Cassio Carvalheiro

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

TRIBUTO AO NEVES - 03 - BATALHA DE GALOS



TRIBUTO AO NEVES - 03 - BATALHA DE GALOS



Batalha de Galos - José Carlos Neves
http://licburlesco.blogspot.com/2016/12/tributo-ao-neves-03-batalha-de-galos.html

Futebol épico
O escritor J.C Neves compartilhou com os seus amigos, em 15/07/2016, o texto “Batalha de Galos”, regozijando-se pelo grande feito do futebol Português: Campeão da Eurocopa 2016.


O texto chamou-me a atenção primeiramente pelo fato de tratar-se de futebol, coisa rara entre os assuntos compartilhados com esses amigos e depois, por ter citado Fernando Pessoa, o admirado escritor português.

Portugal comemorava seu novo reinado futebolístico sobre a Europa, com o presságio de estender o feito para o mundo, no próximo campeonato mundial em Moscou (2018). 

O texto conquistou um charme especial, pois remeteu o fato futebolístico para as alturas de uma conquista épica, quando o Neves revisita Fernando Pessoa, o grande escritor das glórias lusitanas relatadas em o “Infante” e resgata uma antiga promessa: “Cumpriu-se Portugal”!

(José nagado – 02.12.2016)


Amigos

Para que não digam que não lhes falei de flores, aí vai um maço de cravos, intactos, depois da "Batalha de Galos", anexa. Enjoy!

JC Neves -15/07/16


BATALHA DE GALOS
      
 Um bravo galo herói, defensor de Gália, ataca;                  
 Outro bravo, defensor de Barcelos, contra-ataca.  
(JCN)

        O esférico desliza pelo relvado e chega aos pés de Éder, que dribla um ou dois jogadores de azul e desfere um potente arremate ao lado direito da baliza do guarda - redes de França. Este, estira-se todo, mas não alcança a bola, que vai para o fundo das redes. É Golo!... Golo!...Golo!..Gooolo de Portugal! Ao meu amigo Transmontano, o grito de golo, chegou a soar como Galo; Gaaalo de Portugal! O próprio herói da façanha, Éder, com seu cabelo amarrado em coque, pareceu-lhe um valente galo africano, criado e educado em Portugal, qual Galo de Barcelos, a salvar a lendária verdade de seus compatriotas, e a desferir e consumar um último golpe, ao imponente francês Coq de Gaullus, ou de Gália, como se prefira...

          Talvez meu amigo nunca tenha sentido tanta solidão como naquele grito de gol. Não havia com quem festejar, e dividir aquele momento de pura catarse. Nem tanto pelo gol que representaria a vitória de Portugal numa competição esportiva, mas muito pelo símbolo que ela representaria. Neste momento que o mundo vive, de tão pouca tolerância, e de extrema agressividade, ele viu seu país – assim como a França - representado por uma multi-misciginação de raças, culturas, religiões, origens geográficas, e estratos sociais, a mostrar ao mundo que, sim, se pode conviver numa cultura de paz, e que ganhar ou perder não nos torna inimigos, ainda que sejamos adversários. Pelas redes sociais, o mundo viu a cena de um menino português a consolar um adulto francês que chorava pela derrota. E a paz foi selada por um emocionado abraço. Como em Pessoa, “cumpriu-se Portugal”!

    ...Bem que outro dos galos franceses, Payet, havia tentado garantir a vitória ao desferir violento golpe em um galo português mais famoso, Ronaldo, e pô-lo logo fora da luta. Mas este era um galo Cristiano, que por ter crista maior e poder mais divino que os demais galos em batalha, protegeu e incentivou seus companheiros na dura rinha, até à grande vitória, mesmo fora d'arena. E olhem que nem sequer Asterix pôde valer ao também valente Coq francês que, vencido, reconheceu o heroísmo do pequeno Galo de Barcelos, nessa batalha que mais parecia David contra Golias, a lembrar mais uma vez os golos que este não logrou, e que aquele conseguiu num só golpe. Galo vencido, Galo coroado e... Portugal, quem diria, voltou ao mapa europeu, e a reinar sobre a Europa por, pelo menos, quatro anos seguintes. Não duvidem de que, em Moscovo (como escrevem por lá) possa voltar ao Mapa Mundi, como próximo campeão mundial.
JCN – JUL- 2016



Cumpriu-se Portugal





Assunto: 'BATALHA DE GALOS"
Quarta-feira, 5 de Outubro de 2016 20:32

De: José Nagado <j_nagado@hotmail.com>

Para: jose neves <jcneves45@yahoo.com.br> 


Cc:<nicanordefreitas@gmail.com>; <brevianna@gmail.com>; <idirmartin@gmail.com>; <jaymerosa@terra.com.br>; <loarri@uol.com.br>; <takawotokunaga@yahoo.com.br>




Caro Neves,
Tudo bem?
  
Brilhante! Parabéns!
“Batalha de Galos” nos traz o poema épico de Fernando Pessoa (O Infante) para comemorar a grande conquista futebolística de Portugal.  
 Meu comentário abaixo, reafirma minha admiração pelos seus textos e nossa admiração por Fernando Pessoa.
“O próprio herói da façanha, Éder, com seu cabelo amarrado em coque, pareceu-lhe um valente galo africano, criado e educado em Portugal, (“quem te sagrou criou-te português”) qual Galo de Barcelos, a salvar(restaurar) a lendária verdade de seus compatriotas...(“Senhor, falta cumprir-se Portugal”)
“...a mostrar ao mundo que, sim, se pode conviver numa cultura de paz, e que ganhar ou perder não nos torna inimigos, ainda que sejamos adversários.” (o herói Eder executou a promessa divina cobrada por Pessoa e “cumpriu-se  Portugal”)
(cc)
Grande abraço
José Nagado


JC Neves - 15/07/16

 
Re: 'BATALHA DE GALOS" (Sem assunto)
José Carlos Neves

...
Caro Nagado

Obrigado, amigo, pela manifestação ao texto. É muito bom saber que contínuas a ser um arguto observador dos pequenos detalhes textuais, que passam desapercebidos à absoluta maioria de leitores. Queria ter essa agudez e percepção intelectual.

Tenho sentido saudade das nossas tertúlias domingueiras, mas, agora, até aos domingos, e todos os dias da semana, ando ocupado com atividades de velho, como coral, teatro, literatura, dança, e uma porção de outras (censurado pelo Neves) que só me obrigam e deixam algum tempo para escrever futilidades teatrais, cuja maioria é descartável.

Grande abraço, e manda notícias



Neves - 06/10/16

Nenhum comentário:

Postar um comentário