Cassio Carvalheiro

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

P.001.2014 – PAULO LEMINSKI



P.001.2014 – PAULO LEMINSKI


Paulo Leminski, Curitiba  (1944 – 1989), poeta concretista, romancista, tradutor, compositor, biógrafo e ensaísta. 

Uma pequena introdução ao haicaísta mais importante do movimento concretista.

Em Haicais e o Burlesco – link :
citamos: “ Paulo Leminski, na esteira do interesse e divulgação do Zen budismo (1960) promoveu a leitura mais recente do haikai no Brasil.” (ref.  “Haikai – Antologia e História” - Paulo Franchetti, Elza Taeko Dói e Luiz Dantas - Editora da Unicamp – (1996) – Campinas - SP


O concretismo, onde transitou Leminski, teria desencadeado as  influências da tradição do haikai japonês sobre o poeta. Os concretistas vivenciam a aplicação da teoria do ideograma chinês à poesia na obra de E. Pound. A linguagem concentrada do haikai, por sua vez,  redunda na comunicação rápida e urgente perseguida pelo espírito objetivo e contemporâneo dos concretos.(Mallarmé, Pound, Oswald, etc).Leminski, imerso nas trilhas de Pound estudará, posteriormente, a tradição do poema japonês.

Leminski chega ao concretismo pela afinidade com os teóricos do movimento no tocante à acepção criativa das teorias e ideias advindas dos clássicos do concretismo. (Ref. * Ensaio: PAULO LEMINSKI: UM CONCRETISTA DISTRAÍDO - Lidiane Alves do NASCIMENTO (CAPES)1; Solange Fiuza Cardoso YOKOZAWA2 - Universidade Federal de Goiás )

HAICAIS DE UM CONCRETISTA.

duas folhas na sandália
o outono
também quer andar

a noite - enorme
tudo dorme
menos teu nome


madrugada bar aberto
deve haver algum engano
por perto


(Paulo Leminski (1944-1989)




Texto semiótico de um Concretista

O ASSASSINO ERA O ESCRIBA  (DE CONTOS SEMIÓTICOS)

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado da sua vida, regular como  um paradigma da
1a. conjugação.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial, ele não tinha dúvidas: sempre achava
Um jeito assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era  possessivo  como  um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido em sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas, conetivos e agentes da passiva,
O tempo todo.
Um dia,  matei-o  com um objeto direto na cabeça.
(Paulo Leminski)
(ref. Toda Poesia – Paulo Leminski-COMPANHIA DAS LETRAS  – São Palo  (2013)

Comentários (de Ref.*)

“afinidade com Mallarmé, Pound, Oswald e outros poetas que alicerçam a base de construção do movimento da poesia concreta.”

“o poeta mistura o rigor (objetividade) do Concretismo com o jogo do humor, ponto de fuga dos modelos sistêmicos, dessacralizador dos valores vigentes na sociedade moderna, que dele se acerca”.

”É necessário sempre atentar para as confluências que perfilam a ambigüidade da poesia leminskiana, pois, de um lado está o Leminski comprometido com os rigores da linguagem, de outro, o brincador, de anarquias e deboches com o fazer poético.”

“Cumpre, neste momento, para entendermos a ligação de Leminski com a vanguarda concreta, alinhavar um percurso de retorno que nos leve a conhecer, mesmo que de passagem, a história desse movimento vanguardista, suas pretensões, as mais pretensiosas e mais legítimas, suas realizações contributivas para a poesia brasileira, de forma a verificarmos como Paulo Leminski, o poeta à margem de todas às escolas, dialogaria, por ora, com as idéias desse grupo que irromperá em São Paulo.”

“O concretismo influencia Leminski também no que tange ao feito de instigar sua disposição poética para o humor, pois alguns dos preceitos do movimento, assentes em sua poesia, subsidiam o exercício de (des)montagem de palavras sobre o branco do papel, brincadeira capaz de pôr em jogo relações sintáticas e semânticas, realçar o campo visual, descortinando, assim, a partir do diálogo construção / desconstrução, vários sentidos passíveis de se transmitir o riso. “(Ref. * Ensaio: PAULO LEMINSKI: UM CONCRETISTA DISTRAÍDO - Lidiane Alves do NASCIMENTO (CAPES)1; Solange Fiuza Cardoso YOKOZAWA2 - Universidade Federal de Goiás )

José Nagado (17.01.2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário