Cassio Carvalheiro

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O BURLESCO E AS 10 PIADAS DE SOGRA - Reflexões


POST  01.3000.2012  -  

O BURLESCO E AS 10 PIADAS DE SOGRA (e os princípios que as validam) - Postagem de 02.10.2012  


 Reações 

  As reações  observadas em relação   AS 10 PIADAS DE SOGRA – (ESSAS E OUTRAS 003.2012 – 02.10.2012)  levaram-nos a refletir sobre  as diferentes posturas das pessoas  perante uma piada.

Consideremos primeiramente as reações das pessoas :

   Em 04.10.2012, através de e-mail,  o amigo J.C Neves (da Confraria do Riso – Trasmontano) mostrou  sua  aprovação ao bom  humor  dessa postagem,  agregando-lhe generosamente um  - “Décimo Primeiro Princípio da Sogra”, como complemento ao  P.S . "Eu tenho uma sogra excelente". (José Nagado - 02.10.2012) com que encerro a postagem.    

   As palavras de JC: 
  “Li tua nova postagem, e agradeço por ter ganho um texto mais arejado e descontraído. De vez em quando é necessário esse intermezzo descompromissado entre um e outro texto mais denso e teórico. E acho que não  te doeu muito, pois nem precisaste sair do tema do humor. A propósito, depois do teu PS deverias agregar o décimo primeiro princípio:  "É sempre bom precaver-se e salvar a própria pele".

   O comentário do amigo Nicanor (Confraria do Riso – AIL), postado no blog  no dia 04.10, indignado  em relação  às AS 10 PIADAS DE SOGRA ,trouxe certa preocupação na grande área do  “politicamente correto” onde  poderia ter sido  cometido um pênalti   logo no começo do jogo (conceituação do burlesco), quando  a idéia de “sogra” foi utilizada para explicar o “fundamento  burlesco”
   
   No dia 22.10 recebi o depoimento pessoal do amigo Gaspar (da Confraria do Riso – Raquetadas) , de que a sua velha sogra (90 anos) riu pra valer quando leu para ela aquelas 10 piadas de Sogra e  seus princípios .

Reflexões
   A lógica diz que podemos afirmar que a sogra do amigo Gaspar tem muita certeza de que é  querida pelo genro, a ponto de rir daquelas  piadas  por considerá-las inverossímeis  ou por conhecer alguma sogra que as justifique. Esta sogra (do Gaspar)  procura “posicionar favoravelmente o julgamento crítico do  seu interlocutor (genro) : “

   As feministas teriam que aplaudir o comentário “politicamente correto” do Nicanor. Afinal, diriam, sogras  são mulheres que defendem suas filhas do machismo  dos genros . E neste ponto, reafirma-se  a inteligência do Trasmontano na pessoa  de JC ao postular duplamente o entendimento do  Burlesco, primeiro ao identificar corretamente o (tema do) humor, em nossa  postura de “Ficar desobrigado da necessidade de experimentar sentimentos penosos”, frente aqueles que  apelam ideologicamente para o totalitarismo do “politicamente correto".

Nota do autor: Luiz Felipe Pondé, em “Guia Politicamente Incorreto da Filosofia – Ensaio de Ironia” São Paulo – Leya 2012 : “o politicamente correto é uma forma de totalitarismo, e essa forma está presente na palavra ‘correto’ ”.

   Em  segundo lugar,  o amigo Trasmontano  aduziu o chiste na frase “eu tenho uma sogra excelente”, a disposição do autor, de “ficar desembaraçado do julgamento crítico do interlocutor”, dando vazão á sua necessidade de contrariar suas próprias tendências e encaixar um “hook” no fígado do interlocutor que defende o “correto”  desafeto da sogra., ao inscrever  o décimo primeiro princípio (mais) fundamental:  "É sempre bom precaver-se e salvar a própria pele".

Comentários  finais

1.Obrigado, JC Neves

O Neves tem sido a antena através da qual sou alertado, com muita razão, quando o humor do blog Confraria do Riso   penetra em zonas de incompreensão para o leitor, motivando até o aviso como o contido no seu e-mail anterior:
"Os que não entenderam, revejam a postagem do Nagado".
Acredito que o leitor distraído não deve ter percebido o meu "P.S" ao final da postagem, quando na verdade, esse teria sido o fechamento (irônico) da piada: "Eu tenho uma sogra excelente". 

2.  O Humor hermético do Burlesco 
   O Burlesco, cujo humor procuramos divulgar através do blog prescinde do conhecimento especializado (filosofia, psicologia, etc) e para que isso   se torne viável, fazemos alusões e tornamos   explícitos  eventuais conhecimentos necessários para que o conteúdo de uma determinada postagem seja apreciada . 
   O JC Neves tem falado da necessidade de um texto "mais arejado e descontraído", entre um e outro texto "mais denso e teórico", principalmente quando coloco  no blog expressões de um humor  considerado hermético para muitos. 
   Quando fizemos uma citação de Wood Allen, para introduzir o Estruturalismo na formulação e apresentação da fórmula do Estilo (b) da Estrutura do Burlesco, acabamos  incompreendidos pelo nosso amigo Luiz Roberto (Confraria do Riso – Mauá), cujo comentário já respondemos no blog. 

   Acreditem ou não, esse foi o texto " mais arejado e descontraído"  inserido para descontrair o texto "mais denso e teórico", representado pelo texto de  BURLESCO - Estrutura. Acreditava até que um leve esgar poderia iluminar o rosto do leitor. Felizmente já esclarecemos o amigo Luiz Roberto. (Espero!). 
   

   Existe, e concordo com a afirmação de que "entender  (o humor) uma piada  é uma atividade  intelectual".  
(Nagado - 02.11.2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário