Cassio Carvalheiro

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

POST 03.2013 - MODELO ESTRUTURAL - final (3)


POST 03.2013 

MODELO ESTRUTURAL - final (3)


A função Estilo (b) cuja solução teria agitado pesquisadores(?) matemáticos, com certeza irá estimular autores que se mostrarem dispostos a enfrentar o uso de conceitos matemáticos, como por exemplo, para prospectar evidências de identidades intrinsecamente histriônicas existentes em "campos burlescos" ainda  não explorados. 

Solução matemática da função Estilo (b)  

O comportamento a ser observado, relativamente a uma causa,  tem origem na análise conjunta de duas séries derivadas da função Estilo(b), que compõe um  sistema gerador de estilos.

A função Estilo(b) = Caráter(k) [D.Fundamentos + D.Tendências].  é constituída de duas séries que podem ser analisadas por suas derivadas (d) cujos limites são determinados quando Fundamentos tendem a Zero e quando Tendências tendem a zero.
Assim, podemos dizer intuitivamente que:
- Quando Fundamentos tendem a Zero, as Tendências designam o significado do  Estilo. Temos aí o Tendencioso, dominado pelas necessidades, apetites, inclinações, instintos e desejos. (O Psiquiatra de plantão diria: “Eis o psicótico”, e tentaria 
identificar a psicopatia apropriada ao caso.)
- Quando Tendências tendem a Zero, os Fundamentos caracterizam o nome (significante) do Estilo. Temos aí o Filósofo, pleno de Razão. (O Psicólogo de RH diria: ”É um Neurótico, faz tudo como manda o figurino”)

DELEUZE, GILLES , em Lógica do Sentido – Editora Perspectiva S.A – S.Paulo (2007) define as condições mínimas de uma estrutura geral.
"1º. São necessárias, pelo menos, duas séries heterogêneas, das quais uma será determinada como “significante” e a outra como “significada” (nunca uma única série basta para formar uma estrutura)".

2º. "Cada uma destas séries é constituída por termos que não existem a não ser pelas relações que mantém  uns com os outros. ....Uma estrutura comporta em todo  caso duas distribuições de pontos singulares correspondendo a séries de base".

3º."As duas séries heterogêneas convergem para um elemento paradoxal , que é como o seu “diferenciante”. Ele é o princípio de emissão das singularidades. Este 
elemento não pertence a nenhuma série, ou antes, pertence a ambas ao mesmo tempo e não pára de circular através dela".



Comentários



Os comentários a seguir  auxiliarão o leitor quanto a aplicação da solução matemática da função Estilo (b) apresentada no texto do Burlesco. 


A Lei da Banalização dos Princípios é fundamental para tornar o leitor apto a entender os critérios para caracterizar o estilo burlesco em relação a caráter, fundamentos e tendências (apetites, disposições e inclinações).


A solução dessa função nos permite considerar que:

- Estilo(b) define o estilo burlesco mais eficaz de um indivíduo, a quem se pode chamar de “estiloso”.

- Podemos associar a função Estilo (b) a um “produto” de 3 dimensões (Caráter, Fundamentos e Tendências)  que matematicamente, resultaria  em um “volume” ou “espaço”.

- Então, Estilo (b) pode ser considerado o espaço psicológico ocupado pelo indivíduo.

- Uma vez ocupado esse espaço, não se pode mais  abstrair desse espaço e nem do próprio indivíduo.

- “Espaçoso” é o sujeito que, para desgraça de nós outros,  não se pode abstrair do espaço 
ocupado por ele. É o próprio. Ele é onipresente, ubíquo, está presente ao mesmo tempo em vários lugares.

- “Substancioso” é o indivíduo  engraçado  cujo conceito permanece real no tempo, como o falecido animador de programas de calouros da TV, Abelardo Barbosa  “Chacrinha” que buzinava nos ouvidos dos calouros reprovados e dizia com propriedade: “Quem não se comunica se estrumbica”.

- Considerando-se suas três dimensões (Caráter, Fundamentos e Tendências), a resolução da função Estilo(b) resulta em um complexo de ações que integram modos de geração do burlesco, respectivamente, intelectivo, afetivo e volitivo.

- Observar também que associamos a geração dos estilos burlescos  a determinadas disposições de ordem psicológica do agente, a saber:
. Posicionar favoravelmente o julgamento crítico do interlocutor.
. Ficar desobrigado da necessidade de experimentar sentimentos penosos.
. Ficar desembaraçado do julgamento crítico do interlocutor.

Processos de raciocínio 
Formalizando o pensamento objetivo e para caracterizar processos de raciocínio,  temos como ferramentas de trabalho a intuição, dedução, abdução, análise e síntese, reflexão e verificação, teoria aliada à prática, ciência aliada à técnica, que  podem ser considerados como estágios discriminatórios para avaliação dos critérios de Fundamentos e Tendências.

- Fundamentos têm relação direta com o pensamento lógico ou racional, seguindo, portanto, os princípios de identidade, contradição, terceiro excluído, razão suficiente e causalidade; “discriminando as verdades de fato e verdades de razão”, pelo menos enquanto formuladas sob o aspecto filosófico.
- Lembramos que o princípio da indução é o princípio de causalidade, identificado igualmente como Princípio do determinismo ou da Constância das leis da natureza. 

Os estilos que serão apresentados mostrarão ao leitor a importância do princípio da homeóstase e da associação (v. 3.2.1)  entre este e os princípios da Realidade (psicologia)  e do Prazer (psicanálise), que tornamos a repetir:

Princípio da Realidade. – Substituição ou controle das exigências do “princípio do prazer” com o objetivo de adaptar o organismo às exigências da realidade, assegurando, conseqüentemente, a satisfação de suas necessidades.
Princípio do prazer. – Tendência da atividade psíquica a buscar a satisfação e evitar o pesar, sem levar em conta a realidade.


Resumindo, temos:


FUNDAMENTOS


LOGICOS
IDEOLÓGICOS
COMPORTAM.
P.PRAZER
Orient. . para o prazer

predominante
P. REALIDADE
Orient. para a realid. .
predominante


É evidente que o leitor poderá definir estilos  diferentes utilizando a estrutura presentada.


No que segue, vamos apresentar uma planilha com os estilos burlescos. Sua análise  será feita com base nesta estrutura de geração de estilos do Burlesco, a iniciar-se com a Categoria Gozador, estilo Crica. 


j.nagado – revisões: (02/02/2007) – (27/08/2008) - (25.01.2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário