Cassio Carvalheiro

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

“REVELANDO ESTEREÓTIPOS” – PARTE 6 (Complemento da Parte 3): “USOS de ESTEREÓTIPOS”





14.01.2019 

C.F.R – “REVELANDO ESTEREÓTIPOS” – PARTE 6


Neste post apresentamos um exemplo de TAUTOLOGIA – uma das figuras de expressão de mitos definida por Barthes (“o mito é uma fala”)

(v.  B&F – 006.2013.01 – “Estereótipos – Mitos e Ideologias” - (https://licburlesco.blogspot.com/2014/06/b-006201301-estereotipos-mitos-e.html).

A tautologia:  É um processo verbal, que consiste em definir o mesmo pelo mesmo (“o teatro é o teatro”) (v. truísmo). “A tautologia” é como”Subir para cima”, uma redundância, ou forma de tratar o mesmo pelo mesmo.

Justificável quando não se compreende a realidade, e os estereótipos verbais são utilizados para afirmar a realidade criada por padrões perceptivos da comunidade.

Este exemplo para “tautologia” foi extraído de “Vidas Secas” (romance de Graciliano Ramos) onde o personagem Fabiano (ereto e armado de facão, dominador), poderia justiçar o soldado (o poder), nesse momento apequenado, dominado, perdido na caatinga e morrendo de medo.

Tal situação inédita, abala a estereotipia de Fabiano, levando-o a sujeitar-se as regras inabaláveis da sua comunidade, perante o poder da autoridade.  Fabiano abandona a sua posição ereta e dominadora e curva-se diante do soldado e reitera o autoritarismo do governo por meio do estereótipo tautológico:

“Governo é Governo”.


Nota: colaboração do leitor Cássio Carvalheiro
(José Nagado – 14.01.2019)

6 comentários:

  1. Existe a famosa frase um porsche e um porsche e um porsche..
    Seria exemplo de que a famosa frase: "Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta"

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sobre jogos olimpicos no brasil:
    Eu acredito que nós teremos uns Jogos Olímpicos que vai ter uma qualidade totalmente diferente e que vai ser capaz de deixar um legado tanto… porque geralmente as pessoas pensam: 'Ah, o legado é só depois'. Não, vai deixar um legado antes, durante e depois.

    ResponderExcluir
  4. sobre agricultura:
    E aqui nós temos uma, como também os índios e os indígenas americanos têm a dele, nós temos a mandioca. E aqui nós estamos comungando a mandioca com o milho. E, certamente, nós teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento de toda a civilização humana ao longo dos séculos. Então, aqui, hoje, eu estou saudando a mandioca. Acho uma das maiores conquistas do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. rhk, seus comentários acrescentaram mais uma categoria de estereótipos, enriquecendo o Concurso : Estereotipias Verbais, caracterizadas pela inutilidade e inadequação às circunstâncias, no caso, praticadas pela ex-presidenta PETISTA, Dilma Yousseff. Obrigado, esta categoria será incluída no Concurso. Estereotipia Dilmiana, está inscrita no Concurso. Obrigado. Nagado

    ResponderExcluir
  6. rhk, seus comentários acrescentaram mais uma categoria de estereótipos, enriquecendo o Concurso : Estereotipias Verbais, caracterizadas pela inutilidade e inadequação às circunstâncias, no caso, praticadas pela ex-presidenta PETISTA, Dilma Yousseff. Obrigado, esta categoria será incluída no Concurso. Estereotipia Dilmiana, está inscrita no Concurso. Obrigado. Nagado

    ResponderExcluir