Cassio Carvalheiro

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ELEMENTOS DO BURLESCO

(2. ELEMENTOS DO BURLESCO) –(Extrato de texto do Burlesco)
A consideração do Burlesco como um ramo do conhecimento ou da atividade  intelectual humana,  nos levou a pensar nos Fundamentos como um conjunto de princípios básicos que o legitimem ou sejam a razão de ser como tal.
Para tanto, consideremos inicialmente os elementos encontrados na  piada tradicional, que servirão de base para definir um “up grade” ou  visão ampliada da piada. A partir dessa nova base poderemos homologar um processo de análise e definição dos fundamentos do burlesco.

A graça de uma piada decorre da utilização de um arcabouço de fundamentos, personagens, argumentos, comportamentos, roteiros e estereótipos  devidamente registrados no imaginário popular ou recriados pela  mente humana.
A seguir, vamos abordar esses elementos na estrutura de uma piada:
“Rabo bem rente”
O sujeito levou o cachorro ao veterinário e pediu:
-         Olha por favor, o senhor corta o rabo desse cachorro bem rente, mas bem rente mesmo, ouviu?
E o veterinário:
-         Mas o quê é isso, senhor? Isso é um crime! Precisa deixar um toquinho...
-         Não, eu quero que corte bem rente!
-         Não, não vou fazer isso, senhor!
-         Tudo bem, então eu vou levar num outro veterinário.
O veterinário entregou os pontos e falou:
-          Tá bom... vai... eu corto bem rente, do jeito que o senhor quer. Mas, me explica por que fazer isso? Qual é a necessidade que o senhor tem de que corte o rabo do cachorro rente ao corpo?
-         É que amanhã vai chegar a minha sogra lá em casa e eu não quero a menor demonstração de alegria!

Nessa piada é fácil identificar os personagens, o roteiro e o tipo de comportamento,   faltando reconhecer:
-Tensão: o genro e o veterinário decidem o corte do rabo do cachorro bem rente
-Fundamento: a “sogra” (ou o seu estereótipo),  é motivo da atitude maquiavélica (pouco afetiva) do “genro”.
-Argumento do genro: evitar a  “demonstração de alegria” do cachorro
- Distensão (o riso)   é provocada pelo uso do argumento do “genro”: “não quero a menor demonstração de alegria!”

Aquele que não entendeu porque o genro queria cortar o rabo do cachorro também não entendeu a piada. Ou pode ser que não conseguiu associar uma coisa à outra.
Os estereótipos reforçam o prazer do riso, quanto mais bem caracterizados estiverem na mente do receptor da piada. 
Esta identificação dos elementos de uma piada mostrou-nos também a importância  de ampliar os recursos da língua falada (morfologia, sintaxe, semântica) com o uso  da linguagem dos signos (Semiologia ou Semiótica) para melhorar os requisitos de sua comunicação.
Os conceitos de  Semiótica (ou Semiologia)  serão utilizados adiante, quando associarmos a Estrutura do burlesco ao Estruturalismo,  iniciado na década de 1950  na França por  Ferdinand Saussure (1857-1913), como um método em lingüística. (j_nagado – 27.12.2011)

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