Cassio Carvalheiro

segunda-feira, 6 de maio de 2019

REVELANDO ESTEREÓTIPOS - PARTE 8.3 - INSCRIÇÃO DE ESTEREÓTIPOS



REVELANDO ESTEREÓTIPOS - PARTE 8.3 - INSCRIÇÃO DE ESTEREÓTIPOS 




(6) Estereótipo  Escatológico

Uma declaração histórica
No dia 20 de janeiro de 2016,  na sede do Instituto Lula, falando sobre a Operação Lava Jato, o ex-presidente Lula fazia uma declaração  histórica para a política brasileira,  que lembrará o seu caráter detestável, tudo junto e misturado na vala fétida onde foram parar os excrementos que lembram 14 anos de tribulação devidos a ele e seu partido, de início, com algumas virtudes.






Bom dia, resolvi dar uma pequena contribuição lembrando de uma frase verdadeiramente  icônica:




". Eu sou a alma mais honesta deste país! " (Lula, 20.01.2016)


Em sua fala, o ilustre barbudo presidiário personificou cada político acusado de corrupção ao descrever sua auto-imagem. 

O ridículo da coisa pode ser evidenciado em uma frase de um renomado filósofo moralista francês do século XVII: "Ganharíamos mais em nos mostrar tais como somos que em tentar parecer o que não somos." - La Rochefoucauld.(1613-1680) 

Se bem que, no caso lulístico apresentado, mostrar a verdade não traria benefícios àquela altura do campeonato. Muito pelo contrário. 


Um adendo :

Antes desse episódio, de 20.01.2016, Lula já havia deposto na condição de Informante da Operação Lava Jato no caso do "Petrolão", motivando, certamente, esse ímpeto de parecer um cidadão honesto convocado para dar informações à Policia Federal. Além disso, seus interlocutores, blogueiros, estavam curiosos por saber se o Lula não havia delatado companheiros seus, como sua historia revela, em relação à época das greves no ABC.

Tal declaração faz lembrar outro aforismo do mesmo filósofo La Rochefoucauld: "A verdade não faz tanto bem neste mundo como as suas aparências fazem mal". 

O mesmo Lula, em outubro de 2015, confirmou sua condição de chefe de quadrilha, quando declarou: "Vocês não sabem do que somos capazes. Nós fazemos o diabo para ganhar eleição." Essa ameaçadora declaração condiz com as mortes misteriosas do Prefeito Celso Daniel (18.01.2002), e de Eduardo Campos (13.08.2014). Ou também do acidente misterioso que vitimou o ministro Theory Zavaski, uma verdadeira queima de arquivos comprometedores de acusados da Lava Jato.



Alexandre, foi muito pertinente sua contribuição para (2) - Estereótipo para Político preso por corrução. Você revelou o Estereótipo Escatológico. v. argumentação no blog. obrigado (02.05.2019) em CFR – Concurso: “REVELANDO ESTEREÓTIPOS” – Parte 5: “ NOVOS TEMAS PARA ESTEREÓTIPOS”.


Inscrição do Estereótipo
Caro Alexandre, como fazemos de praxe, reservamos este "Estereótipo Escatológico" como sua contribuição e participação no Concurso REVELANDO ESTEREÓTIPOS.
Muito obrigado. (jn. 05.05.2019)

Comentário final: 
"Estereótipo Escatológico" é uma alusão  à Escatologia, definição em Teologia, da doutrina que trata do destino final do homem e do mundo,  neste caso, limitado às atribulações que deveriam interferir no espírito do "presodiário" Lula. 


Continuação:

REVELANDO ESTEREÓTIPOS - PARTE 8.4 - INSCRIÇÃO DE ESTEREÓTIPOS 


jn.









Nenhum comentário:

Postar um comentário