sobre Estereótipos Estrangeiros sobre os Latinos.   
O Estereótipo étnico, por definição, é a forma generalizada de representar um grupo étnico, ou povo, trazendo quase sempre uma visão preconceituosa desse povo.
Os estereótipos da cultura latino-americana, disseminados pela mídia, são exagerados ou preconceituosos.  
O Brasil, País de língua portuguesa, é envolvido por estereótipos divulgados por intelectuais que pretendem uma América latina unificada.

No post PARTE 9 - 02 - ROL
(https://licburlesco.blogspot.com/2019/08/cfr-conc-revelando-estereotipos-parte-9.html), citamos O ROL de estereótipos revelados para o Concurso "Revelando Estereótipos" da CFR.

o texto Sátiras – Traços, apresentado no link acima, será  utilizado como um guia  para avaliar os estereótipos estrangeiros sobre os latinos, incluindo-se os brasileiros.  


 Sátiras - Traços

1. conteúdo moral: nossos dilemas morais presentes desfigurados pela ideologia
2. crítica social: inexistente, apresentam as simpatias políticas do dono do poder.
3. exploram a pobreza com a estupidez coletiva
4. crença: mantém o poder de uma elite, mediante suposto alivio de certas carências e privações do indivíduo.
5. esperança: discurso mentiroso para esconder grandes golpes.
6. violência banalizada e generalizada.

Vamos analisar seis estereótipos estrangeiros sobre os latinos, tentando estabelecer uma linha de semelhança com os países latinos, admitindo ou não, a inclusão do Brasil no estereótipo considerado.


  
Os 6 estereótipos sobre os latinos e os Traços de Sátira que os identificam

1. “Toda a América Latina (A.L) é muito violenta”

A A.L é caracterizada por altos índices de violência. Essa violência, em grande parte é imposta pela ação das gangues (milícias) e pelo crime organizado. (tráfico de narcóticos  e armas), comuns em toda A.L. Então, o estereótipo é logico, e a  (6) violência banalizada e generalizada.

2. “Os latinos não gostam de trabalhar”

Preconceituoso. As estatísticas mostram grande concorrência entre os países que menos trabalham na América Latina. Fica para o Brasil a taça de país com menor número de horas de trabalho diárias em relação à maioria dos outros países, graças aos 15 anos do petismo no poder, que tirou do trabalhador o orgulho e a vontade de ganhar seu próprio sustento, dando-lhe bolsa família, auxílio do pescador que não pesca, auxilio para participações em ações do mst, lgbt, etc. Vale o (3): exploram a pobreza com a estupidez coletiva
Portanto, parece que o Brasil é o responsável por essa fama dos latinos.

 3. “Os latinos sabem dançar muito bem”

Estereótipo que identifica latinos que sabem dançar, e muito bem, o ritmo musical que o associa a seu pais de origem, como o tango (argentino), a salsa (caribenha) e o samba (brasileiro). Esse estereótipo é um deboche para europeus e americanos, que não tem qualquer jeito para os ritmos latinos.

4. “Os homens latinos são grandes amantes”

Sátira identificada com as mulheres europeias, fugidas dos horrores da guerra, que difundiram a imagem dos homens latinos como mestres da sedução, lenda que, além de enaltecer a macheza do homem latino americano, as inocentavam.
Latinos, descritos como pessoas muito calorosas e muito expressivas em termos de carinho, valorizavam essa lenda mesmo quando não logravam conquistar mulher alguma. 
Outrossim, a diferença cultural que identificava os protagonistas, não camuflava o ambiente em que a sedução ocorria, fora dos salões, fora dos ambientes familiares e por que não, em clandestinas alcovas.

5. “As mulheres latinas são sensuais”

Essa mulher latina sensual e voluptuosa, vestida com pouca roupa foi criada pela mídia cinematográfica, aliás bastante anacrônica, dedicada a seduzir os homens para o mundo dos prazeres.
Dizer que as mulheres brasileiras são sensuais destaca a beleza das mulheres que desfilam sua nudez no carnaval, mas escondem a ideologia do prazer. Muito longe desse estereótipo de mulher sensual em que geralmente pensamos, : (1) conteúdo moral: nossos dilemas morais presentes desfigurados pela ideologia

6. “Todos os latinos são pobres”

Estereótipo preconceituoso. Sátira onde a elite cultural continua reafirmando a superioridade dos europeus com seu status, como povos de cultura. 

Essa elite (em geral esquerda caviar) mantem o “status quo”:
(4) crença: mantém o poder de uma elite, mediante suposto alivio de certas carências e privações do indivíduo.

(2). crítica social: inexistente, apresentam as simpatias políticas do dono do poder.
(5). esperança: discurso mentiroso para esconder grandes golpes.
Busca culturas de povos mais antigos, como modelos para comparação.

Conclusão

O Brasil privilegia um modelo distópico de país, revelado através de sátiras sobre suas atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo.



(acredite: J.Nagado – 15.10.2019)



Nenhum comentário:

Postar um comentário