Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

“REVELANDO ESTEREÓTIPOS” – PARTE 7 Ninismo - Complemento da Parte 3:



24.01.2019
C.F.R – “REVELANDO ESTEREÓTIPOS” – PARTE 7

Ninismo - Complemento da Parte 3: “USOS de ESTEREÓTIPOS” (https://licburlesco.blogspot.com/2018/12/confrarias-do-riso-concurso-revelando_13.html)




Neste post tentamos modelar um exemplo de NINISMO – uma das figuras de expressão de mitos, definida por Barthes (“o mito é uma fala”) em:

(v.  B&F – 006.2013.01 – “Estereótipos – Mitos e Ideologias” - (https://licburlesco.blogspot.com/2014/06/b-006201301-estereotipos-mitos-e.html).

Conforme definição: 

(5). O ninismo (nem - nem ismo):  Consiste em colocar dois contrários e equilibrar um com o outro, de modo a poder rejeitar os dois (não quero isto nem aquilo). Recusam-se igualmente termos para os quais uma escolha era difícil e foge-se do real intolerável. 

Confiram conosco, se a Sra. May pode ser a detentora desta expressão de Mitos - o Ninismo. 

BREXIT - (antes de março 2019)

A Primeira-Ministra Theresa May tenta se aferrar a seu plano, com mudanças, para convencer os Eurocéticos.

Em resumo, May rejeita adiar o BREXIT, mas pede a Parlamentares novas propostas para aprovação da UE.

Final: "O Plano B é o Plano A" - sra. Theresa May. 

Colaboração: Sra. Theresa March 

Nota: Este estereótipo poderá ser adotado por participante do concurso "Revelando Estereótipos". O primeiro que escrever terá a preferência. 
(j.nagado-24.01.2019)

2 comentários:

  1. "Pleno século XXI e as pessoas ainda estão nessa de direita e esquerda." - Um profissional liberal, nível universitário, descolado e assíduo nas redes sociais.

    Saudações!

    Em minhas andanças virtais pelo Twitter (a melhor rede social, em minha opinião), identifiquei um tipo bastante comum: o "isentão"

    Explico: O típico "isentão" diz que acha idiota falarem de esquerda e direita em pleno século XXI (daí uma suposta associação ao ninismo), se dizendo acima dessas ideologias, uma pessoa ponderada e de pensamento livre de amarras. Abomina radicais e gosta de posar de detentor da sabedoria, por dizer que não tem partido, que não se prende a uma ideologia, etc... NO ENTANTO, ao "curtir" e "compartilhar" postagens, mostra claramente simpatizar com PSOL, eventualmente um PSDB. Defende causas raciais, ambientalistas, LGBTs, aquecimento global, politicamente correto e etc...

    Para não parecer que é esquerdista e ser estigmatizado por amigos que não gostam do PT, se diz alguém liberal e progressista (sem saber claramente o que é uma coisa ou outra, muito menos que são excludentes). Na última eleição, votou no Amoêdo e, no segundo turno, foi de Haddad, "pra evitar extremismos".

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, o "isentão" que você garimpou no twitter identifica-se bem com o estereótipo praticante do"ninismo". Terrível quando posa como detentor da sabedoria ao afirmar - "Eu avisei", alegando uma opção jamais imaginada. O "isentão" será registrada como sua contribuição e participação no concurso. Obrigado (J. Nagado 21.04.2019)

    ResponderExcluir