Cassio Carvalheiro

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

CONFRARIAS DO RISO – Concurso: “REVELANDO ESTEREÓTIPOS” – Parte 2: “Sobre os Estereótipos”




CONFRARIAS DO RISO – Concurso: “REVELANDO
ESTEREÓTIPOS” – Parte 2: “Sobre os Estereótipos”
https://licburlesco.blogspot.com/2018/12/confrarias-do-riso-concurso-revelando.html
Formulado o Convite para participação no Concurso “Revelando Estereótipos”, link:
a seguir apresentamos informações “sobre os Estereótipos” .

A seguir, iremos expor alguns estereótipos revelados em postagens feitas no blog Confrarias do Riso.

CONFRARIAS DO RISO – Concurso: “REVELANDO ESTEREÓTIPOS” – Parte 3: “USOS de ESTEREÓTIPOS”


ATENÇÃO:
Este concurso – “Revelando Estereótipos”, terá início no dia 22.12.2018, data do 7º. Aniversário do Blog CONFRARIAS DO RISO. 
       
       
Sobre os Estereótipos

Em abril de 2012, no blog no Confrarias do Riso:
https://licburlesco.blogspot.com/2012/04/25-estereotipos-cont-de-elementos-do.html 
     postamos o conceito de  Estereótipo, elemento que subvenciona uma das necessidades estruturais do Burlesco, a ideologia,  onde explicamos os comportamentos burlescos de forma abrangente, pela psico – fisiologia, filosofia e  bio – genética. Recomendamos a leitura dos textos relacionados a “estereótipos” postados neste blog.

Neste contexto (estereótipos), são conhecidas as suposições sobre a homogeneidade grupal e padrões comuns de comportamento dos indivíduos de um mesmo grupo social que geram crenças socialmente compartilhadas dentro de uma categoria social. Estas crenças designam os Estereótipos, enfaticamente mostrados em traços psicológicos compartilhados entre os indivíduos de uma mesma categoria social

O protagonista (burlesco) que observamos nesse estado de coisas, é calcado e orientado pelo espírito de uma realidade cultural e social específica, que tende a reproduzir indefinidamente os mesmos totens lógicos com suas múltiplas máscaras ideológicas e comportamentos controlados que seguem com eficiência e arte, roteiros peculiares estruturados para dominar um espaço psicológico de confrontações de valores, de diferenças psico - sociais, de crenças políticas e de comportamentos.

Para a reprodução dessa realidade, utiliza-se de paródias e paradoxos, caricaturas e   farsas, realismo e imaginação. Atua como se fosse especialmente predestinado a reproduzir finas e humorísticas caracterizações arraigadas dos comportamentos humanos.

Exemplificando o que foi dito, citamos abaixo alguns estereótipos conhecidos mundialmente, trazidos até nós através do marketing, da literatura, filmes, etc, certamente movidos por interesses  ideológicos dos países  citados ou em alguns casos, até por seus inimigos.
- os alemães, associados às guerras dos séculos 19 e 20 , adquiriram a fama de Militaristas;
- os ingleses ou bretões, vitorianos e  pretensiosamente, pasmem senhores, os “súditos” da Commonwealth,  são considerados fleumáticos e educados,
- os espanhóis são um povo de sangue quente;  

Caricaturas, paródias, alusões,  farsas, metáforas, etc.,  fazem parte do acervo público para reforçar os estereótipos de um “estado de coisas” que  faz um povo rir e assimilar, para o bem ou para o mal.  
(cont. na parte 3 - J.Nagado 13.12.2018)

Um comentário:

  1. Futebol épico

    Vale a pena lembrar-nos do mito do futebol, relatado em “TRIBUTO AO NEVES - 03 - BATALHA DE GALOS, postado no blog Confrarias do Riso em 2016,
    http://licburlesco.blogspot.com/2016/12/tributo-ao-neves-03-batalha-de-galos.html

    O escritor J.C Neves compartilhou com os seus amigos, em 15/07/2016, o texto “Batalha de Galos”, regozijando-se pelo grande feito do futebol Português: Campeão da Eurocopa 2016.

    Para a reprodução dessa realidade, J.C Neves utiliza-se de paródia realismo e imaginação. O protagonista atua como se fosse especialmente predestinado a reproduzir finas e (heroicas) humorísticas caracterizações arraigadas dos comportamentos humanos.
    Veja em Batalha de Galos - José Carlos Neves

    http://licburlesco.blogspot.com/2016/12/tributo-ao-neves-03-batalha-de-galos.html

    (j.Nagado - 03.01.2019)

    ResponderExcluir